Páginas

sábado, 2 de janeiro de 2010

Tatuagens de cruzes


Conhecida como sendo uma das imagens com maior simbolismo no mundo, é natural que as cruzes sejam também uma dos desenhos mais tatuados. Carregada de simbolismo religioso e/ou espiritual, mas não só, a tatuagem de uma cruz pode variar em termos de forma e significado… talvez por isso mesmo seja uma tatuagem intemporal.

Uma história cruzada

A imagem e o simbolismo da cruz estende-se pelo mundo fora, passada de geração em geração, por algumas das civilizações mais antigas do mundo: desde os pagãos, celtas, babilónios e sírios, passando pelos azetecas, gregos e egípcios. Só a partir do ano 300 d.C. é que o Cristianismo reconheceu a cruz como um símbolo da sua fé – a verdade é que até então as cruzes eram usadas de forma decorativa (adornando paredes, jóias e moedas) e representavam uma diversidade de coisas como por exemplo: um símbolo de protecção; representavam os órgãos sexuais feminino e masculino; ou as quatro direcções (Norte, Sul, Este, Oeste), entre outras.

Tipos de Cruzes & Significados

  • Cruz católica: símbolo máximo da Igreja Católica, simboliza a morte e ressurreição de Jesus. Na sua forma mais básica, a linha vertical representa a divindade e a linha horizontal o mundo; o ponto onde cruzam representa a união de ambos. À cruz que contém a imagem de Jesus chama-se crucifixo. Os significados associados a esta imagem tatuada são maioritariamente religiosos, espirituais e/ou em jeito de homenagem a alguém que tenha falecido.
  • Cruz celta: uma cruz normal com um círculo em torno da parte superior e adornada com os típicos nós celtas (uma forma de arte muito bonita), esta cruz é muito procurada não só pela sua beleza, mas também pelo seu significado – eternidade e o amor infinito de Deus, estando ainda associada ao sol.
  • Cruz de Santo André: assumindo o formato de um “X” em vez de um “T” esta cruz surge pela mão de S. Pedro que ao acreditar que não merecia ser crucificado da mesma forma que Jesus, foi crucificado de pernas para o ar. Santo André partilhava da mesma fé e assim nasceu esta interpretação distinta da cruz católica e consequente difusão ao longo dos séculos.  
  • Cruz ankh: associada à antiga mitologia egípcia, esta cruz tem uma “cabeça” arredondada e nessa civilização era conhecida como a “chave da vida eterna”, sendo ainda símbolo da fertilidade. Reza a lenda que esta cruz está ligada a Horus, um figura do antigo Egipto que terá morrido e renascido.  
  • Cruz gótica: a cruz gótica é de inspiração alemã, nomeadamente as peças em ferro extremamente adornadas. Tal como o estilo de vida gótico, também as cruzes obedecem ao seu estilo escuro e sombrio, sendo ainda muitas vezes adornadas com arame farpado, espadas ou gotas de sangue.  
  • Cruz maltesa: formada por quatro braços com duas pontas cada, esta cruz está associada aos Cavaleiros Hospitaller, um grupo de guerreiros cristãos. Os oito pontos da cruz representam: fidelidade, devoção, honestidade, coragem, glória, desprezo pela morte, ser prestativo e respeito pela Igreja.
  • Cruz cóptica: esta cruz simboliza a Igreja Cóptica, a maior Igreja Católica da Etiópia. Uma derivação da cruz egípcia ankh, tanto a linha vertical como a horizontal da cruz cóptica são do mesmo tamanho e no final de cada linha existem 3 pontos que representam a divina trindade. Em conjunto, os 12 pontos simbolizam os 12 apóstolos.

Cruzes no corpo

Embora sejam muitas vezes tatuadas sozinhas, as cruzes também estão intimamente ligadas a outros elementos que, não raras vezes, complementam a tatuagem de uma cruz. Corações sagrados, imagens de Jesus, mãos em oração, rosário, coroa de espinhas (simboliza fé religiosa), pombos (simboliza paz), anjos (homenagem a alguém já falecido), corações, flores, vinhas, borboletas (simboliza a ressurreição de Jesus), sol, estrelas, palavras ou versos retirados da bíblia, caveiras, nomes e datas (homenagem a alguém já falecido)… são apenas alguns dos muitos elementos que podem completar a tatuagem de uma cruz. Os locais do corpo mais populares para tatuar uma cruz são o pulso, a nuca, zona lombar, ombros e pés/tornozelos. Enquanto os homens preferem cruzes vistosas e de grandes dimensões; as mulheres são mais adeptas das cruzes pequenas e delicadas.

Quem tem?

Precisamente por ser uma das tatuagens mais populares e simbólicas, não é de estranhar que este tipo de desenho seja muito cobiçado pelos famosos. Entre actores, músicos e desportistas, são muitas as celebridades que tatuaram uma cruz no corpo: David Beckham (uma cruz na nuca e outra no braço direito); Drew Barrymore (uma cruz na zona lombar e outra na perna direita); Brian Austin Green (ombro esquerdo); Nicole Richie (uma cruz na zona lombar e outra no pé esquerdo); Robbie Williams (na anca direita); Angelina Jolie (no abdómen); Justin Timberlake (ombro esquerdo); Eva Longoria (zona lombar); Edge (interior do antebraço esquerdo); Britney Spears (no abdómen); Ben Affleck (braço esquerdo)...

0 comentários: