Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

TATUAGENS DE ANJOS


Os mitos populares dizem que os anjos são seres assexuados e, talvez por isso, sejam uma tatuagem eleita tanto por homens como por mulheres. A atracção por este tipo de imagem vai, porém, mais longe: altamente simbólicos, os anjos são companheiros protectores e almas espirituais que homenageiam quem já partiu… talvez na sua direcção.

Tatuagens angelicais

Um símbolo universal na maioria das religiões, os anjos são a ligação entre o céu e a terra – uma espécie de mensageiro, o que faz todo o sentido quando pensamos que a palavra “anjo” é uma derivação da palavra grega “angeloi” que significa precisamente “mensageiro”. No entanto, são muito mais do que isso: acredita-se que os anjos são seres espirituais bem mais poderosos do que o ser humano. Segundo a Bíblia e o Corão, os anjos têm as seguintes tarefas:
  • Venerar Deus e executar as suas ordens.
  • Transmitir mensagens aos humanos, sejam elas a palavra de Deus ou palavras de aviso.
  • Servir e proteger os seres humanos.
  • Lutar contra o mal.
  • Ser os guardiões do céu e do inferno.
  • Registar todos os feitos (bons e maus) dos seres humanos.

Simbolismo

De uma forma geral, as tatuagens de anjos têm os seguintes significados: amor, paz, beleza, espiritualidade, fé, devoção, força, inocência, pureza, renascimento e protecção. Os anjos são ainda imagens muito utilizadas em tatuagens que pretendem homenagear alguém que tenha falecido e que agora olha sobre essa pessoa, qual anjo da guarda.

Formas e feitios

Os anjos são normalmente ilustrados como seres celestiais, cujas figuras pequenas e belas, vestidas com longos robes ou outros panos, parecem emanar luz e serenidade – em termos de tatuagem, muitas dessas imagens são inspiradas na arte clássica, mais precisamente da Idade Média e do Renascimento. As asas dos anjos denunciam a sua capacidade de voo, sendo esta uma pose popular em matéria de tattoo (principalmente em tatuagens que cobrem as costas inteiras com as asas bem abertas); mas também se vêem anjos sentados e de pé, anunciando alguma mensagem ou simplesmente olhando por quem os escolheu. Embora menos comuns, existem já representações tribais de anjos e até representações femininas dos mesmos. Os anjos querubins – talvez devido ao seu visual encantador e verdadeiramente “angelical” – são os mais populares em termos de tatuagem, mas há também quem opte por tatuar simplesmente um par de asas ou até a própria palavra “angel” ou “anjo”.

Anjos à espreita

A maioria dos anjos é tatuada nas costas, omoplatas ou ombros, principalmente se o simbolismo associado é o de guardião e protector; os homens também tatuam estes seres celestiais nos braços e no peito, próximo do coração; as mulheres optam ainda pelo abdómen, tornozelo e pulso. Sozinhos ou em grupos de dois ou três, as tatuagens de anjos são ainda muitas vezes associadas a outros elementos como: um diabo ou outra figura maléfica (representando a tentação, a luta e a força entre o bom e o mau); harpas e trompetas (representam beleza e a comunicação de uma mensagem); pombos brancos (simbolizam paz e delicadeza); espadas (identifica o anjo como sendo um protector ou guerreiro); varinhas mágicas (simbolizam a mudança e o misticismo); estrelas, nuvens, lua, sol, halo e faixas (ligação ao céu celestial e ao seu trabalho de mensageiro).

Tipos de anjos

Existem vários tipos de anjos, sendo que cada um tem o seu próprio simbolismo, o que pode ser útil conhecer na hora de escolher uma tatuagem angelical.
  • Anjo Serafim: escolhido por Deus, cujo trono rodeiam, estes são anjos extremamente poderosos, cuja luz é tão intensa que é impossível fixá-los. Semelhante a uma serpente, possui quatro caras e três pares de asas.
  • Anjo Querubim: historiadores celestiais, possuem todo o conhecimento de Deus e diz-se que as suas missões na terra são capazes de alterar a vida de forma significativa. As lendas contam que antes de ter caído do seu estado de graça, também o diabo foi um anjo querubim.
  • Anjo Trono: são a biga (carro de duas rodas) de Deus, que entrega o seu julgamento à terra; procuram o equilíbrio constante entre o bom e o mau. O visual destes anjos é invulgar, uma vez que se assemelham a rodas gigantes e flamejantes, cobertas de olhos.
  • Anjo Virtude: completamente angélicos, parecem pequenos pontos de luz que protegem o mundo natural; quando surgem com formas humanas são normalmente exibidos como músicos, artistas e cientistas.
  • Anjo da Guarda: ests seres celestiais protegem as pessoas e os seus bens, trazendo conforto e orientação quando a vida se torna complicada; diz-se que todos temos um.
  • Arcanjo: protectores da humanidade, quando surgem com formas humanas representam muitas vezes filósofos e defensores dos direitos humanos.

Anjos famosos

O mundo celestial tem vários anjos conhecidos, embora estes quatro sejam os mais populares:
  1. Miguel: considerado o anjo mais poderoso de todos, é um guerreiro e um defensor, sendo o responsável por transportar as almas dos falecidos até ao céu.
  2. Rafael: considerado o arcanjo da cura, diz-se que é ele quem supervisiona todos os curandeiros existentes na terra; quando chamado, alivia a dor de quem sofre através de pensamentos e emoções curativas.
  3. Gabriel: considerado o anjo do nascimento e da anunciação, é um mensageiro, mas também o guia espiritual e protector dos bebés que estão para nascer.
  4. Uriel: considerado o anjo da presença divina, está normalmente acompanhado de um livro ou rolo de papiro, que representa a sabedoria; é ainda o anjo patrono das artes.

Famosos com anjos

Também os famosos fazem-se acompanhar de muitos anjos: David Beckham (um nas costas, outro no antebraço direito e três da guarda no interior do bícep direito); Justin Timberlake (nas costas); Melanie C (a palavra “Angel” no abdómen); Chris Brown (no braço direito); Drew Barrymore (um anjo no lado esquerdo da zona lombar e dois no lado direito da zona lombar); Pink (nas costas); Nicole Richie (nas costas), Beyonce (coxa esquerda)…

0 comentários: