Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens do sol


Venerado desde sempre pelas diferentes civilizações espalhadas um pouco por todo o mundo, o sol é um símbolo universal e de elevada importância que, por isso mesmo, transitou facilmente para o universo das tatuagens, onde goza de grande popularidade.

Tatuagem radiosa

Em várias civilizações antigas – Babilónia, Egipto, Grécia e Roma, entre muitas outras – o sol tinha importantes significados religiosos e conotações simbólicas que a ciência também defendia em parte. O denominador comum era que o sol sempre foi um elemento predominante nas crenças espirituais de povos de todo o universo. O símbolo mais comum do sol é representado por um simples círculo, rodeado de raios que emanam a partir do seu perímetro. Um ponto no centro desse círculo simboliza a união entre as forças femininas e masculinas, sendo que o sol é normalmente visto como um símbolo masculino e a lua e a terra como símbolos femininos – daí ser habitual ver estes três símbolos juntos. Considerado o centro do universo, em torno do qual tudo o resto girava, o sol sempre representou poderes divinos e reais. Há milhares de anos que o nascer e o pôr-do-sol simbolizam o ciclo eterno e contínuo entre a noite e o dia, a luz e a escuridão, a vida e a morte, a regeneração e a reincarnação.

Simbolismo

Existem vários e interessantes simbolismos ligados ao sol e às suas diferentes representações. Saiba quais:
  • Representa fertilidade, vitalidade e renascimento.
  • É um símbolo de paixão, coragem, luz e verdade.
  • Significa juventude eterna, mas também sabedoria.
  • Inspiracional, representa a força ou o motivo que sustenta e dá significado à nossa própria existência.
  • É um símbolo de criatividade, poder pessoal, liderança e dignidade.
  • Num túmulo, o sol representa a ascensão da alma ao céu. 
  • Em várias culturas históricas, o sol chegou a ser representado por outras imagens, caso de uma águia, uma águia com uma serpente, uma serpente com asas (espécie de dragão), um falcão, fénix, cisne, leão, carneiro, touro ou galo. Fora do âmbito dos animais, o sol era ainda muitas vezes apresentado como um coração, lótus, girassol, rosa e crisântemo.

Formas e feitios

Quando tatuado, o sol é representado das mais diversas formas: grande, pequeno, literal, estilizado ou artístico, em estilo tribal, azeteca ou celta, com ou sem raios (que podem ou não ser flamejantes), com ou sem uma “cara” no seu centro, circular ou semicircular. Extremamente versátil, o sol é uma imagem que, em forma de tatuagem, tanto é apelativa em grandes dimensões (caso das costas) como em pequenas (caso do pulso) – ou seja, nunca perde o seu impacto visual. Uma das mais importantes decisões a tomar no caso de fazer uma tatuagem de um sol é se vai ser monocromático ou colorido: embora mesmo a preto um sol seja visualmente atractivo, com um toque de cor (amarelo ou laranja) torna-se mais natural e verdadeiramente luminoso.

Um sol para cada corpo

Em termos de localização, as mulheres preferem tatuar o seu sol no pulso, antebraço, abdómen, umbigo, zona lombar, e pés; enquanto os homens optam quase sempre pelo peito, ombros, braços, costas e pernas. Para além de estar frequentemente acompanhado de imagens celestiais como a lua, a terra e as estrelas, também é comum ver um sol a espreitar por de trás de uma montanha ou de uma nuvem.

Quem tem?

São várias as celebridades que escolheram uma tatuagem do sol para iluminar o seu corpo, entre elas a cantora pop Anastacia (zona lombar); o actor Orlando Bloom (abdómen); a supermodelo Nikki Taylor (pé direito); a supermodelo Lisa Seiffert (ombro esquerdo); o vocalista dos Limp Bizkit, Fred Durst (ombro direito); o guitarrista rock Nikki Sixx (costas); a actriz Rachel Roberts (tornozelo)…

0 comentários: