Páginas

Musculação: Variáveis do Treinamento

Musculação: Variáveis do Treinamento

VARIÁVEIS DO TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO:
A construção de um programa de treino depende das seguintes variáveis:

– Escolha dos exercícios
– Ordem dos exercícios
– Número de séries
– Período de descanso entre as séries e
exercícios
– Período de descanso entre as sessões de
treinamento
– Cargas utilizadas

A escolha dos exercícios depende da pré-análise de alguns aspectos inerentes a mesma.

VEJA ABAIXO o que define um exercício ser diferente do outro:

– Sobrecarga mecânica
– Primários x assistentes
– Músculos Multiarticulares x Uniarticulares
– Exercícios Multiarticulares x Uniarticulares
– Cadeia cinética aberta x Cadeia cinética fechada
– Diferenças entre a Barra e o halter
– Tipos de Pegadas
– Diferenças entre o recrutamento muscular devido as Inclinações
– Limitações de alunos (equilíbrio, coordenação muscular)
– Trajetória do movimento
– Análise do torque
– Pessoas mais baixas
– Agachamento
– Calço (muda o torque aonde)
– Compressão interdiscal

Musculação: Tipos de Forças e Ação Muscular

VEJA OS TIPOS DE FORÇA E AÇÃO MUSCULAR QUE VOCÊ PRECISA TREINAR



1 – ISOMÉTRICOS (Permanente):
Os exercícios isométricos são definidos como resistência sem movimento, desenvolvendo-se tensão muscular, contudo o músculo não encurta nem alonga, i.e., ocorre contração muscular estática, sem movimento. Contrações isométricas efetivas devem ser executadas até ao ponto de fadiga muscular e depois o exercício deve ser repetido várias vezes para máximo benefício. A manutenção das posturas e os exercícios contra superfícies imóveis (ex. palmas da mão contra parede) promovem, então, o desenvolvimento de tensão sem modificação do tamanho da fibra muscular, de forma a aumentar o tónus e força muscular, quando há fraqueza. É o método mais rápido para ganhar força muscular, sem aumentar a massa.
2 – CONCÊNTRICOS DINÂMICOS (Dominante):
Fase concêntrica (também chamada de positiva) – Essa fase é a de contração do músculo, momento no qual o peso é levantado ou puxado. No caso da rosca direta, a fase concêntrica ocorre quando levantamos a barra até acima do peito. É nessa fase que encontramos maior resistência ao fazer o movimento.
3 – EXCÊNTRICOS DINÂMICOS (Cedente):
Fase excêntrica (também chamada de negativa) – Ela faz o movimento contrário da fase concêntrica. Enquanto na fase concêntrica há a contração muscular, na excêntrica ocorre a descontração do músculo. Esse é momento em “baixamos” o peso. Usando mais uma vez a rosca direta como exemplo, nela a fase excêntrica ocorre quando baixamos a barra até abaixo da linha da cintura.
4 - EXERCÍCIOS ISOCINÉTICOS:
São conseguidos quando o músculo encurta contra uma resistência cooperante igualada com a força produzida pelo músculo e requerem uma velocidade constante durante toda a amplitude do movimento. Quanto mais lenta for a velocidade do movimento isocinético, maior será o ganho em força e endurance (resistência). Estes exercícios devem ser iniciados com um mínimo de resistência ao movimento (sem permitir que este ocorra), que é aumentada gradativamente.
5 - EXERCÍCIOS ISOTÔNICOS:
São mais dinâmicos e realizados com movimento, com ou sem pesos, envolvendo a contração e extensão muscular controlada, contra uma carga constante. A tensão deverá permanecer constante durante o exercício e evolvem a movimentação e mobilidade dos músculos. Contribuem para a coordenação motora, flexibilidade e força.
6 - EXERCÍCIOS ISOMÉTRICOS X ISOTÔNICOS
A diferença entre a contração isotônica e a isométrica é que na primeira há presença de movimento e na segunda ausência. Por exemplo, exercer força com as palmas das mãos contra uma parede é uma forma isométrica, enquanto que flexões de braços são isotônicas.
7 – COMBINADOS:
Esta se faz com a combinação de 2 tipos de forças diferentes.
Referência:

Macaluso, A.; De Vito, G. (2004). Muscle strength, power and adaptations to resistance training in older people. Eur J Appl Physiol . 91: 450-472.
Easterling, C. (2008). Does an exercise aimed at improving swallow function have an effect on vocal function in the healthy elderly?. Dysphagia. 23: 317-326.

Postado por:
Hélcio Gangana Personal Trainer

Ler Mais