Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Porque o S.O.P.A. é mais perigoso do que você imagina.

Você provavelmente já ouviu falar algo sobre o projeto S.O.P.A. que tem repercutido ultimamente, um conjunto de leis elaboradas pelo congresso americano que visa "proteger o mundo da pirataria". O que você ainda não sabe, é que este projeto pode ser muito mais perigoso para a sua liberdade do que se imagina.

O S.O.P.A. que já vem a algum tempo injuriando sites de compartilhamento de arquivos - viste o Megaupload que recentemente foi fechado - pode até desaparecer, mas com a carga de apoios que vem recebendo de diversas empresas (Warner, Apple, Adobe, Intel, Etc... ), pode ter certeza, que o fantasma ainda vai nos rondar por muito tempo.

Mas porque tem se criado tanto alarde a respeito deste projeto ultimamente? A resposta é simples e ao mesmo tempo complexa. O S.O.P.A. pode facilmente acabar com a internet que você conhece hoje. As redes sociais seriam constantemente rastreadas. Os motores de busca fortemente influenciados. E quando os grandes se entregarem, pode ter certeza que os pequenos irão também.

O simples fato de um vídeo ter uma música de uma banda "X" de fundo pode ser utilizado como pretexto para retirá-lo do ar. O fato de um site conter uma imagem de copyright, serviria como razão para tirá-lo do ar. E isso é apenas a ponta do iceberg.

E para que serve então esse projeto? A alegação mais evidente é combater a pirataria: ajudar pessoas como o Presidente da Warner e produtores de filme, que tem passado por muitas dificuldades para comprar seu décimo quarto jatinho, a superar essas adversidades. 

Agora se vocês permitem o delírio de minha conspiração, eu gostaria de expor um outro ponto de vista: se com o projeto aprovado o estado possuir o direito de retirar do ar qualquer coisa que seja "pirateada", sem qualquer julgamento, o que os impediria de fechar páginas inteiras e excluir vídeos que falem mal do estado, ou que influenciem nas eleições, e alegar que ele contém "conteúdo pirata" ? Isso não cheira a ditadura?

Mas nós estamos no Brasil!

Já ouvi muitas pessoas alegarem que não há perigo, uma vez que o projeto pertence ao estado Americano. Nessas horas é bastante válido que se busque relembrar das suas aulinhas sobre globalização. Porque o que acontecer lá, vai interferir sim, e muito, não só aqui, mas em muitos outros países.

E não falo isso apenas porque grandes empresas como o Facebook e o Google, estão lá. Digo porque a história já mostrou que o Brasil é o cachorrinho dos Estados Unidos. E existe algo que o governo brasileiro adora: imposto.

A partir do momento em que você não conseguir mais aquele filme na internet, ou aquele jogo lançamento, de graça, só lhe restará uma opção: comprar. E lembro os senhores que o Brasil tem uma carga tributária assustadora, engolindo aproximadamente 35% de quase tudo que compramos. Então porque o governo brasileiro não seria a favor de um projeto que só tem a fomentar o consumo destes produtos?

Se por acaso hora ou outra o projeto ganhasse ainda mais força, o que impediria os EUA de começar a buscar o apoio dos outros países? E basta eles falarem que vão importar mais do nosso Frango, ou que construíram mais multinacionais em nosso território, que a gente logo arreganha as pernas. 

Ainda há esperança (?)

Com o fechamento dos diversos servidores de compartilhamento de arquivos, muito se fala em alternativas, principalmente em sites warez. O grande citado da vez é o torrent: o compartilhamento p2p (de pessoa em pessoa, independente de servidores da internet).

Mas é sempre bom lembrar que o torrent também não é perfeito. Além do clássico problema com leechers (pessoas que simplesmente sugam, e não dão continuidade ao processo de compartilhar), ainda há outro grande mal: o traffic-shaping. ( O que é traffic-Shaping? )

Para quem não sabe, a sua internet, que na verdade não é bem sua, pode ser facilmente manipulada contra sua vontade. E pode ter certeza que quando o governo latir, a sua provedora de internet vai adora limitar a sua conexão para com downloads.

Por isso, esse projeto S.O.P.A. é tão perigoso. Se aprovado, tudo pode vir abaixo num efeito dominó. Encurralando a internet que você conhece hoje, e nos levando a uma nova, onde só se poderá ver aquilo que eles querem que você veja. Os grandes sites estarão sob a coleira e terão limitações assustadoras. Uma grande guerra de IP's pode surgir: países bloqueando IP's de outros países. E é por isso que essa minha mente paranóica, teme tanto esse projeto: Se realizado, ele não terá limites.

Fonte: Mulhercomfritas 

0 comentários: