Descubra qual a importância dos arquivos do Microsoft Office que começam com os símbolos "~" e "$".
É provável que a maioria das pessoas que usa o Microsoft Office diariamente já tenha se perguntado o que são aqueles arquivos que têm nomes parecidos com o documento que está sendo editado, porém normalmente começam com os símbolos “~” e “$”.
Na verdade, esses documentos são arquivos temporários, que servem aos mais variados propósitos, já que eles podem, por exemplo, armazenar desde o conteúdo da área de transferência até as cópias da função de autorrecuperação. Uma vez que os conceitos deste artigo são os mesmos para toda a suíte Microsoft Office, usaremos o Word como exemplo.


Além disso, a memória RAM é compartilhada com todos os outros programas em atividade no computador. Assim, quando o Word percebe que não há mais espaço livre para armazenar as edições e manipular o documento, ele move parte das informações que não estão sendo usadas – como código ou trecho do texto que não está sendo editado ativamente – para o HD do computador, na forma de arquivos temporários.
Essa movimentação das informações para o disco rígido libera espaço na memória RAM. Dessa forma, o Word é capaz de manipular o documento e armazenar mais porções de texto novamente, aumentando assim a velocidade de processamento do programa.
O segundo motivo é a questão de integridade dos dados. Um dos usos que o Word dá para os arquivos temporários é a função de “rede segura”. Assim, se ocorrer algum erro durante o processo de salvamento do documento, como uma queda de energia ou a perda de conexões de rede, o programa tem uma cópia recente do conteúdo.
Porém, se o aplicativo não incluir as alterações, o “arquivo fantasma” é eliminado e o documento original permanece intacto. O Word cria esse tipo de arquivo quando abre qualquer documento nativo, como os do tipo DOC.
Na segunda forma, o Word não cria nenhum “arquivo fantasma”, pois ela ocorre quando o programa abre o arquivo temporário ou realiza um “Salvar Como” ou “Salvar” – quando não há salvamento automático.


Quando o documento é encerrado, o Word tenta as seguintes opções: se a seleção não tiver múltiplas seções e figuras ou não for muito grande, o programa copia um pedaço das informações para um único arquivo temporário.
Porém, se a seleção tiver múltiplas seções, figuras ou estiver em uma mídia de armazenamento externa, o Word copia o arquivo inteiro para a pasta “Temp” e move o ponteiro para esse local.
Embora cada programa e versão do Microsoft Office tenha suas peculiaridades, os conceitos apresentados neste artigo são universais para toda a suíte. E conhecer o propósito e funcionamento dos arquivos temporários pode ser muito útil, caso algum documento seja apagado ou corrompido acidentalmente, pois o usuário saberá que tipo de arquivo procurar para recuperar os dados perdidos.
Na verdade, esses documentos são arquivos temporários, que servem aos mais variados propósitos, já que eles podem, por exemplo, armazenar desde o conteúdo da área de transferência até as cópias da função de autorrecuperação. Uma vez que os conceitos deste artigo são os mesmos para toda a suíte Microsoft Office, usaremos o Word como exemplo.


O que é um arquivo temporário?
Segundo a própria Microsoft: “Um arquivo temporário é um arquivo criado temporariamente para armazenar informações, a fim de liberar a memória para outros propósitos; ou para agir como uma rede segura a fim de evitar a perda de dados quando um programa realiza certas funções”. A princípio, os arquivos temporários existem apenas enquanto o documento está aberto. Depois de encerrar o Word normalmente, eles são apagados.Por que o Word precisa criar estes arquivos?
Existem dois motivos realmente importantes para o Word criar documentos temporários. A primeira vantagem é a velocidade de processamento do programa. O comportamento padrão do aplicativo é armazenar todas as edições realizadas no arquivo direto na memória RAM do computador. O Word também depende desse espaço para manipular o documento e realizar ações como classificar, arrastar, rolar, entre outras.Além disso, a memória RAM é compartilhada com todos os outros programas em atividade no computador. Assim, quando o Word percebe que não há mais espaço livre para armazenar as edições e manipular o documento, ele move parte das informações que não estão sendo usadas – como código ou trecho do texto que não está sendo editado ativamente – para o HD do computador, na forma de arquivos temporários.

O segundo motivo é a questão de integridade dos dados. Um dos usos que o Word dá para os arquivos temporários é a função de “rede segura”. Assim, se ocorrer algum erro durante o processo de salvamento do documento, como uma queda de energia ou a perda de conexões de rede, o programa tem uma cópia recente do conteúdo.
Como funciona um arquivo temporário no Word?
O Word trata os arquivos temporários de duas formas: a primeira envolve a criação de “arquivos fantasmas”, referentes a todas as alterações realizadas em um documento desde que ele foi aberto. Se o programa mantiver as modificações, o conteúdo do “arquivo fantasma” é atualizado no documento original e uma versão completa dele será salva. Isto ocorre, por exemplo, durante um salvamento automático.Porém, se o aplicativo não incluir as alterações, o “arquivo fantasma” é eliminado e o documento original permanece intacto. O Word cria esse tipo de arquivo quando abre qualquer documento nativo, como os do tipo DOC.
Na segunda forma, o Word não cria nenhum “arquivo fantasma”, pois ela ocorre quando o programa abre o arquivo temporário ou realiza um “Salvar Como” ou “Salvar” – quando não há salvamento automático.


O que acontece quando o Word é encerrado?
Normalmente, o Microsoft Office apaga os arquivos temporários quando é fechado. Entretanto, o programa pode manter alguns dados de um documento que já foi encerrado. É o caso de seleções armazenadas na área de transferência do arquivo.Quando o documento é encerrado, o Word tenta as seguintes opções: se a seleção não tiver múltiplas seções e figuras ou não for muito grande, o programa copia um pedaço das informações para um único arquivo temporário.
Porém, se a seleção tiver múltiplas seções, figuras ou estiver em uma mídia de armazenamento externa, o Word copia o arquivo inteiro para a pasta “Temp” e move o ponteiro para esse local.
Embora cada programa e versão do Microsoft Office tenha suas peculiaridades, os conceitos apresentados neste artigo são universais para toda a suíte. E conhecer o propósito e funcionamento dos arquivos temporários pode ser muito útil, caso algum documento seja apagado ou corrompido acidentalmente, pois o usuário saberá que tipo de arquivo procurar para recuperar os dados perdidos.
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