Páginas

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que você precisa saber para comprar um monitor LCD

Os monitores LCD (Liquid Crystal Display, ou tela de cristal líquido) estão se tornando cada vez mais populares por suas vantagens tecnológicas e preços cada vez mais baixos. Mesmo assim, a variedade de marcas e modelos exige uma pequena análise para garantir uma compra com boa relação custo-benefício.

Quais são as vantagens do LCD em relação aos tradicionais (de tubo, ou CRT)?
  • São mais finos e mais leves, apresentando praticidade, beleza, elegância e design moderno.
  • Possuem telas realmente planas, e por isso não possuem problemas de distorção geométrica da imagem como os apresentados pelos monitores tradicionais com tela plana.
  • Cansam menos a vista, pois não apresentam o efeito flicker (conhecido também por cintilação). Esse efeito causa uma leve distorção na formação da imagem dos monitores tradicionais, mostrando sombras incômodas que parecem percorrer a tela constantemente. Além disso, nos LCDs a emissão de radiação é praticamente zero.
  • Consomem menos energia elétrica que os monitores de tubo. Por exemplo, modelos de 17 polegadas consomem menos da metade do que seus correspondentes CRT, e no médio prazo essa diferença é concretizada em economia na conta de luz.
Qual a diferença do LCD normal para o Widescreen?
Existem dois padrões principais de tela. O padrão normal tem uma proporção de 4:3, e se assemelha mais a um quadrado, como eram as televisões e monitores tradicionais. O padrão Widescreen tem proporção de 16:9, ou seja, é um retângulo mais largo do que alto.
A vantagem do padrão Widescreen é que o monitor fica mais proporcional ao campo de visão humano, que é mais largo horizontalmente. Além disso, alguns filmes e jogos possuem imagens que seriam descartadas em um monitor 4:3, mas que aparecem nos monitores Widescreen devido à área extra de tela nas laterais. Por esses motivos, monitores Widescreen são hoje os preferidos dos consumidores.
É importante comentar que alguns fabricantes estão utilizando atualmente o padrão Widescreen 16:10 – um pouco mais alto que o 16:9 – porque ele traz um menor custo na sua fabricação. Mesmo assim, sendo 16:9 ou 16:10, a sensação de amplitude horizontal é a mesma e o mercado também trata o padrão de 16:10 como Widescreen.
O monitor LCD tem um bom tempo de resposta?
As diferentes cores e imagens do LCD são formadas pela variação do cristal líquido no interior do monitor. Portanto, o tempo de resposta do LCD é justamente o tempo necessário para o re-arranjo da malha de cristal líquido. Esse tempo é medido em milissegundos, e é obviamente melhor quanto menor for o seu valor.
O valor recomendado para monitores LCD na tecnologia atual é de – no máximo – 8 ms de tempo de resposta. Não compre produtos com valores superiores a este, pois eles podem apresentar fantasmas em imagens em movimento.
O que é o contraste?
Tanto Contraste Dinâmico quanto Contraste Estático são inflacionados e não tem muita credibilidade.
O Contraste Dinâmico é medindo a maior diferença entre o “maior preto” e o “maior branco” que o TV pode exibir para isso usa se o brilho e contraste no minimo par o preto e depois no máximo para o branco, totalmente irreal. Porém, quanto maior este valor, maior será a diferença entre as cores e conseqüentemente maior a qualidade e a fidelidade da imagem.
O Contraste Estático mede-se a diferença entre o preto e o branco exibindo os dois ao mesmo tempo no display, assim mais próximo do real.
Muitas TVs de 10.000:1 de contraste quando medido em laboratório é 700:1
Como a luminosidade do LCD se comporta em ambientes muito claros?
O brilho é a característica que mostra a qualidade das imagens de seu monitor em ambientes claros. Ele é medido em candelas por metro quadrado, ou cd/m2, que é uma unidade de luminância. Quanto maior o seu valor, melhor será a qualidade da imagem em ambientes claros. Tudo o que você precisa saber sobre brilho é:
  • Para ambientes fechados, monitores com 300 cd/m2 são mais do que suficientes.
  • Para ambientes com muita incidência de luz solar, é aconselhado usar monitores com valores maiores que 300 cd/m2.
  • Para ambientes em que é imprescindível ter um brilho alto – como produtoras de vídeo ou monitores em ambientes externos – sugere-se a ajuda de um profissional em luminosidade ou fotografia.
Conclusões
Para comprar um monitor LCD, sugerimos que você procure a seguinte configuração:
  • Widescreen, seja 16:9 ou 16:10
  • tamanho mínimo de 17 polegadas
  • brilho entre 300 e 400 cd/m2
  • contraste mínimo de 600:1
  • tempo de resposta menor que 8 ms
Fonte: WAZ

1 comentários:

Gustavo Tylor disse...

Gostei das dicas, estou querendo comprar um monitor lcd para minha colocar no quarto novo dela, achei um site bem interessante pra comprar, preço bom
http://www.lojasmm.com/ch/vit_c/89/Monitores.aspx
Estou pesquisando bem sobre os tamanhos e o que é melhor para a visão também.

Grande abraço!

15 de março de 2012 às 16:58