Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

OPÇÕES AVANÇADAS DE INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS

OPÇÕES AVANÇADAS DE INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS

O Windows XP possui várias opções de inicialização com o objetivo de resolver problemas durante a sua inicialização.

Para exibir essas opções avançadas, devemos pressionar F8 no processo de inicialização do Windows XP. As opções de inicialização disponíveis são as seguintes:

1. MODO DE SEGURANÇA: Carrega somente os dispositivos e drivers básicos, necessários para inicialização do computador. Podemos utilizar o modo de segurança quando instalamos ou atualizamos um Driver em um computador e esse novo Driver está impedindo que o Windows funcione adequadamente. Lembre-se que depois que o computador inicializar, nós podemos ir no gerenciador de dispositivos e fazer um Rollback do driver (reverter) ou desabilitá-lo para que o problema não volte a ocorrer na próxima inicialização.

2.MODO DE SEGURANÇA COM REDE: Carrega somente os dispositivos e drivers básicos, necessários para inicialização do Windows, e habilita a rede. Sua utilização é parecida com a opção MODO de SEGURANÇA, porém com o recurso de acessar a rede.

3. MODO DE SEGURANÇA COM PROMPT DE COMANDO: Carrega as opções do modo de segurança, porém utiliza o prompt de comando ao invés da interface gráfica. Podemos utilizar essa opção quando ocorreremm os mesmos problemas nos quais utilizamos o MODO DE SEGURANÇA.

4. ATIVAR LOG DE INICIALIZAÇÃO: Cria um arquivo de log com todos os drivers e serviços carregados ou não. Com isto podemos localizar os problemas de inicialização do sistema.

5. ATIVAR MODO VGA:
Carrega o driver de vídeo padrão. Útil quando um driver de vídeo estiver impedindo a inicialização do Windows XP.

6. ÚLTIMA CONFIGURAÇÃO VÁLIDA: Carrega a última configuração válida do Registro para iniciar o computador, ou seja, quando ocorre um problema em computador e desejamos restaurar sua última configuração válida, inicializamos o computador com essa opção. Observe que se após a ocorrência de um problema efetuarmos um logon na máquina, a opção "Última Configuração Válida" não terá efeito.

7. MODO DE RESTAURAÇÃO DE SERVIÇOS DE DIRETÓRIO: Essa opção nos permite restaurar e fazer a manutenção no Active Diretory (AD), e restaurar a pasta Sysvol. Opção disponível apenas no Windows 2003 utilizado como Controlador de Domínio (DC).

8. MODO DEPURAÇÃO: Quando conectado a outro computador através de um cabo serial, é enviado informações de depuração para o outro computador. Muito utilizado pelos programadores para localizar erros de código fonte nos seus aplicativos de rede.

0 comentários: