Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os 10 mandamentos do Enem


Para realizar o Enem o candidato deve produzir um texto dissertativo-argumentativo em que defenda seu ponto de vista acerca do tema proposto. Para isso, deve utilizar os conhecimentos adquiridos durante sua formação no ensino médio e sua própria experiência de vida.  Para ajudá-los a se dar bem no exame, separamos algumas dicaspara reforçar os cuidados que podem garantir um bom desempenho na redação do Enem.
1. Leitura atenta da proposta
Uma leitura cuidadosa da proposta de redação evita que o candidato fuja do tema. O entendimento correto do que está sendo solicitado pode garantir a eficácia da argumentação.
2. Leitura atenta
Os textos de introdução ao assunto apresentam diferentes olhares sobre o tema proposto. Estes trechos cumprem a tarefa de provocar a reflexão acerca da situação em questão.
3. Atenção às instruções
Respeitar o mínimo de oito linhas e máximo de 30, bem como escrever a caneta são quesitos fáceis de cumprir.
4. Rascunho
Todo texto bem construído tem como base um esboço. É o momento de organizar as ideias e esquematizá-las em parágrafos que obedeçam à estrutura da dissertação: introdução, desenvolvimento e conclusão.
5. Linguagem
Evite períodos muito longos e vocabulários requintados demais, além de clichês ou generalizações.
6. Marcas da oralidade
Expressões como “né”, “ok”, “tá”, gírias, palavras obscenas e xingamentos devem ser evitados.
7. Cuidado com o “internetês”
Abreviações do tipo “vc”, “hj”, “td” não caem bem em uma prova de redação que procura avaliar o domínio da língua portuguesa e a capacidade de argumentação do candidato.
8. Pessoa do discurso
É conveniente escolher a pessoa do discurso a ser usada (terceira pessoa do singular ou primeira pessoa do plural) e mentê-la em todo o texto.
9. Revisão
Antes de passar o texto a limpo, é aconselhável relê-lo para corrigir erros de ortografia, concordância verbal e nominal, pontuação e acentuação.
10. Treino em casa
Excelente exercício para adquirir segurança e perder o medo de escrever é treinar em casa, nos meses que antecedem o exame, produzindo redações com temas de provas passadas.

0 comentários: