Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens de corações


Embora sejam muitas vezes apontados como vulgares, pirosos ou até clichés, a verdade é que as tatuagens de corações são um eterno e clássico símbolo de amor. Extremamente versáteis, cobrem corpos masculinos e femininos, não só como declarações apaixonadas, mas também com outros significados curiosos que vale a pena conhecer.

Tatuagem que bate forte

Presente em todas as culturas do mundo como símbolo de amor, paixão e sexualidade, quando pensamos numa tatuagem de coração, a primeira imagem que nos vem à cabeça é, sem dúvida, a forma tradicional de um coração vermelho, trespassado por uma seta e assente sobre uma faixa ostentosa onde está escrito o nome de alguém especial. O símbolo do coração está histórica e tradicionalmente ligado à Roma Antiga onde, para além de se acreditar que o coração era o centro da emoção e da paixão, venerava-se o Deus Cupido. No entanto, está ainda intimamente associado à fé Cristã onde, ao representar o Sagrado Coração de Jesus, simboliza valores tão importantes como a devoção, crença, protecção divina, família e compromisso. Existem ainda várias culturas que vêem o coração ora como centro espiritual, ora como local que armazena a nossa alma.

Formas e feitios

Uma tatuagem de coração clássica é aquela que os marinheiros faziam no início do século XX – grandes, vistosos, vermelhas e com a palavra “mãe” escrita para todos verem, bem no centro. Durante a II Guerra Mundial, a palavra “mãe” começou a ser substituída pelos nomes das namoradas e esposas dos soldados que combatiam nas frentes e que viam nessa tatuagem um amuleto de sorte. Hoje, e embora se continua a recorrer a esse desenho velhinho, a verdade é que os corações têm diminuído em tamanho, tornando-se mais discretos e misteriosos, mas sempre influenciados por algo ou alguém muito especial. Um dos heart tattoos mais copiados de todos os tempos é o desenho de um pequeno coração que Janis Joplin tinha no peito esquerdo – após a sua morte em 1971, foi das tatuagens mais solicitadas um pouco por todo o mundo. Mais recentemente, os tatuadores têm recebido pedidos (e feito sugestões) de tatuagens de corações anatómicos, desenhados no peito directamente sobre o órgão em questão, para um efeito final surpreendente e que surpreende!

Simbolismo

Existem vários tipos de corações, cujas representações apresentam diversos simbolismos. Descubra-os:
  • Coração trespassado por uma seta: normalmente significa um grande amor, mas também lembra o facto que o amor pode conter simultaneamente paixão e dor.
  • Coração trespassado por uma espada: pode representar traição e/ou coragem e sempre foi uma tatuagem muito popular junto dos soldados.
  • Coração partido: significa amor não correspondido, um amor perdido ou o fim de uma relação; simboliza ainda tristeza e luto ou pesar.
  • Coração que sangra: significa amor não correspondido, um amor perdido ou o fim de uma relação.
  • Coração com asas: pode ser uma homenagem a uma pessoa especial que tenha falecido ou simplesmente saído da vida de alguém; representa ainda a liberdade ou um espírito livre.
  • Coração com rosas: amor.
  • Coração com fechadura: representa o amor eterno e normalmente os dois elementos do casal têm a mesma tatuagem, sendo que um tem a fechadura e o outro tem a chave.
  • Coração celta: significa a união das almas.
  • Coração Sagrado: o Sagrado Coração de Jesus é, evidentemente, um símbolo religioso e, para além de significar fé e devoção, está também assente em valores como a pureza, a transformação, a divindade e o renascimento.

Cobrir o corpo de corações

Discretos ou gritantes, coloridos ou monocromáticos, literais, estilizados ou artísticos, em grupos ou sozinhos, inteiros ou partidos, os corações são tatuagens intemporais e normalmente carregados de um forte significado pessoal para quem os possui. No que toca a cores, o vermelho é, por razões óbvias, a cor de eleição, no entanto, os corações a preto e cinzento estão cada vez mais populares, existindo ainda quem queira preencher o seu com outra cor, cujo significado é pessoal. Em termos de localização, as mulheres preferem tatuar o seu coração no peito, zona lombar, ombros, mãos e pés; enquanto os homens optem quase sempre pelos mesmos dois locais: peito e braços. Tal como tantas outras tatuagens, também os corações são frequentemente acompanhados de diversas imagens, neste caso rosas ou outro tipo de flor, asas, fechaduras, chaves, espadas, setas, pássaros, mãos, nomes e datas.

Quem tem?

As tatuagens de corações aceleram os ritmos cardíacos dos corpos de muitas celebridades, entre as quais: Amy Winehouse (braço direito), Jennifer Aniston (ombro), Rob Lowe (ombro), Colin Farrell (braço esquerdo), Melanie Griffith (ombro direito), Johnny Depp (braço esquerdo), Goldie Hawn (tornozelo), Kate Moss (mão esquerda), Ewan McGregor (braço direito), Alyssa Milano (rabo), Julia Roberts (ombro), Lindsay Lohan (mão)…

0 comentários: