Por que existem pilhas na placa-mãe?
Você sabia que existe uma pilha na sua placa-mãe? Mas diferentemente do que acontece com as pilhas de eletroeletrônicos, as baterias de computadores não possuem a função de alimentar os componentes com energia elétrica. O que ela faz é manter os dados salvos na memória volátil, nos momentos em que a máquina estiver desligada.Memória volátil? Isso mesmo, as placas mais antigas armazenavam diversas informações em dispositivos Flash-ROM, que necessitam de constante alimentação de energia para que as informações não fossem perdidas. De maneira parecida com o que acontecia com as fitas de Super Nintendo, quando a bateria deixa de funcionar, os dados salvos eram perdidos.

As pilhas nos computadores atuais
Com as mudanças que ocorreram na estrutura das placas-mãe, a memória utilizada para salvar os dados de inicialização e BIOS deixou de ser volátil. Assim, as informações já não seriam mais perdidas, mesmo que houvesse falhas na alimentação de energia. As baterias passaram, então, a ser parte integrante do sistema RTC (Real Time Clock ou relógio em tempo real, em português).Dessa forma, a bateria de lítio acoplada à placa-mãe passa a ser responsável apenas pela manutenção da energia elétrica do relógio interno. Logo, caso a pilha seja descarregada, o computador não sofre grandes perdas de dados.
Problemas frequentes
Caso um dia você ligue seu computador e perceba que o relógio está atrasado para o exato momento em que você desligou a máquina anteriormente, não se assuste. Corrigir esse tipo de problema faz parte da manutenção mais simples de um PC, pois tudo o que precisa ser feito é a troca da bateria de lítio.
.....
Deixamos claro que as baterias não possuem função de armazenar dados, mas sim de fornecer energia elétrica para os componentes de armazenamento, se, e somente se, a máquina estiver desligada.TecMundo
0 comentários:
Postar um comentário