Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

ARQUIVO BOOT.INI

ARQUIVO BOOT.INI

O arquivo Boot.ini é criado durante a instalação do Windows 2000/XP. Este arquivo é gravado na partição ativa, ou seja, na partição que é utilizada para inicializar o Windows 2000/XP. Normalmente a partição ativa é o drive C:\.

Durante a fase de inicialização do Windows 2000/XP, o arquivo NTLDR lê o conteúdo do arquivo Boot.ini e utiliza este conteúdo para montar o menu de opções, no qual você pode selecionar o Sistema Operacional a ser carregado. O arquivo Boot.ini é bastante útil quando temos mais de um Sistema Operacional instalado no mesmo computador. Neste caso, as informações do arquivo Boot.ini são utilizadas pelo NTLDR para exibir um menu, no qual selecionamos o Sistema Operacional a ser carregado.

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Server - Português" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\W2KSRVIN="Microsoft Windows 2000 Server" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect
C:\="Microsoft Windows 98"

O arquivo boot.ini possui duas seções distintas:
•[boot loader]
•[operating systems]

Na seção [boot loader] é informado qual o Sistema Operacional PADRÃO, ou seja, qual o Sistema Operacional será carregado caso o usuário não selecione uma das opções do menu. Nesta seção também é definido durante quanto tempo o menu será exibido. No nosso exemplo, o menu será exibido durante 30 segundos: timeout=30. Neste exemplo também está definido que será carregado o Sistema Operacional instalado na partição default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO.

O sistema definido como padrão (default), será carregado se o usuário não selecionar nenhuma opção do menu.
Nota: Logo em seguida falaremos sobre a sintaxe utilizada pelo arquivo Boot.ini para indicar a partição onde estão gravados os arquivos do Sistema Operacional associado a cada opção. No nosso exemplo temos o caminho:
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO.

Este caminho também é conhecido como caminho ARC - Advanced RISC Computing.

Na seção [operating systems] é exibida a lista de Sistemas Operacionais instalados e disponíveis para uso. Cada linha indica um Sistema Operacional instalado e para indicar a pasta onde estão os arquivos do respectivo Sistema Operacional é utilizado o caminho ARC, que será detalhado logo em seguida. Após o caminho podem ser fornecidas chaves que alteram a maneira como o respectivo Sistema é inicializado, como no exemplo a seguir, onde foi utilizada a chave /fastdetect. Estudaremos as chaves disponíveis mais adiante. Esta lista poderá ter, no máximo, 10 elementos.

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

O que vem após o sinal de igual (=), entre aspas, é simplesmente uma descrição. Esta é a descrição que é exibida no menu de inicialização.

Nota: Observe que para o Windows 9x ou Me, é fornecido o caminho tradicional, no nosso exemplo C:\="Microsoft Windows 98", informando que o Windows 98 está na partição C:\. O que vem após o sinal de igual (=), entre aspas, é simplesmente uma descrição. Esta é a descrição que é exibida no menu de inicialização.

Para finalizar precisamos detalhar dois pontos importantes:
•A sintaxe dos caminhos ARC.
•As chaves que podem ser utilizadas no arquivo Boot.ini.
•Entendendo a sintaxe dos caminhos ARC.

Vamos detalhar as diversas partes que compõem um caminho ARC. Considere os dois exemplos a seguir:
•multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO
•scsi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO

MULTI ou SCSI: Na primeira parte do caminho temos duas opções: multi ou scsi. Utilizamos scsi em uma única situação: quando temos uma controladora SCSI com a BIOS desabilitada, o que é uma situação muito rara. Em todas as demais situações utilizamos multi para a primeira parte do caminho ARC. O número entre parênteses indica a ordem em que os adaptadores são carregados. Por exemplo, se você tiver um computador com dois adaptadores IDE instalados. O caminho dos discos do primeiro adaptador inicia com multi(0) e o caminho dos discos do segundo adaptador inicia com multi(1).

DISK: Indica a posição (ID) do disco SCSI e somente é utilizado quando a primeira parte do caminho começa com SCSI. Quando a primeira parte for MULTI, esta parte será sempre disk(0).

RDISK: Um número que identifica o disco dentro da controladora. Para controladores SCSI este número será ignorado. Sempre inicia com o valor zero. Por exemplo, se você tiver um computador com duas controladores IDE e dois discos em cada controladora, teremos as seguintes combinações possíveis:
•multi(0)disk(0)rdisk(0) -> Primeiro disco da primeira controladora.
•multi(0)disk(0)rdisk(1) -> Segundo disco da primeira controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(0) -> Primeiro disco da segunda controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(1) -> Segundo disco da segunda controladora.

PARTITION: Indica o número da partição/volume dentro do disco. O valor entre parênteses começa com 1, diferente dos valores dos outros parâmetros que iniciam sempre com zero. Por exemplo, se você tiver um computador com duas controladoras IDE e dois discos em cada controladora. No primeiro disco da primeira controladora você tem uma única partição e nos demais discos duas partições, teremos as seguintes combinações possíveis:

•multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)-> 1ª partição do 1º disco da primeira controladora.
•multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)-> 1ª partição do 2º disco da primeira controladora.
•multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)-> 2ª partição do 2º disco da primeira controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(0)partition(1)-> 1ª partição do 1º disco da segunda controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(0)partition(2)-> 2ª partição do 1º disco da 2ª controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(1)partition(1)-> 1ª partição do 2º disco da 2º controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(1)partition(2)-> 2ª partição do2º disco da 2ª controladora.

O que vem após o caminho ARC é o nome da pasta, dentro da partição especificada pelo caminho ARC, onde estão os arquivos do Sistema Operacional. No exemplo que demos no início deste tópico temos o seguinte caminho:

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO

O que representa esta caminho? Lendo de trás para frente temos a seguinte interpretação:
A pasta WXPPRO -> \WXPPRO
da segunda partição -> partition(2)
do segundo disco -> rdisk(1) *
da primeira controladora -> multi(0) *

(*): Lembre que para multi, disk e rdisk os valores iniciam em zero e para partition os valores iniciam em um.

AS CHAVES QUE PODEM SER UTILIZADAS NO BOOT.INI

/BASEVIDEO: Essa chave faz com que o Sistema Operacional seja inicializado utilizando um driver VGA com configurações padrão mínimas, suportadas pela maioria dos adaptadores de vídeo e monitores. Esta opção pode ser utilizada se você instalou um novo adaptador de vídeo (ou um novo monitor), os quais não estão funcionando corretamente, a ponto de após feito o logon, não ser possível ler as informações exibidas na tela. Neste caso você pode fazer a inicialização no Modo seguro, que descreveremos mais adiante, alterar o arquivo boot.ini adicionando a chave /basevideo. Quando o Windows 2000/XP for inicializado serão utilizadas configurações básicas do driver VGA. Você poderá fazer o logon e corrigir as configurações que estão impedindo o funcionamento correto do adaptador de vídeo ou do monitor. Feitas as correções você pode retirar a chave /basevideo para que o Windows 2000/XP carregue as configurações de vídeo normalmente. No exemplo a seguir temos uma ilustração do uso desta chave:

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO /basevideo

/fastdetect=comx ou /fastdetect=comx, y,z ou /fastdetect: Com esta chave a detecção de mouse serial na inicialização será desabilitada. Comx é utilizada para especificar se a detecção deve ser desabilitada em um única porta com, como por exemplo Com1 ou Com2. É possível desabilitar a detecção em duas ou mais portas, como por exemplo Com1, Com2. Se não for especificada a porta Com, a detecção será desabilitada em todas as portas. Por padrão a chave /fastdetect, sem a especificação de porta, é incluída em todas as opções de Sistema Operacional do arquivo boot.ini, com exceção de linhas que correspondem ao Windows 9x ou Me.

/maxmem:n: Com esta chave é possível definir a quantidade máxima de memória RAM disponível para o Windows 2000/XP. Por exemplo, em um computador com 256 MB de RAM instalados, se você quiser utilizar apenas 128, utilize a seguinte chave: /maxmem:128. A única justificativa para o uso desta chave é se você quiser detectar se um determinado pente de memória está com problemas.

/noguiboot: Inicializa o Windows 2000/XP sem exibir a tela gráfica com informações sobre o andamento (Status) da inicialização.

/sos: A medida que os drivers de dispositivos vão sendo carregados, o nome dos arquivos que estão sendo carregados será exibido no vídeo. Esta opção é útil quando o Windows 2000/XP não consegue inicializar corretamente e você quer detectar em que ponto da inicialização está o problema. Por exemplo, se você utilizar esta chave e a inicialização for interrompida no momento da carga do driver da placa de rede, este é um bom indicativo de que o problema pode ser com este driver ou com algum driver relacionado.

0 comentários: