Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens de estrelas


Símbolo clássico no mundo das tatuagens, as estrelas são, muitas vezes, a opção ideal para uma primeira tatuagem porque são elementos simples e discretos, que ficam bem em qualquer parte do corpo, tendo ainda um simbolismo muito forte.

Tatuagem que brilha

As estrelas podem ser tatuadas das mais variadas maneiras: uma estrela clássica de 5 pontos em preto, sem preenchimento; uma estrela com preenchimento para criar um efeito tridimensional; estrelas cadentes, onde uma estrela de maior dimensão é seguida de várias mais pequenas; grupos de estrelas – dispostas em linha, círculo ou tipo corrente (em torno de um calcanhar, braço ou pulso) – onde se pode jogar com as dimensões das mesmas, atribuindo-lhes cores distintas ou outros apontamentos para dar a ideia de movimento e de brilho… afinal de contas, não são todas as estrelas brilhantes?

Estrelas no corpo

Embora esta seja uma tatuagem tendencialmente mais feminina – as mulheres gostam de colocar estrelas principalmente no calcanhar, anca, abdómen, ombro e zona lombar – os homens também as têm, dando prioridade aos braços no que toca à localização. Como acontece com muitos desenhos, também as estrelas são associadas, vezes sem conta, a outras tatuagens que, artisticamente combinadas, a complementam. Se não estiverem a brilhar sozinhas ou em grupo, as estrelas são normalmente acompanhadas da lua ou do sol, de fadas, dragões ou outros elementos fantasiosos.

Simbolismo cintilante

Símbolo universal, intimamente ligado à mitologia, metafísica e religião, as estrelas estão em geral associadas à sorte, protecção e segurança – são uma espécie de luz na escuridão da vida.
  • Estrela do Norte: a estrela mais clássica e tradicional que existe, é um desenho tipicamente masculino e tem as suas origens nos antigos marinheiros que tatuavam-na com o sentido de protecção e orientação, para assegurar que chegavam sempre a casa, são e salvos. Composta por 5 pontos, cortados a meio, uma das metades é preenchida alternadamente (normalmente preto-vermelho ou preto-branco) para criar a ilusão de uma estrela 3D. Na Irlanda, a Estrela do Norte é um símbolo de boa saúde; e é uma das tatuagens preferidas dos seguidores de punk rock. Este elemento é ainda um símbolo importante nas comunidades lésbicas e gays, sendo normalmente tatuado no pulso.
  • Estrela de David: com uma forte conotação religiosa, esta estrela é um símbolo judaico com 6 pontos, significando o reino de Deus sobre o universo e a sua protecção, que é proveniente de todos os sentidos – Norte, Sul, Este, Oeste, de cima e de baixo. Embora a fé judaica não permita qualquer tipo de tatuagem, este símbolo é um tattoo bastante popular.
  • Estrelas Cadentes: tendo-se tornado cada vez mais popular ao longo dos últimos anos (principalmente junto das mulheres), esta tatuagem simboliza a busca de sorte e sucesso; ou então são realizadas para marcar a concretização de um sonho ou um novo começo. 
  • Estrela Pentagonal ou Pentagrama: composta por 5 linhas e 5 pontos, esta estrela tem vários significados religiosos e espirituais, embora a mais comum seja a de protecção contra todo o mal. Para além de representar os 5 elementos (água, luz, ar, vento e fogo), na astronomia é um símbolo de feminilidade, uma vez que o percurso que o planeta Vénus faz em torno do sol segue o padrão do Pentagrama. No antigo Egipto, o Pentagrama era colocado nos túmulos dos mortos, sendo o símbolo do céu celestial. Para Pitágoras e os seus seguidores, a Estrela Pentagonal representava a perfeição matemática. No Cristianismo, o Pentagrama representa os 5 sentidos e simboliza a saúde; na Idade Média personificava as 5 chagas de Jesus Cristo.

Quem tem?

O mundo de Hollywood é um mundo de estrelas, e estas estrelas só podiam ter tatuagens de… estrelas: Rihanna (na nuca e dentro da orelha direita); Drew Barrymore (no pé direito); Eva Longoria-Parker (no interior do pulso esquerdo); Bill Kaulitz – vocalista dos Tokio Hotel (no abdómen); Britney Spears (na mão direita); Bjork (por de trás da orelha direita); Gisele Bündchen (no interior do pulso esquerdo e no calcanhar direito); Kate Hudson (no pé esquerdo); Victoria Beckham (nas costas); Anna Kournikova (na zona lombar); Avril Lavigne (no pulso esquerdo); Pink (na mão esquerda); Joss Stone (no calcanhar direito); Bruce Willis (no ombro esquerdo)…

0 comentários: