Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens de fénix


Uma das criaturas mitológicas mais populares e admiradas de todos os tempos, a fénix tem um ciclo de vida de cerca de 500 anos, tempo depois do qual preparava o seu próprio ninho funerário com ramos aromáticos e entrava em auto-combustão para, três dias depois, renascer das cinzas. É o poder e todo o simbolismo deste renascimento que marca as tatuagens da fénix, uma das mais populares entre homens e mulheres.

Uma história de significados

  • Nas lendas gregas e egípcias, a fénix representa o sol que se põe todos os dias, num vermelho flamejante, para na manhã seguinte renascer. O seu nome deriva da palavra grega para “vermelho”, simbolizando o fogo… nada mais apropriado uma vez que o pássaro mitológico mais famoso de todos os tempos morre e nasce envolto de chamas. Os egípcios, por sua vez, acreditavam que só podia existir uma fénix de cada vez e que esta era vista de 500 em 500 anos.
  • Nos primórdios do Cristianismo acreditava-se que a morte e o renascimento da fénix simbolizavam a ressurreição de Cristo – a vitória da vida sobre a morte, a existência inegável do conceito de imortalidade.
  • Existem muitas outras referências bíblicas à fénix, caso de uma história judeia que afirmava que a sua longevidade se devia ao facto deste pássaro não ter abandonado o Jardim de Éden, ou seja, de não ter provado o “fruto proibido”.
  • Impressa nas antigas moedas romanas, a imagem da fénix representava um império eterno.
  • Os chineses têm na fénix um poderoso símbolo do casamento porque, segundo este povo, é o único pássaro capaz de unir o yin e o yang. É o segundo animal mais importante depois do dragão e ostentava 5 cores – branco, preto, verde, amarelo e vermelho.
  • Os japoneses partilham a mesma crença dos chineses, mas vão ainda mais longe – unem as imagens da fénix e do dragão, porque juntas representam o verdadeiro yin e yang, o equilíbrio entre a masculinidade e a feminilidade. Lado a lado com o sol, a fénix é um dos emblemas do império japonês.
  • No mundo oculto, a fénix é apontada como um símbolo do diabo.
  • A fénix é também adorada pela sua beleza sublime, com penas cintilantes, pintadas de escarlate, dourado e púrpura. Daí ser também muito associada às qualidades e características especialmente femininas.
  • Embora possa ser retratada sozinha, é extremamente raro ver a tatuagem de uma fénix sem as suas chamas simbólicas – o expoente máximo do seu renascimento. Em termos de tatuagem diz-nos que essa pessoa conseguiu sobreviver a essa verdadeira prova de fogo, vencê-la e tornar-se numa pessoa nova, numa pessoa melhor.
  • Os significados mais associados a este tipo de tatuagem são a força, resistência, coragem, a capacidade de conquistar qualquer adversidade e, claro, o renascimento, o começar de novo. Não representa um fim, mas antes um triunfo sobre a dor e um chamamento para uma nova vida.
  • Outros significados das tatuagens de fénix menos exploradas, mas igualmente interessantes, incluem o facto de representar bondade, lealdade, responsabilidade e fiabilidade, mas também mistério, fé e serenidade.

No corpo, em pleno voo

Imponente e majestosa, a tatuagem de uma fénix é quase sempre elaborada em grandes dimensões, só assim é possível expressar a sua força e determinação. O seu estilo tanto pode ser literal, como abstracto, tribal ou de linhas mais gráficas. Apreciada por homens e mulheres, esta tatuagem normalmente “pousa” em zonas específicas do corpo: nas costas, de uma ponta a outra; atravessando o abdómen; do lado, ou seja, da anca até ao peito; preenchendo um braço por completo. Enquanto tatuagem, uma fénix pode assumir traços pretos e cinzentos, coloridos ou então uma mistura dos dois que é, aliás, o mais comum – de forma a apresentar as suas cores espectaculares e misteriosas, assim como as chamas que lhe são tão características. Pode ainda surgir acompanhada de flores, folhas, ramos de árvores, o sol e outros elementos naturais.

0 comentários: