Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Instale um antivírus no seu Linux

Prevenção nunca é demais. Não é porque o Brasil é livre de Poliomielite que não vou levar meus filhos para tomar a vacina, não é mesmo? Além disso, antivírus para Linux serve para arquivos do Windows também. Quem tem dual boot, ou seja, um sistema Linux e um sistema Windows no mesmo computador, ou uma rede mista, com equipamentos Linux e Windows, um antivírus é altamente recomendável, principalmente quando leva-se em consideração que o sistema da Microsoft ainda é o principal celeiro de pragas.
Qual antivírus escolher? Existem muitas opções, mas duas boas são: ClamAV e BitDefender. Veja mais sobre eles.
BitDefender e ClamAV

ClamAV

É um motor de verificação de vírus e outras pragas e está sob licença GPL, ou seja, é um antivírus de código aberto e multiplataforma, usado, por exemplo, pela IBM, pelo governo de Vermont, e por universidades, como a Universidade de Nantes, de Michigan e de Indiana.
Para instalar, procure na sua Central de Programas por ClamTk:
Clique para instalar
ClamTk é o motor ClamAV com a uma interface para Linux:
Interface ClamTk é simples

BitDefender

Outra boa opção é o BitDefender. É um antivírus proprietário e pago, que pode ser usado sem custos se for para uso doméstico. A recomendação é que somente usuário avançado deve usar. O motivo está na instalação e em um bug, que será falado mais abaixo.
Para baixar e conseguir uma licença, acesse:
Clique para obter uma versão de testes e preencha o cadastro (cadastro da licença grátis também, não esqueça). Um e-mail chegará em sua conta. Onde estiver escrito “You can find Linux-based solutions and other individual Bitdefender Enterprise Solution trial downloads here”, clique e entre no programa “BitDefender Antivirus Scanner for Unices”.
Escolha agora o arquivo compatível com sua distribuição. O Ubuntu, por exemplo, usa “.deb”. Talvez seja preciso clicar com botão direito do mouse e “Salvar link como…”.
Instalação
A instalação, no entanto, é a mais bizarra possível. Por algum motivo a BitDefender colocou os pacotes .deb e .rpm, de simples instalação em 2 cliques, dentro de um pacote .run. Então no lugar de uma trivial instalação, você terá que usar o Terminal. Por que ela fez isso? É um dos grandes mistérios da humanidade.
Primeira coisa a ser feita é permitir que o arquivo .run seja executável. Clique com botão direito do mouse, vá em “Propriedades”, na aba “Permissões”, marque a caixa “Permitir execução do arquivo como um programa”.
Marque a caixa “Permitir execução do arquivo como um programa”
Agora abra o Terminal (Consola ou Konsole) e execute como administrador o comando “./nome_do_programa”. No Ubuntu, por exemplo, fica assim:
1
sudo ./BitDefender-Antivirus-Scanner-7.6-4.linux-gcc4x.amd64.deb.run
Agora será preciso aceitar a licença, digitando no final do contrato “accept” e colocando “Y” quando pedido para instalar a interface gráfica.
Arrumando a casa
Procure o BitDefender no seu sistema, mas caso não encontre, é possível acessar apertando Alt + F2 e digitando “bdgui”.
Pode acontecer um erro muito chato, que impede a verificação, fazendo o BitDefender fechar. Para arrumar é simples. Apenas digite no Terminal:
1
2
3
4
sudo bash
rm /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/bdcore.so
cat /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/versions.dat.* |awk '/bdcore.so.linux/{print $3}'|while read bdcore_so;do touch /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/$bdcore_so;bdscan --update;ln -s /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/$bdcore_so /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/bdcore.so;done
exit
Agora é só usar seu BitDefender.
BitDefender pronto para usar

0 comentários: