Páginas

sábado, 23 de abril de 2011

10 Plugins Essenciais Para Fazer um Trabalho Profissional com Wordpress

1. All in One SEO Pack


Esse é sem dúvida o melhor plugin já criado para WordPress e indico sempre que posso, pois o All in One SEO Pack é o plugin perfeito para quem começou um blog e se esqueceu de editar a forma como os títulos dos artigos aparecem. Sem essa edição, as urls dos artigos mostram números e não o título do artigo como deveria ser. Para você isso pode não fazer diferença, mas imagine alguém que faz uma pesquisa no Google e encontra dois resultados. Um é um título comum, o outro o seu título que é só o título do blog com letras e números. Ou seja, ele não pode saber do que se trata exatamente o seu artigo, uma vez que a maioria não lê nada além do título para se decidir entrar em um blog ou não. E o que acontece? Você acaba de perder um leitor. Isso acontece e, acredite, quando começar a usar o All in One SEO Pack vai me agradecer pelo aumento na quantidade de visitantes vindos dos buscadores.


2. WordPress Database Backup


Um plugin desses que só vamos saber o quanto são essenciais depois que começamos a usar. Simplesmente o melhor e mais completo paracriar backups do seu blog e te dar a tranquilidade de continuar trabalhando caso algo aconteça e você precise restaurá-lo. Simples e eficiente!


3. Akismet


Desenvolvido para ser um filtro contra spam na área de comentário e cumpre seu papel.


4. Theme Test Drive


Plugin fantástico que deveria constar em toda lista feita sobre plugins. Ele simplesmente te permite testar outros temas e fazer ajustes nos mesmos, sem que seus leitores vejam essa troca. Não é fantástico? Quer dizer, você pode testar o tema que quiser e mesmo depois de escolher o que vai usar, você pode fazer ajustes que ninguém vai ver, só você. Fantástico!


5. Maintenance Mode


Plugin que você pode sem problema algum usar em conjunto com o Theme Test Drive ou, melhor, como uma espécie de complemento, uma vez que o Maintenance foi criado (e funciona) para deixar um aviso para os seus leitores que o blog está em manutenção ou que você está trocando o template. Claro, ele pode (e deve) ser usado sozinho também, já que muitas vezes precisamos e/ou queremos fazer algumas alterações na estrutura do blog e é sempre bom deixar o leitor saber do processo. Muito eficiente e interessante, vale a pena testar.


6. Sitemap Generator Plugin


Um plugin que cria uma lista dos seus artigos distribuídos pelas categorias do seu blog. Ou seja, cria um sitemap simples e muito eficiente. Você pode criar um página específica e facilitar e muito a vida dos seus leitores.


7. SEO Title Tag


Possibilita alterar os títulos dos seus artigos para que os buscadores os vejam de um jeito e os leitores do blog de outro. O único problema é que ele altera o título que aparece no navegador na parte superior, mas como não é todo mundo que olha para esse lado, não é tão problemático assim. E outra, os resultados proporcionados (positivos) valem o “probleminha”. Confira!


8. WP Super Cache


Plugin simples, mas que torna a vida do leitor bem mais fácil, fazendo com que você ganhe pontos. Ele funciona de forma simples e o que faz é criar páginas html estáticas, ou seja, sem a necessidade de rodar o php do servidor toda vez que o leitor entra no blog, deixando tudo muito mais rápido.


9. Similar Posts


Um plugin que cria um lista em cada artigo do seu blog com artigos relacionados. E todo mundo sabe que uma lista de artigos relacionados faz com que o leitor veja mais páginas e consequentemente aumenta o seu tempo de permanência no blog. Fato que é bom em vários aspectos. Confira!


10. WordPress.com Stats


E depois de tantas mudanças (para melhor) no seu blog/site, você vai querer e precisar saber (faz parte) das estatísticas do seu blog, certo? Para isso, nada melhor que um plugin como o WordPress.com Stats que faz esse trabalho direto. Ou seja, você não fica dependendo de um serviço externo para ter os números do seu blog a mão quando quiser. É isso pessoal, aí está o meu Top 10 de plugins essenciais para fazer um trabalho profissional com WordPress.

0 comentários: