Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O que é wireless e como funciona?

O termo Wireless, em tradução livre, sem fio, nada mais é que do que qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem o uso de fios ou cabos. Deste modo, qualquer comunicação que há sem a existência de um fio ou um cabo caracteriza-se por uma conexão wireless. Podemos citar diversos meios de utilização da wireless, como a conexão existente entre a TV e o controle remoto, entre o celular e as torres das operadoras e até o rádio da polícia com as centrais de operação, entre outros exemplo. Confira também como funcionam as topologias de redes.

As redes wireless funcionam através de equipamentos que usam radiofreqüência, como a comunicação via ondas de rádio, usadas por walkie-talkies, comunicação via satélite e comunicação via infravermelho, entre outros. Veja quais são os meios físicos de transmissão de dados.

Podemos simplificar a definição de Wireless como uma transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão conectados fisicamente, a distância pode ser curta, como acontece com o controle remoto da televisão, ou mesmo pode atingir milhões de quilômetros, no caso de transmissão de informações via satélites.

Cada vez mais as pessoas estao aderindo as redes sem fio por se tratar de uma tecnologia de fácil instalação e utilização. Uma wireless é composta por um grupo de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Deste modo, na categoria de comunicação, é posível encontrar tecnologias como o Wi-fi, InfraRed, Bluetooth e Wimax.



Como funciona?


O funcionamento de uma rede wireless é bastante simples, é necessário apenas a utilização de um aparelho chamado Acess Point, assim, ele transforma os dados da rede em ondas de rádio e o transmite por meio de antenas.

Quando nos referimos a aplicações, existem dois grupos: as chamadas aplicações indoor e aplicações outdoor. Assim sendo, se a rede precisa de comunicação entre dois ambientes, a comunicação é feita por uma aplicação outdoor. Diferentemente é o caso da aplicação indoor, que acontece dentro de um local. Da mesma forma que as redes movidas a cabo, as redes sem fio podem ser de dois tipos: LAN e WAN.

http://oficinada.net//imagens/coluna/3377/wimax.jpg

As redes sem fio do tipo WAN ou WWAN (Wireless Wide Area Network) tem base principalmente nas redes de telefonia celular. Ela teve seu desenvolvimento, a princípio, próprio para a comunicação de voz, no entanto, agora, é possível também a transferência de dados.

http://oficinada.net//imagens/coluna/3377/wireless.jpg

As redes sem fio do tipo LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) diferentemente da rede WAN, baseia-se na comunicação de equipamentos em áreas específicas como salas, escritório, edifícios, etc. O seu principal objetivo é compartilhar recursos computacionais. Esse tipo de rede pode ser usada para ampliar dispositivos portáteis como laptops, notebooks e tablets que podem estabelecer comunicação por propagação de ondas de rádio.


Tipos de padrões de redes Wireless:


Existem 3 padrões principais para as Redes Wireless: 802.11b, 802.11a e 802.11g. Cada padrão tem vantagens e desvantagens. Ao escolher um padrão, alcance, estrutura do local, custos, devem ser considerados.

802.11a  Opera numa frequência de 5Ghz, o que oferece grande confiabilidade, por ser uma frequência menos utilizada. Fornece uma velocidade mais rápida que o padrão 802.11b (até 54 Mbps), porém com um alcance operacional menor. A partir de 30 metros há redução de velocidade, mas em alcances menores fica entre 22 e 40 Mbps.

802.11b  é o tio de rede wireless mais popular, com velocidade máxima de 11 Mbps e alcance máximo operacional de 100 metros em ambiente fechado e 180 metros em área aberta. A velocidade de acesso depende bastante da distância ao ponto de acesso. A 20 metros a velocidade gira em torno de 11 Mbps. Em alcances de 80 a 100 metros a velocidade pode cair para 1 Mbps ou menos, o que pode causar perda de sinal e lentidão na conexão. A frequência é de 2.4 Ghz, o que pode ocasionar problemas com telefones sem fio ou fornos de microondas.

802.11g é uma linha de produtos de fabricantes de rede sem fio que combina conceitos da 802.11a e 802.11b, conhecida como tecnologia “G”, apresenta velocidade do 802.11a, mas é totalmente compatível com redes 802.11b existentes. É mais barato que a tecnologia 802.11a, mas ainda usa a frequência de 2.4 Ghz, o que ainda pode ocasionar interferências de outros dispositivos. É uma ponte entre 802.11a e b ao mesmo tempo que fornece uma versão melhorada para uma rede “b”. O alcance é o mesmo que 802.11b, não é compatível com o padrão “a”.
oficinadanet

0 comentários: