Páginas

domingo, 10 de março de 2013

A suplementação com vitamina C reduz a hipertrofia muscular:


A suplementação com vitamina C reduz a hipertrofia muscular:

Mesmo nos dias de hoje, os suplementos de vitamina C continuam a ser bastante populares e consumidos pelos culturistas e praticantes de musculação.

Entre os seus supostos benefícios encontram-se efeitos anti-catabólicos, que em teoria poderiam facilitar uma maior hipertrofia muscular. Mas será isso verdade, e será mesmo isso que acontece?

Na realidade, já foram realizados vários estudos que comprovam precisamente o oposto. Este estudo em especial mostra que a suplementação com vitamina C reduz a hipertrofia do músculo esquelético em resposta à sobrecarga crônica (1).

Apesar do fato de ainda não ter sido publicado, o artigo de Yuhei Makanae et al. na verdade, apenas confirma o que mais e mais cientistas têm vindo a especular no último par de anos. Uma ingestão elevada de antioxidantes, e como parece, em particular da vitamina C, sabota a resposta hipertrófica dos músculos ao treino com pesos.

Figura 2: 14 dias de 500mg/kg (HED 0.08mg/kg) a suplementação com vitamina C prejudica a hipertrofia do músculo esquelético em ratos (Makanae. 2012)
Como pode ver na figura 2, o efeito foi relativamente pequeno, mas muito significativo em termos estatísticos (p <0 0.08mg="" a="" alguns="" apesar="" aumentando="" aumentarem="" br="" c="" concentra="" contrariar="" corpo="" corporal="" da="" de="" dias="" do="" e="" elevadas="" elimina="" entusiastas="" esfor="" est="" f="" facto="" hed:="" in="" ingerido="" ir="" isso="" kg="" mais="" mg="" muito="" n="" no="" o="" os="" para="" peso="" provavelmente="" quantidades="" que="" raz="" regime="" renal.="" ricos="" s="" sem="" seu="" seus="" suplementa="" tentar="" ter="" til="" todos="" tomar="" uma="" veis="" via="" vitamina="">
Tal como os dados da figura 2 mostram, os mesmos mecanismos homeostáticos que conhecemos dos seres humanos, também funcionam da mesma forma em roedores – pelo menos no que diz respeito aos níveis séricos.


Por outro lado, no músculo plantar do grupo suplementado, verificou-se uma acumulação significativamente mais elevada de vitamina C do que no grupo placebo.

Este aumento foi acompanhado por uma atenuação dos efeitos repressores que a sobrecarga crónica do músculo teve sobre a expressão da proteína catabólica atrogina-1 e na proteína anabolizante ERK1 / 2 (p <0 animais="" br="" de="" grupo="" n="" no="" o="" suplementados.="">
Com base nesta observação e com referência aos resultados de estudos anteriores e ao fato de que nem o conteúdo de água do músculo, nem uma redução significativa na ingestão de alimentos no grupo de vitamina C poderem explicar as diferenças observadas, Makanae et al. concluíram:

A administração oral de vitamina C atenua a hipertrofia muscular induzida por carga mecânica crónica.
Porém, o estudo não responde à questão de saber se os efeitos seriam idênticos num cenário de treino do mundo real, onde o desgaste ainda mais intenso e desgaste no músculo poderia ser de fato suficiente para induzir a hipertrofia do músculo esquelético humano apesar da suplementação de vitamina C.

Mas vamos ser honestos. Em vista do fato de que as evidências científicas que provam os benefícios ergogénicos da suplementação com mais de 1 grama de vitamina C por dia (em seres humanos) serem simplesmente inexistentes, o ponto-chave a reter do estudo em mãos deve realmente ser:

Não aumente a sua ingestão de vitamina C para além de 1 grama por dia. Isto se não quiser correr o risco de comprometer os resultados de todo o trabalho duro que está a aplicar nos seus treinos.

Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23181439

0 comentários: