Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

Wine – Rode aplicativos do Windows no seu Linux

Wine – Rode aplicativos do Windows no seu Linux

Quando converso com as pessoas sobre o uso do Linux em computadores pessoais, perguntando o que acham de usar no dia-a-dia, eu sempre escuto o mesmo argumento: "Ah… eu acho até legalzinho, mas não consigo instalar aquele jogo ou aquele programa que preciso…”.
É verdade que o Linux hoje tem uma gama enorme de programas embutidos na instalação semelhantes ao do Windows, que conseguem fazer as mesmas tarefas e sendo até superiores que o seu concorrente, porém as pessoas não conseguem se habituar a uma interface diferente e acabam desistindo do uso do Linux. Um amigo me apresentou o Wine, que na verdade é um programa que acaba dando uma força para essas pessoas que sentem a necessidade dos aplicativos do Windows.




O Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de rodar aplicações Windows em Linux e em outros sistemas operacionais compatíveis com POSIX. Os programas Windows a rodar no Wine agem como se fossem nativos, executando sem as penalidades de desempenho ou uso de memória de um emulador, com um visual semelhante às outras aplicações do seu computador.
Exemplo de funcionamento do Office 2007 no Linux
Need For Speed Carbon rodando no Linux
O projeto Wine começou em 1993 como uma maneira de suportar a execução de programas do Windows 3.1 em Linux. Bob Amstadt foi o coordenador original, mas cedeu o seu lugar relativamente cedo a Alexandre Julliard, que tem coordenado desde então. Com o passar dos anos, foi adicionada portabilidade para outros Unixes, juntamente com o suporte para aplicações Win32 à medida que estas se tornavam populares.
O Wine continua em desenvolvimento e não é ainda aconselhado para um uso genérico. No entanto, muitas pessoas acham-no útil para executar um número crescente de aplicações Windows. Visitem a Base de dados de Aplicações no site dos desenvolvedores para ver relatórios de sucesso ou fracasso de centenas de programas Windows, assim como a Base de dados de Bugs para uma lista de problemas conhecidos, e a página de Estado para uma vista global do progresso de implementação do Wine.
Uma larga diversidade de programadores do Wine podem ser abordados nos forums Wine. Para maiores informações/download do programa, basta entrar no site: http://www.winehq.org.

winehq

0 comentários: