Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Wikipédia sairá do ar por 24 horas em protesto contra SOPA


Jimmy Wales, o pidão, derrubará a Wikipédia por 24 horas em protesto contra as polêmicas leis antipirataria  em discussão no Senado dos Estados Unidos. O a versão em inglês do site cairá às 3h da madrugada (no horário de Brasília) de amanhã (18), estando inacessível para todos.
I am just starting to do press interviews about the upcoming blackout of Wikipedia to protest #sopa and #pipa (“Protect IP”).
— Jimmy Wales (@jimmy_wales) janeiro 16, 2012
Não limitado apenas à Wikipédia, vários outros sites também anunciaram seus blackouts contra o SOPA e/ou o PIPA. Entre eles estão o Reddit e o Cheezburger. Segundo Jimmy Wales, esses projetos atrapalham a “Internet aberta”.
Wikipédia.Wikipédia.
A medida adotada pela Wikipédia pode afetar até 25 milhões de pessoas em todo o mundo, já que, segundo dados da consultoria comScore, esse é o número de visitantes que o site recebe todos os dias. Para os estudantes, Wales deixou o aviso:
Student warning! Do your homework early.Wikipedia protesting bad law on Wednesday! #sopa
— Jimmy Wales (@jimmy_wales) janeiro 16, 2012
“Façam suas lições de casa com antecedência…”
Outras empresas como Google, Twitter, Facebook e Amazon também planejam ações similares contra as leis. As propostas das leis antipirataria promovem conflitos entre empresas de tecnologia como Google e Facebook e os que apoiam as medidas, grupo que inclui estúdios de Hollywood e produtoras de conteúdo em geral, como Paramount, Warner Bros e a Universal, afirmando tudo isso é necessário para proteger a propriedade intelectual.

0 comentários: