Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

CONSOLE DE RECUPERAÇÃO DO WINDOWS XP

CONSOLE DE RECUPERAÇÃO DO WINDOWS XP

Este artigo descreve a Console de Recuperação do Windows. Esse procedimento é mais utilizado quando o computador liga, passa pelo POST (Power On Self Test) e inicia carga do sistema operacional, mas ele não completa a sua inicialização e fica “Rebootando”. Isso pode ocorrer pelos seguintes motivos:

1. Há um problema físico nos cabos ou nos HDs do computador.
2. Há um problema de infecção da MBR (Master Boot Record) por vírus.
3. Houve uma instalação mal sucedida de um segundo sistema operacional, neste caso a possível solução será corrigir o setor de Boot do computador, a MBR, que fica na trilha zero do HD, e possui um ponteiro para onde está instalado o Windows. Para isso siga os seguintes passos:

1) Use o CD de instalção do Windows XP para iniciar o computador. Na tela "Bem-vindo à Instalação", pressione F10 ou pressione "R" para reparar. Você também poderá usar previamente o utilitário Winnt32.exe com a opção /cmdcons para adicionar o Console de recuperação do Windows à pasta de inicialização do Windows. Este procedimento exige aproximadamente 7 MB de espaço no disco rígido na partição de sistema onde se encontram os arquivos e pastas do Cmdcons.

2) Após iniciar o Console de Recuperação do Windows, a seguinte mensagem será exibida:

Console de recuperação do Microsoft Windows(R).

O console de recuperação fornece funcionalidade de reparo e recuperação.
Digite EXIT para sair do console de recuperação e reiniciar o computador.

1: C:\WINDOWS

A qual instalação do Windows você deseja se conectar?
(Para cancelar, pressione ENTER)

Após inserir o número da instalação do Windows apropriada (neste exemplo, e na maioria dos casos deverá ser digitado o número 1), o Windows irá solicitar que você insira a senha da conta de administrador da máquina.

Observação Caso utilize a senha incorreta três vezes, o Console de recuperação do Windows fecha. Além disso, se o banco de dados do Gerenciador de contas de segurança (SAM) estiver ausente ou danificado, não será possível usar o Console de recuperação do Windows porque você não poderá ter a autenticação correta. Após inserir sua senha e a Console de Recuperação do Windows iniciar, digite exit para reiniciar o computador.

Apenas os seguintes comandos poderão ser disparados a partir da Console de Recuperação do Windows:
attrib, del, fixboot, more, set, batch, delete, fixmbr, mkdir, systemroot, bootcfg, dir, format, more, type, cd, disable, help, net, chdir, diskpart, listsvc, rd, chkdsk, enable, logon, ren, cls, exit, map, rename, copy, expand, md e rmdir.

Veja a descrição completa das funcionalidade e dos parâmetros de cada comando no site da da Microsoft.

3) utilize os seguintes comandos para proceder na reparação:

a) FIXBOOT
fixboot nome da unidade:
Use esse comando para gravar o novo código do setor de inicialização do Windows na partição do sistema. Na sintaxe deste comando, nome da unidade é a letra da unidade onde o setor de inicialização será gravado. Esse comando corrige danos no setor de inicialização do Windows. Esse comando substitui a definição padrão, que grava na partição de inicialização do sistema. O comando fixboot é suportado somente em computadores com base em x86.

b) FIXMBR
fixmbr nome do dispositivo
Use esse comando para reparar o MBR da partição de inicialização. Na sintaxe deste comando, nome do dispositivo é um nome opcional de dispositivo que especifica o dispositivo que necessita de um novo MBR. Use esse comando se um vírus danificou o MBR e o Windows não pode ser iniciado.

Aviso Esse comando pode danificar sua tabela de partição (FAT - File Allocation Table), se um vírus estiver presente ou se existir um problema de hardware. Lembre-se que ao usar esse comando, você pode tornar as suas partições inacessíveis. Recomendo você utilizar esse comando como último recurso, procure por exemplo, executar um software de antivírus antes de usar esse comando.

É possível obter o nome do dispositivo a partir da saída do comando map. Caso não seja especificado um nome de dispositivo, o MBR do dispositivo de inicialização é reparado, por exemplo, fixmbr \device\harddisk2.

Se o comando fixmbr detecta uma assinatura de tabela de partição inválida ou fora do padrão, o comando fixmbr solicita permissão antes de reescrever o MBR. O comando fixmbr é suportado somente em computadores com base em x86 (32 bits).

0 comentários: