Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

DVD Shrink, um dos melhores ripadores de DVD do mercado

DVD Shrink, um dos melhores ripadores de DVD do mercado
Posted: 09 Sep 2011 05:00 AM PDT
Para muitas pessoas, assistir a um filme apenas uma vez já basta. Comprar a mídia original é desperdício de dinheiro, segundo eles. No entanto, todo cinéfilo que se preza sempre mantém uma boa biblioteca de filmes em sua casa, para rever quantas vezes quiser. Eu, particularmente, costumo comprar DVDs originais para a minha coleção. No entanto, é sempre bom ter uma cópia de segurança destes filmes. Vai que depois que aquele seu amigo mala para quem você emprestou o DVD te devolver a mídia, ela está toda arranhada?
Então, como manter um backup de sua coleção de filmes, criando, ao mesmo tempo, uma boa biblioteca de vídeos em seu computador, sem perder muito tempo e com praticidade? Bem, venho hoje lhe apresentar o DVD Shrink! Um software leve e que faz este serviço de forma muito prática e confiável!
Mas ele não se limita apenas a ripar os arquivos. Ele lhe dá uma gama de possibilidade de edições, tais como retirar legendas e idiomas dublados que você não usa, retirar partes do filme para diminuir o tamanho final ou mesmo inserir partes de outro filme. Bom, vamos ver como esse pequeno, mas ótimo programa funciona.

Instalador

O instalador do DVD Shrink é infímo! Pouco mais de 1 MB. Portanto, você não terá problema para baixá-lo. Até o momento da publicação deste post ele se encontrava na versão 3.2.0.15 e apenas em inglês. Mas o idioma não será problema.
O processo de instalação também é bem típico do Windows, o famigerado Next, Next, Finish. Mas pelo menos este método é rápido. O programa não reserva nenhuma surpresa desagradável para quem o instala. E enquanto está sendo executado, ele não maltrata seu PC. Consome apenas 15 MB de sua memória. Portanto, baixar e rodá-lo não será problema para ninguém.

Interface

Após iniciar o programa, a tela inicial parecerá ser complicada. Mas não é. Na parte de cima, temos 3 barras. Em (1) a típica barra de menus, com os tradicionais File, Edit, View e Help. Abaixo desta a barra de ferramentas, com alguns poucos, porém úteis botões. E por fim, uma barra mostrando o tamanho, em MB, do arquivo que será ripado.
Depois, a tela do software será divida em duas colunas. Na coluna da esquerda, temos duas partes. A parte de cima (2) mostrará a estrutura do DVD inserido, em formato de árvore, tal qual no Windows Explorer. Já na parte de baixo (3), um pequeno DVD player, para que você possa ter uma noção de como está ficando a sua edição.
Na coluna da direita (4), temos as configurações de compressão relacionadas ao item do DVD que foi selecionado à esquerda. Tais como as opções de áudio e legenda que podem ser retiradas ao seu bel prazer, diminuindo assim o tamanho final do arquivo.
Tela inicial do DVD Shrink

Usando o DVD Shrink

Para iniciar qualquer tarefa com o DVD Shrink, você primeiro precisará ter um disco em seu drive óptico. Após isso, clique em Open Disc que o programa automaticamente detectará quantos drives você possui, e qual o disco que está inserido nele. Após isso é só clicar em Ok que ele fará uma análise de todo o DVD.
Terminada a análise, imediatamente as duas colunas do programa serão preenchidas com as informações do vídeo. A partir daí, você tem dois modos para trabalhar. O Full Disc e o Re-author. Vamos entender cada um deles e assim você saberá qual escolher.
Tela inicial após terminada a análise do DVD

Modo Full Disc

Como o nome já dá a entender, o modo Full Disc permite fazer um backup completo de seu DVD, na íntegra, com toda a estrutura de pastas e menu. As únicas alterações que este modo lhe permite fazer é retirar algumas legendas e áudio que você não vai precisar. Caso seja isso que você queira fazer, basta remover o que você quiser e então clicar no botão Backup, na barra de ferramentas (Note na imagem acima, em Subpicture, apenas duas legendas estão ativas).
Na caixa de dialógo que se abrir, defina o tipo de arquivo de saída e o local de salvamento. Neste ponto, vale destacar que você pode salvar tanto uma imagem .ISO quanto em uma estrutura de pastas. De antemão, já vou falando que é mais recomendado escolher a primeira opção, já que a segunda cria uma estrutura de pastas e arquivos horrível, pouco amigável. Salvando em .ISO, o arquivo estará pronto, inclusive, para ser gravado em um DVD virgem.
Eu recomendo você salvar em .ISO
E por falar em gravação, o DVD Shrink grava o arquivo diretamente em uma mídia virgem. No entanto, para isso ele trabalha em conjunto com o Nero. Note, na imagem ao lado, um link dizendo “To enable burning, please install Nero“. Se não houver o Nero instalado, nada feito. Eu prefiro salvar uma imagem no meu HD e posteriormente, caso eu precise, gravo usando um outro programa de minha preferência.
Após definir o tipo de arquivo de saída e o local de salvamento, basta clicar em Ok que o DVD Shrink irá começar a ripar o vídeo. Há uma caixinha mostrando quanto tempo falta, e um quadro com a visualização prévia do vídeo. Nota: Se desabilitarmos a visualização prévia, a ripagem ocorrerá mais rápido. Neste passo é que o programa consome mais memória, oscilando em torno de 100 MB. Ao término, você terá o vídeo pronto para ser assistido e gravado em outra mídia.
Sheldon e Leonard discutindo sobre ripagem de DVD

Modo Re-author

Diferentemente do modo Full Disc, que você faz uma ripagem completa do DVD, no Re-author você pode selecionar somente as partes que lhe interessam. Por exemplo, se em um determinado filme somente aquela cena específica lhe interessa, você pode definir onde começará e onde terminará a sua ripagem. Assim, o DVD Shrink salvará em seu computador apenas aquela parte específica.
Neste modo, a interface muda um pouco. Do lado direito ficará a estrutura do DVD, com todos os menus etc… E do lado esquerdo, fica a sua “montagem” e então você vai só adicionando as partes do vídeo que lhe interessam. Quando terminar de adicionar tudo o que você quiser e deixá-lo à sua maneira, basta repetir o processo de salvamento descrito anteriormente.
Do lado direito, o DVD inteiro. Do lado esquerdo, apenas as partes que eu quero.

Conclusão

Para quem tem uma grande coleção de DVDs e quer manter uma cópia de segurança de todos eles, o DVD Shrink é o software ideal! É extremamente leve e embora ele pareça ser complicado de início, basta usá-lo um pouco para que ele se mostre também muito simples de utilizar. E, o mais importante, cumpre o seu papel com eficácia. Já o uso há vários anos e ele se mostrou estável e eficiente. Portanto, programa mais que recomendado!
Download | DVD Shrink

GUIADOPC 

0 comentários: