Páginas

sábado, 6 de agosto de 2011

Programas essenciais para Linux: Imagens, leitores de PDF, suítes de escritório, clientes torrent e queimadores de mídia

Este artigo foi feito para mostrar as opções de softwares existentes do mundo do pinguim. Em geral, a maioria das distribuições friendly-user costuma vir com uma coleção completa que faz parte do pacote de programas mantidos pela própria equipe que mantém o ambiente gráfico com colaborações de quem mantém a distribuição.
Perdeu a primeira parte? Leia o post Programas essenciais para Linux: Navegadores, players de áudio e vídeo e IMs!

Imagens

Atendendo a esse nome genérico, aqui serão exibidos softwares de manipulação/gerenciamento/visualização de imagens.

GIMP

Acrônimo para GNU Image Manipulation Program, o GIMP é um dos mais populares editores de imagens: ele vem recheado de funções extensíveis e é perfeito para quem quer algo menos complexo que o Photoshop e ainda sim ter boas edições. Funciona sobre engine GTK e tem muito envolvimento da turma da Free Software Fondation.
GIMP

Shotwell

Gerenciador de imagens, separa as fotos em coleções, edita tags e envia diretamente para o Flickr, Facebook, Picasa Web, Piwigo e YouTube (esse último se for um vídeo, claro). Sua edição básica remove olhos vermelhos, ajusta brilho, corta, rotaciona e te deixa tão bonito quanto modelo de capa de revista refina a foto antes de você enviar para a Internet. Basicamente o que o Picasa faz, mas a versão For Linux ainda está em beta.
Shotwell

Inkscape

Outro orgulho do mundo Linux. Oferece desenho vetorial incrivel e suporte nativamente .svg, um formato de imagens inovador que não perde a qualidade de imagem ao ser ampliada, além de ser um formato aberto.
InkScape

Leitor de PDF

Exceto pelo Adobe Reader, são simples e sem muitas firulas, os recursos são colocados na medida certa, sem mais nem menos.

Evince

Leitor de PDFs mantido pela comunidade do GNOME. Segue uma filosofia de simplicidade, apenas cumpre a função de ler PDFs de forma decente sem mil e um recursos que você nem sonhava que existia.
Evince

Adobe Reader

Pois como não falar de PDFs sem falar de Adobe Reader? A Adobe mantem uma versão usável de seu leitor de PDFs (afinal, soaria ilógico se ela criasse um formato de arquivo e não tivesse suporte para todas as plataformas) mesmo ainda estando na versão 9. A Adobe não mostra muito cuidado com o Linux. Parar de desenvolver o AIR e não portar o Shockwave são só exemplos do descaso da Adobe com o Linux.
Adobe Reader

Okular

O visualizador de arquivos do KDE também segue a linha simplista do Evince, mas com alguns recursos de usabilidade a mais. Diferente do Evince, ele funciona sobre QT, a biblioteca gráfica do KDE, isso significa que ele funciona melhor nele.
Okular

Suite de escritório

Well, Well… chegamos num ponto muito importante: o que o Linux tem a nos oferecer para driblar a falta de versão do grande Office da Microsoft? Pois eu digo que eles têm um concorrente que serve muito bem, além de outras opções mais… exóticas.

LibreOffice/OpenOffice

Depois que a Oracle adquiriu a Sun e começou a fazer mudanças no OpenOffice sem consultar a comunidade, eles simplesmente foram lá e montaram um fork do OpenOffice e chamaram de LibreOffice. Não tem necessidade (eu pelo menos não vejo) ja que os dois são praticamente o mesmo, mudando apenas o Branding de OpenOffice para LibreOffice. Uma coisa é certa: a comunidade não gosta de ser dominada.
Tanto o OpenOffice quanto o Libre Office vem com:
  1. Writer (processador de textos)
  2. Calc (planilhas)
  3. Impress (apresentações de slides)
  4. Base (banco de dados)
  5. Draw (desenho vetorial)
  6. Math (formulas matemáticas)
Libre Office Writer

Calligra Suite

Feito com base no antigo KOffice, a suite de escritório do KDE, funciona sobre as bibliotecas QT do mesmo. É lançado de forma totalmente independente do KDE, mas anda de mãos dadas com o desenvolvimento deste, pois muitos desenvolvedores do antigo KOffice e proprio KDE estão no projeto. O Calligra surgiu em uma tentativa de reviver o KOffice, um projeto que estava abandonado pela equipe do KDE. Como o LibreOffice, também é compatível com o Microsoft Office e inclui:
  1. Words (processador de textos)
  2. Tables (planilhas)
  3. Stage (apresentações de slides)
  4. Kexi (banco de dados)
  5. Flow (diagramas)
  6. Plan (planejamento de projetos
  7. Karbon (desenho vetorial)
  8. Krita (edição de imagens)
Krita

Cliente Torrent

Clientes torrents são um grande exemplo da boa qualidade dos programas do Linux e também estão disponíveis para utilização na plataforma de modo tão tradicional quanto em outros sistemas.
ATENÇÃO: O Guia do PC não apoia nem se responsabiliza pelo uso indevido de clientes torrents para downloads ilegais ou piratas.

Transmission

Muito popular tambem no Mac OS X, o transmission é tão leve e prático quanto o µTorrent e pode ser usado em servidores para acesso virtual pelo proprio navegador. O Transmission vai baixar seus torrents e gerenciá-los de forma inteligente e cuidar deles como se fossem estrelas do rock. Inacreditavelmente, o Transmission não tem uma versão para Windows.
Transmission

Deluge

Apesar de ser um pouquinho mais pesado que o Transmission, o Deluge foca na interface, usabilidade e recursos práticos que fazem dele um ótimo cliente tanto para Linux, Mac OS X e Windows.
Deluge

Queimador de Mídia

As opções encontradas aqui são simples e objetivas, nada muito complexo com 212021 opções de recursos que você não vai usar. Simples e objetivo, eles gravam, copiam, ripam midia e cumprem muito bem essa função.

Brasero

Muito intuitivo e friendly-user, o Brasero é um queimador de mídias bem simples e prático, perfeito para o dia-a-dia e para gravar aquele CD com as suas faixas prediletas sem precisar se perder em centenas de opções diferentes. É parte da coleção de softwares do GNOME.
Brasero

K3b

Queima mídias do KDE, o K3b é o mais completo e oferece mais opções de personalização e manipulação antes de começar a gravar uma mídia ou copiar alguma. Funciona sobre QT e faz parte do KDE.
K3b

Conclusão

Texto comprido, né? Mas se você chegou aqui provavelmente notou que existem sim opções de software de qualidade para Linux e eles são totalmente compatíveis com os padrões de usabilidade que o usuário doméstico demanda!

Guiadopc

0 comentários: