Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens de escorpião


Considerado um animal poderoso e fascinante, apesar da sua picadela mortífera, os escorpiões suscitam a curiosidade de muitos, há milhões de anos. Com uma dualidade de significados tão díspar como vida e morte, paz e guerra, dor e cura, as tatuagens de escorpião continuam a ser das mais procuradas.

400 milhões de anos de simbolismo

  • Um dos insectos mais antigos do planeta, o escorpião não é estranho a ninguém e os significados em seu torno variam conforme a época da história e até de povo para povo.
  • Na antiga mitologia grega, os escorpiões estavam intimamente ligados à vida militar, devido à sua postura de guerreiro e picada venenosa. Uma lenda proveniente da Grécia conta que foi um escorpião que matou o arqueiro Orion, hoje uma das nossas mais conhecidas constelações. É por este motivo que os escorpiões estão também ligados à astronomia.
  • Uma lenda da antiga Babilónia dá-nos imagens de guerreiros que eram metade homem, metade escorpião, e que possuem capacidades de luta impressionantes.
  • O escorpião é ainda o 8º signo zodíaco e porque o seu ritual de acasalamento é extremamente erótico, os nativos nascidos sob este signo são apontados como pessoas altamente sensuais e com apetites sexuais vorazes. Tal como a relação entre todos os insectos desta espécie, também a lealdade é outra característica destes nativos.
  • Devido à picada mortífera da sua cauda, o escorpião tem sido desde sempre associado à maldade, traição, ódio, inveja, dor, perigo e morte. Por outro lado, essa sua “ferramenta” letal também é vista como uma arma de luta e de protecção. Não é de estranhar por isso que em países como o Tibete e o Egipto, os amuletos de escorpiões tenham sido usados como símbolo de protecção ou que as imagens do escorpião são muitas vezes utilizadas para guardar a entrada de túmulos e outros locais sagrados.
  • De instinto maternal, a deusa egípcia escorpião não só simbolizava o sacrifício pessoal de todas as mães, como aliviava o sofrimento das dores de parto das mulheres que a ela rezavam.
  • A antiga civilização maia associava os escorpiões às cirurgias porque o insecto adormece a sua presa antes de a picar. Em algumas regiões de África, o óleo presente no veneno do escorpião era utilizado na medicina tradicional.
  • Os budistas viam o escorpião como um símbolo de paz, mas que podia rapidamente tornar-se ameaçador se fosse desafiado por pessoas mal intencionadas.
  • Por serem facilmente encontrados em cemitérios, acredita-se que os escorpiões curam os vivos e protegem os mortos.
  • Em forma de tatuagem lembra-nos que, embora a morte caminha connosco diariamente, o escorpião enquanto poderoso amuleto e talismã protege quem o escolheu tatuar na pele. Podem ainda simbolizar uma alteração dramática na vida, um perigo que foi vencido. Diz-se que todos os seres – naturais e supernaturais – temem e respeitam os escorpiões, por isso, não há melhor protecção pessoal.

Formas efeitos

Existem mais de duas mil espécies de escorpiões diferentes, por isso, há muito por onde escolher no que toca a fazer uma tatuagem com este aracnídeo, nomeadamente em termos de cor, tamanho e perfil. Por norma, as tatuagens retratam os escorpiões de forma literal e na sua pose mais típica – com as suas oito pernas, as duas da frente em forma de pinça e a cauda (segmentada em seis partes) levantada sobre o corpo, pronto para a atacar. Há quem opte por tatuar um escorpião em tamanho real, enquanto outros preferem uma versão mais pequena. Preto e cinza são as cores dominantes neste tipo de tatuagem, mas podem incorporar alguma cor, principalmente se a tatuagem for a do escorpião zodíaco que tem associado a ele o vermelho escuro, mas também metais como o ferro e o aço, o elemento água e as pedras preciosas topázio e opala. Em cenários mais complexos não é raro ver escorpiões a renascer das cinzas, com animais considerados as suas presas ou a “atacar” algum inimigo pessoal. Por outro lado, é ainda possível fazer a tatuagem de um escorpião de forma abstracta, em estilo tribal ou japonês, com recurso a chamas, arame farpado ou com lettering, onde o corpo do escorpião é tatuado com recurso a letras (que podem representar nomes, locais, eventos, lemas…).

Escorpião na pele

Embora a tatuagem de um escorpião seja uma opção normalmente mais masculina, tem-se verificado uma tendência crescente da presença destes insectos também nas tatuagens femininas. Os locais do corpo mais escolhidos para albergar uma tatuagem de escorpião são os tornozelos, ombros, omoplatas, braço superior, zona lombar e anca.

0 comentários: