Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens de fadas


Um dos mais recentes fenómenos em termos de design de tatuagens, as fadas são um dos elementos mais fantasiosos no que toca aos desenhos que incorporam esta arte corporal. Maioritariamente procuradas por mulheres, as fadas deslumbram pelo seu ar simultaneamente misterioso, belo e brincalhão.

Um desenho de fantasia

No mundo das tatuagens, as fadas significam a crença em coisas mágicas e o manter viva a criança que todos temos dentro de nós. Simultaneamente feminina, sexy e malandra, a tatuagem de uma fada tem a vantagem de poder expressar praticamente qualquer emoção ou expressão facial, uma vez que elas são muito semelhantes aos humanos, tirando as asas, claro está! Símbolo de juventude, imaginação e livre espírito, a verdade é que estas pequenas criaturas encerram em si outros significados e não são tão inocentes como parecem.

Simbolismo

  • A palavra “fada” deriva do latim “fata” que significa “destino”, no sentido de que independentemente da fase da vida que vivemos, fazemos questão de manter bem presentes características mágicas e infantis como a imaginação, espanto, admiração e o “faz de conta”. Nostálgicas, as fadas remetem quase sempre para a infância – um tempo descontraído, feliz e recheado de boas memórias.
  • No entanto, as fadas têm uma outra faceta, não fossem elas uma poderosa figura feminina da mitologia celta. Descritas como criaturas pequenas e lindas, muito semelhantes aos humanos, envergam asas transparentes e vestem-se de verde. Para além de saberem voar, as fadas têm outros poderes sobrenaturais, nomeadamente a feitiçaria e a habilidade de antever e até alterar o futuro.
  • Diferentes povos do mundo ainda hoje acreditam em fadas e enquanto uns admitem que elas são a encarnação de quem já faleceu, outros afirmam que as fadas são uma espécie de “anjo degradado”. Outros vêem-nas ainda como seres totalmente distintos dos anjos e dos humanos.
  • Há quem considere as fadas diabólicas, ou seja, contêm um lado negro que é responsável por acções como a troca de bebés, o rapto de pessoas mais velhas, e até como destruidoras de campos de cultivo e de rebanhos de animais.
  • Acredita-se que as fadas devem ser respeitadas porque quem lhes trata bem será recompensada com beleza, generosidade e riqueza; ao contrário de quem as desrespeitar, que terá como “castigo” brincadeiras de mau gosto ou até acções piores. Em geral, as fadas – vistas como sendo muito traquinas – são culpadas pelas coisas que não têm explicação: crianças mal comportadas, fenómenos meteorológicos e mortes repentinas, entre outras.

Formas e feitios

As tatuagens de fadas são, por norma, muito detalhadas, envolvendo muitas cores e linhas, sendo, por isso mesmo, um desenho para quem goste de tattoos vibrantes e que dão nas vistas. No entanto, a escolha de uma fada monocromática ou com menos tons pode ser igualmente mágica, uma vez que o que mais conta e inspira uma tatuagem como esta é a postura e/ou expressão da fada, que pode estar em pleno voo com as asas abertas ou sentada sobre uma pedra, pensativa e com as asas recolhidas. Seja uma recriação da famosa e fantasiosa fada-amiga do Peter Pan, a Sininho ou “Tinker Bell”, seja uma fada de inspiração gótica ou celta (as chamadas “pixies”), esta será, no mínimo, uma tatuagem mágica.

Fadas no corpo

Devido ao seu simbolismo fascinante, as fadas são uma das tatuagens femininas mais populares, mas a sua popularidade também se deve ao facto de esta ser uma imagem bastante flexível, ou seja, os desenhos de fadas tanto funcionam bem em ponto grande, como em ponto pequeno. As zonas do corpo privilegiadas por estes seres mágicos são, sem dúvida, os pés e a zona lombar, seguida dos braços, coxa e anca. Se não estiverem a espalhar o seu pó mágico sozinhas, as fadas são normalmente acompanhadas por outros tattoos, nomeadamente a lua, estrelas, anjos, borboletas, dragões, fogo, trevos, flores ou uma fénix. Este género de desenho também se incorpora bem com os desenhos celtas e tribais mas, por serem demasiada realistas, não são favorecidas se incorporadas em desenhos mais abstractos.

Quem tem?

As atrizes Alyssa Milano e Denise Richards; e a cantora pop Britney Spears têm todas uma tatuagem de uma fada: a primeira exibe-a abaixo do umbigo, a segunda no tornozelo e a última na zona lombar.

0 comentários: