Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Porque é que as tatuagens esmorecem com o tempo?


O carácter permanente de uma tatuagem é seriamente questionado à medida que envelhecemos, não porque existe o risco de desaparecer (nesse aspecto são mesmo para sempre!), mas porque as suas cores e formas começam a esmorecer. Saiba as principais causas do “envelhecimento” das tatuagens e o que pode fazer para retardá-lo.

Os motivos

  • A exposição solar é a principal responsável pelo abatimento gradual das tatuagens, uma vez que a potência dos raios do sol é suficiente para ir desgastando as cores e linhas de uma tatuagem.
  • Tatuadores inexperientes também podem contribuir para o desvanecimento de uma tatuagem a longo prazo. Se a tatuagem não atingir a profundidade necessária, é mais fácil a cor começar a desaparecer; se for muito superficial pode causar feridas e crostas que, depois de coçadas e retiradas, podem afectar as linhas e formas da tatuagem.
  • Os cuidados necessários ao período de cicatrização não foram seguidos à risca.
  • Existem cores mais propícias a desaparecerem do que outras.
  • As tatuagens pequenas têm maior probabilidade de atenuar do que as tatuagens maiores.  
  • À medida que envelhecemos, também a nossa pele envelhece o que se vai fazer sentir, negativamente, nas tatuagens, principalmente naquelas efectuadas nos pés e mãos.

As soluções

  • Durante os meses mais quentes do ano, é necessário aplicar, diariamente, protector solar nas tatuagens visíveis, reforçando as aplicações sempre que sai de casa e principalmente na praia, piscina ou campo. Em alternativa, na hora de se tatuar, escolha um local do corpo mais resguardado do sol. Tal como hidrata a pele do corpo ao longo de todo o ano, não se esqueça da zona tatuada.
  • Por este motivo e todos os outros relacionados com a arte de tatuar, procure sempre um tatuador experiente. A diferença é que quem detém o melhor know-how sabe aplicar, na perfeição, os pigmentos, assegurando assim uma imagem final nítida e duradoura.
  • A cicatrização correcta e completa é fundamental para certificar a longevidade de uma tatuagem. Nunca é demais referir que no primeiro mês após a realização de uma tatuagem não pode apanhar sol, nem estar em contacto com água salgada, cloro das piscinas, jacuzzis, saunas ou qualquer tipo de tratamento SPA. Enquanto a pele não cicatrizar, até o mais pequeno contacto com água e/ou humidade pode diluir a tatuagem.
  • Para evitar que uma tatuagem aparente mais idade do que realmente tem, é necessário precaução na hora de escolher imagens coloridas. Cores vivas como magenta, laranja, vermelho, roxo e amarelo são as primeiras a desvanecer, por isso, se puder, evite-as. Opte antes por tons escuros – preto, azul-marinho, verde – que vão resistir melhor à passagem do tempo.  
  • Mesmo que tenha todos os cuidados e mais alguns, o mais certo é que terá de fazer a manutenção das suas tatuagens se quiser manter o seu aspecto inicial. Um refresh ocasional é o suficiente para manter qualquer tatuagem como nova.

0 comentários: