Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens de borboletas


A tatuagem feminina mais popular e a quarta tatuagem mais procurada em termos gerais, as borboletas já povoam os corpos de milhões de mulheres em todo o mundo. Imagem versátil e recheada de significado, descubra o encanto por de trás destas beldades esvoaçantes.

Porquê tanto fascínio?

Para além de serem simplesmente belas e de visualmente resultarem muito bem sobre a pele, enquanto tatuagens as borboletas permitem mil e uma variações: devido à sua simetria quase perfeita, funcionam bem tanto em dimensões grandes como pequenas. Ultra-femininas (há quem aponte a sua parecença com o órgão genital feminino), sem serem “ameninadas” ou infantis, as borboletas podem ser exibidas de forma delicada ou mais demarcadas, dependendo do simbolismo associado.

Simbolismo

São centenas os significados associados à borboleta, dependendo da cultura ou do país em questão. Reunimos algumas das mais interessantes:
  • Símbolo de transformação e de renascer – tal como a lagarta feia se transforma numa linda borboleta ao emergir do seu casulo, uma tatuagem com esta criatura pode simbolizar uma conquista ou um novo capítulo na vida depois de uma fase difícil.
  • Símbolo de beleza e delicadeza – daí a atracção que as mulheres têm pelas borboletas, mas não só – apesar da sua aparente fragilidade, são muito fortes. Há quem pense que basta tocar nas asas de uma borboleta para esta morrer, mas essa noção é completamente falsa.
  • Símbolo de liberdade e independência – muitas mulheres comemoram a sua chegada à maioridade ou o início da sua carreira profissional com a tatuagem de uma borboleta.
  • Símbolo de paz e sorte – algumas culturas afirmam que se uma borboleta pousar em si, será abençoado com paz e sorte, por isso, imagine se tiver uma permanente!
  • Aztecas – este povo antigo acreditava que as borboletas eram as almas dos soldados mortos em combate e das mulheres que faleciam durante o parto.
  • Grécia – a palavra grega para borboleta também significa “alma”.
  • Japão – os japoneses acreditam que se uma borboleta entrar no seu quarto de hóspedes, a pessoa que mais ama estará do seu lado em breve.
  • China – para os chineses, duas borboletas juntas significam “amor”.
  • Rússia – a palavra “borboleta” em russo está intimamente relacionada com a palavra “avó”.

Formas e feitios

Coloridas ou monocromáticas, desenhos literais, estilizados, célticos ou tribais, as borboletas ganham as mais variadas formas artísticas e fazem sempre um statement. Os padrões das suas asas, que parecem realmente estar em movimento, ou então a escolha exacta de cores vivas e em sintonia com a natureza, também fazem parte do seu encanto. A liberdade, harmonia, espontaneidade e alegria que exibem são contagiantes.

Borboletas no corpo

Os locais do corpo onde as borboletas mais pousam são na zona lombar (principalmente porque a borboleta pode ser alinhada na perfeição com a coluna e as asas estendidas uma para cada lado), braço superior, nas costas junto ao ombro e no abdómen. Curiosamente, as borboletas são muitas vezes associadas a outras tatuagens que, artisticamente combinadas, a complementam. Se não estiverem a voar a solo, as borboletas são normalmente acompanhadas de flores, fadas ou desenhos tribais. Existe ainda um tattoo bastante popular e que junta a cara de um tigre ao corpo de uma borboleta, reforçando a ideia de independência, força e conquista.

Quem tem?

Também as famosas adoram as suas borboletas: Drew Barrymore (no abdómen, directamente abaixo do umbigo); Mariah Carey (na zona lombar); Paris Hilton (nas costas); Dolly Parton (no peito); Julia Roberts (na zona lombar); Britney Spears (no pé esquerdo)

0 comentários: