Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Exercícios e qualidade de vida até os 100 anos de idade.

Hospital São Cristóvão promoveu no último dia 11 de novembro, o IV Simpósio PRO Ativa – Programa de Reabilitação e Orientação Ativa, voltado para temas que envolvem a Longevidade, debatendo novas tendências em Saúde a caminho dos 100. Uma das palestras do evento foi realizada pela Dra. Janise Lana Leite (CRM/SP 126.876), médica geriatra com especialização em fisiologia do exercício e treinamento resistido na saúde, doença e no envelhecimento.
De acordo com a Dra. Janise, é possível chegar aos 100 anos com qualidade de vida por meio da prática de exercícios físicos. “Hoje sabemos que o estilo de vida responde por 80% do processo de envelhecimento. Por este motivo, adotar hábitos saudáveis e praticar atividade física é a grande receita para se chegar aos 100 anos de idade com a independência funcional que garantirá uma boa qualidade de vida”, explica a geriatra.
A médica explica que independência funcional é a capacidade de realizar tarefas diárias sem depender da ajuda de outros. A partir dos 80 anos, para muitos idosos torna-se um verdadeiro desafio subir alguns degraus sozinhos, vestir-se, amarrar os sapatos, tomar banho, caminhar e usar transporte coletivo. “De maneira bastante simplificada, se conseguirmos chegar à idade avançada com independência funcional garantida teremos melhor qualidade de vida” resume a especialista.
Diretora médica da academia Estação do Exercício e Saúde, especializada em musculação para idosos, Dra. Janise explica que a atividade física retarda o envelhecimento e previne ou melhora o controle de uma serie de doenças crônicas, incluindo diabetes, hipertensão e colesterol elevado. “Hoje em dia o conhecimento médico sobre os efeitos do sedentarismo é bastante amplo: sabemos que a vida sedentária contribui para redução da imunidade e do metabolismo, reduz a capacidade pulmonar e cardiovascular, reduz a força física e aumenta o risco de quedas, entre outros problemas enfrentados pela população da terceira idade sedentária” afirma.
Por outro lado, o idoso que realiza exercícios físicos readquire a independência de movimentos, amplia sua disposição para atividades sociais, melhora seu estado emocional e volta a sentir-se útil. Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação ou bicicleta são apropriados. Exercícios de força como a musculação também são indicados, desde que realizados com acompanhamento de profissionais especializados. Da mesma forma, uma série bem preparada para idosos deve contemplar também exercícios de flexibilidade. Os exercícios são orientados de acordo com a capacidade física e funcional de cada indivíduo.
A orientação da Dra. Janise para a plateia do Hospital São Cristóvão terminou com um convite: “se você se convenceu da importância da atividade física para o seu futuro, o melhor dia para começar é hoje!”.
[Segs]

0 comentários: