Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Topologias de rede

A topologia da rede é o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. A seguir estão as principais topologias de rede associada de área local:



Topologia Bus


http://oficinada.net//imagens/coluna/3128/1.gif

Bus topologia é um tipo de projeto de rede física, onde todos os computadores da rede estão conectados através de um único cabo coaxial conhecido como um ônibus. Esta topologia utiliza cabeamento mínimo e, portanto, é a topologia mais simples e menos caro para redes pequenas. Nesta topologia, de 50 ohm terminators terminar ambas as extremidades da rede. A topologia da rede de autocarros é difícil de solucionar, como uma ruptura ou um problema em qualquer ponto ao longo do cabo podem causar toda a rede para ir para baixo.


A topologia em anel


http://oficinada.net//imagens/coluna/3128/2.gif

A topologia em anel é um tipo de projeto de rede física, onde todos os computadores da rede estão conectados em um circuito fechado. Cada computador ou dispositivo em uma topologia de rede Anel atua como um repetidor. Ele transmite dados passando um token em torno da rede, a fim de evitar a colisão de dados entre dois computadores que querem enviar mensagens ao mesmo tempo. Se um token é gratuito, o computador espera para enviar dados leva-lo, atribui os dados e endereço de destino para o token e envia-lo. Quando o token atinge o seu computador de destino, os dados são copiados. Então, o token recebe de volta para o remetente. O autor considera que a mensagem foi recebida e copiada e remove a mensagem do token. Agora, o token é gratuito e pode ser usado por outros computadores na rede para enviar dados. Nesta topologia, se um computador falhar, toda a rede cai.


Topologia em estrela


http://oficinada.net//imagens/coluna/3128/3.gif

A topologia em estrela é um tipo de projeto de rede física, onde cada computador na rede é conectado a um dispositivo central, chamado de hub, através de um par trançado não blindado (UTP) de arame. Sinais do computador de envio ir para o hub e depois são transmitidos para todos os computadores na rede. Uma vez que cada estação de trabalho tem uma conexão separada ao hub, é fácil de solucionar. Atualmente, é a topologia mais popular usado para as redes.


Topologia mesh


http://oficinada.net//imagens/coluna/3128/4.gif

Mesh topologia é um tipo de projeto de rede física, onde todos os dispositivos em uma rede são conectados uns aos outros com muitas conexões redundantes. Ele oferece vários caminhos para os dados que trafegam na rede para chegar ao seu destino. Topologia mesh também fornece a redundância na rede. Ele emprega a malha completa e métodos de malha parcial para conectar dispositivos. Em uma rede de malha completa topologia, cada computador está ligado a todos os outros computadores. Em uma rede mesh parcial topologia, alguns dos computadores estão conectados a todos os computadores, enquanto alguns estão ligados apenas aos computadores com os quais os dados mais câmbio.


Topologia sem fio


http://oficinada.net//imagens/coluna/3128/wireless-2.jpg

Wireless topologia é um tipo de projeto de rede física, onde nenhum cabo é utilizado como um meio de rede. A topologia wireless elimina a necessidade de cabos. A LAN sem fio consiste em uma unidade transceiver, chamado de ponto de acesso wireless, que está ligado a servidores ou diretamente à rede e outros dispositivos usando um protocolo de rede padrão com cabo, como Ethernet ou Token Ring. Na rede wireless, os computadores cliente se comunicar com os transceptores ligado à rede usando sua própria transceptores. Os meios de comunicação sem fio mais comuns são a luz infravermelha e ondas de rádio.
oficinadanet

0 comentários: