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Como enviar emails automaticamente para grupos de pessoas

Você já precisou mandar emails para várias pessoas e acabou tendo problemas? Não é incomum um endereço antigo ser desativado pelo usuário ou uma pessoa vir a mudar conta ou de serviço. Além disso, nunca estamos livres de nos esquecer de alguém. Essas são algumas possibilidades para que um indivíduo não receba a mensagem.
Ou, de repente, ao responder um email, ninguém está livre de se esquecer de adicionar algum dos cinquenta integrantes que estavam listados na mensagem original. Para evitar esse tipo de coisa, uma solução prática e simples é criar um grupo. Assim, sempre que você mandar uma mensagem para a lista, todos os integrantes a recebem.
Abaixo, o Baixaki preparou um tutorial explicando como criar grupos no Google e no Yahoo!. Vale lembrar que é preciso ter uma conta de usuário nos respectivos serviços para aproveitar esta funcionalidade.

Criando grupos no Google

Com o seu perfil já conectado, entre no endereço do Google Groups (ou acesse pelo Gmail, clicando em “Mais” e escolhendo “Grupos”) e clique no botão “Create”.
Iniciando o processo
Em seguida, você precisa definir o nome de seu grupo. Veja que, enquanto você digita o título, o endereço é automaticamente preenchido (os espaços são trocados por -). Em seguida, você deve escrever uma definição, para ajudar os participantes a entenderem a ideia de sua lista. Por último, estabeleça o nível de acesso desejado.
O grau “Public” permite que qualquer pessoa interessada possa ler os tópicos criados e entrar no grupo. Entretanto, somente membros podem postar mensagens e ver a lista dos integrantes. Nesse modo, só o administrador pode criar páginas e carregar arquivos. O nível “Announcement-only” possibilita a entrada irrestrita de membros e leitura do material.
Porém, somente administradores podem criar tópicos, páginas e carregar arquivos. Esse tipo de lista seria mais voltado para quem precisa somente enviar recados aos membros. O grau “Restricted” faz com que os usuários precisem de convite para acessar o grupo e o conteúdo é restrito aos integrantes. Uma vez tudo definido de acordo com o que você precisa, clique em “Create my group”.
Definições do grupo
Então é preciso escrever o código de CAPTCHA para provar que você não é um robô.
antibot
Uma nova tela sugere que você já convide os membros que devem integrar seu grupo. Para isso, basta digitar os emails separados por vírgulas. Lembre-se de escrever uma mensagem para informa-los do que se trata o convite. Se quiser pular esta etapa, basta clicar em “Skip this step”.
Convidando membros
Por último, uma nova mensagem informa que o grupo foi criado com sucesso e fornece as informações relacionadas a ele.
Grupo criado
Você também já pode vê-lo na lista de grupos e efetuar o gerenciamento dos membros, mensagens e aparência (por meio do botão “Manage”).
Gerenciando o grupo
Agora, seu grupo já está criado e você pode enviar mensagens a todos integrantes pelo email, digitando como destinatário o endereço do grupo.
Mandando mensagem pelo email
Ou na página do próprio grupo, no formulário existente em “Start a new discussion topic”.
Utilizando o formulário

Criando um grupo no Yahoo!

Com sua conta do Yahoo! já conectada, acesse a página de grupos do Yahoo!. Então, clique no botão “Crie seu grupo”.
Criando grupo no Yahoo!
Em seguida, é solicitado que você escolha uma categoria para ele. Para isso, basta dar um clique duplo naquela que mais se enquadra na lista a ser criada.
Escolhendo categoria
No próximo passo, você deve escolher uma subcategoria. Ela deve definir mais especificamente a finalidade do seu grupo. Uma vez definida, clique em “Criar aqui”.
Criar grupo
Em seguida, você deve digitar o nome de seu grupo e preencher o endereço de email desejado para ele (ao contrário do Google, não é automático). É aconselhável digitar a descrição do grupo, para que os integrantes venham a conhecer a finalidade da lista. Quando tudo estiver corretamente definido, clique em “Continuar”.
Descreva o grupo
Então, você deve escolher o perfil que deseja associar ao grupo.
Associando perfil
Prontinho! O grupo já está ativo e listado em sua conta e basta um clique duplo para efetuar tarefas de gerenciamento.
Grupo criado!
A tarefa mais importante agora é convidar os integrantes da lista (por meio do botão “Convidar” na página do grupo). Lembre-se de que os emails devem ser separados por vírgulas.
convidar pessoas
Você pode mandar mensagens para todos os integrantes pelo correio eletrônico, digitando o email definido para o grupo.
Mandando email
A criação de um grupo pode ser uma maneira muito prática de mandar emails para várias pessoas, sem correr o risco de se esquecer de alguém. Pode ser aplicado para amigos, cursos, turmas de faculdade, equipes de jogos, entre várias outras possibilidades.

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O Twitter

O Twitter funciona como um microblog, no qual o usuário pode postar o que bem entender, desde comentários sobre o que estiver fazendo no momento, até divulgação de fatos que estejam acontecendo. A diferença neste caso é o limite de tamanho das mensagens: os tweets não podem exceder 140 caracteres.
É claro que para os usuários com perfil ativo na rede social essas serventias básicas já são mais do que conhecidas. Porém, você já pensou em aproveitar o Twitter para atividades que vão além de falar sobre a sua vida para seus seguidores?
Viva o Twitter!
Uma ferramenta como esta, que alcança milhões de pessoas no mundo inteiro e faz anônimos serem ouvidos por figuras públicas, não pode ser reduzida ao básico. Existem várias ações que podem ser realizadas a partir desta rede social. Para mostrar alguns exemplos, a equipe do Baixaki preparou sete alternativas interessantes de uso.

Arranje o emprego dos seus sonhos

Classificados em jornais foram por um bom tempo a melhor forma de encontrar oportunidades de trabalhos. Porém, a internet e as redes sociais propiciaram novos ambientes para divulgação de vagas. E, com o Twitter, não poderia ser diferente.
Escolha a oportunidade que mais se adequa à sua profissão
No início de março, até o ator Charlie Sheen (conhecido pela atuação no seriado Two and a Half Men) entrou na dança. Ele escolheu o Twitter para divulgar que estava procurando um estagiário especialista em estratégias para mídias sociais.
Existem alguns perfis cadastrados na rede social que são focados nisso. Muitos deles atendem uma área específica (como o @trampos, para comunicação digital e publicidade, @vagasjornalismo e o @vagas_mkt, para marketing). Outros, como o @JobsFactory, o @curriculumvagas e o @vagas, disseminam oportunidades em vários ramos de atuação, informam sobre cursos, palestras e processos seletivos, além de fornecer dados sobre o mercado de trabalho no Brasil.
Jornalistas: fiquem atentos!
Mas, se você está mais para o tipo de profissional que prefere trabalhar como freelancer, pode procurar perfis como o @tramposFreelas, o @frilas e o @freela_com_br. Para os estudantes universitários, a dica é seguir contas que divulguem vagas de estágio e trainee, como o @vagas_trainees, @portaltrainee e o @estagios.
Vale ressaltar que grande parte dos perfis existentes cobrem, basicamente, vagas para Tecnologia de Informação e Comunicação Social, áreas com atuação mais forte nas redes sociais.

Conheça o amor da sua vida pelo Twitter

Os solteiros e as solteiras de plantão também não podem brincar em serviço. O Twitter é um ótimo meio para conhecer pessoas de todo o Brasil e até de todos os cantos do mundo. Então, por que não aproveitar esta integração intensa para mudar o status de relacionamento também?
Foi o que aconteceu com Viviane (30 anos) e Rafael (27 anos). Os dois se conheceram por meio do microblog e começaram a trocar mensagens. A relação começou a engatar em algo mais próximo do que uma amizade quando Viviane fez uma “brincadeira” com a sua webcam. Aos 30 anos e solteira, no dia de Santo Antônio, a moça resolveu tirar fotos simulando ameaças ao santo casamenteiro e divulgou o resultado em seu perfil do Twitter.
Owwnnn! S2!
Ao ver as fotografias, Rafael perguntou a Viviane porque tanta revolta com o coitado do santo. Viviane explicou a situação e, então, ele prometeu a ela que eles se casariam, para que ela não ficasse mais solteira. Com o tempo, os dois passaram a conversar mais e se apaixonaram, mesmo morando em estados brasileiros diferentes. Quando se conheceram pessoalmente, a paixão se tornou ainda mais intensa e consolidou o namoro dos dois pombinhos.
Esta história é um relato encontrado em um site que permite a publicação de histórias de amor diferentes. Os nomes foram trocados a fim de preservar a imagem das pessoas envolvidas, porém, o incentivo é real. Se você está solteiro, ou solteira, aproveite esta oportunidade para encontrar a sua alma gêmea.

Faça negócios!

Quem utiliza o Twitter provavelmente já deve ter se deparado com posts divulgando produtos ou promoções. Da mesma forma como empresas famosas se utilizam da rede social para conquistar seus clientes, muitos usuários também publicam mensagens quando desejam vender, trocar ou comprar objetos. Os seguidores do perfil anunciante retwittam a mensagem a fim de divulgá-la para mais pessoas. Desta forma, você tem mais chances de fechar negócio.
Tecnisa, construtora e angariadora, fez a primeira venda pelo Twitter em 2009
Um exemplo de negócios feitos pelo Twitter é o que a construtora e incorporadora Tecnisa tem feito. No ano de 2009, a empresa estreou suas vendas por meio da rede de microblogs, fechando negócio em um apartamento no valor de 500 mil reais no Rio de Janeiro. A partir de então, várias empresas vêm lucrando com a ferramenta. A Dell é outro caso de sucesso, obtendo cerca de 1 milhão de dólares por ano com as promoções exclusivas para a rede social.
Caso o fato de publicar informações pessoais (número de telefone, MSN, endereço etc.) pela rede lhe incomodar, a opção mais tranquila neste caso é utilizar a opção “Direct Message”. Com elas você pode entrar em contato com possíveis compradores por meio de mensagens particulares dentro do Twitter, sem se preocupar com a divulgação em massa como aconteceria se as informações fossem postadas em um tweet normal.

Rastreie encomendas via correio

Outra funcionalidade que pode ser extraída do Twitter é a possibilidade de monitorar o andamento de entregas feitas pelos Correios. Quem costuma fazer compras pela internet já deve ter ficado em estado de ansiedade nos dias em que o produto está previsto para chegar.
O pior destas situações é a falta de informações concretas sobre a trajetória do pacote, já que a maioria dos sites não passa dos status: “Pedido realizado”, “Produto enviado para entrega”, “Produto a caminho”. Quer acabar com essa agonia de ficar desinformado sobre o paradeiro de sua própria compra?
Acompanhe o andamentos de entregas via Correios
É muito simples, acesse o site TwitCorreio (cujo perfil na rede social é @twitcorreio), cadastre o seu nome do usuário do Twitter em “Sign in with Twitter”, permita o acesso aos seus dados e insira o código de rastreamento da compra. Agora, basta acompanhar todos os passos da entrega pelo perfil do site na rede social e esperar até que o produto chegue à sua casa.

Torne-se “amigo” do seu ídolo

Uma das coisas que o Twitter propicia para seus usuários é uma aproximação inédita de pessoas famosas. Atores, cantores, bandas e apresentadores têm cada vez mais aderido à rede de microblogs para ter um contato maior com seus fãs.
Entre as postagens, os perfis famosos às vezes disponibilizam detalhes sobre a vida do artista ou de pessoas com cargo público. Dessa forma, estas pessoas, que antes pareciam intocáveis, se tornam mais presentes nas vidas do público, que também pode conhecer melhor seus ídolos.
Twitter oficial da Lady Gaga
Alguns dos perfis públicos brasileiros mais seguidos no Twitter são do apresentador Luciano Huck (@huckluciano), do jogador de futebol Kaka (@KAKA), da cantora Ivete Sangalo (@ivetesangalo) e do apresentador do CQC Rafinha Bastos (@rafinhabastos). Já dos internacionais, o ranking é dominado por Lady Gaga (@ladygaga), seguido de Justin Bieber (@justinbieber) e Britney Spears (@britneyspears).

Saiba a hora certa

Para conferir a hora certa, o usuário pode seguir a conta do Big Ben no Twitter (@big_ben_clock). A página simula as badaladas do relógio de hora em hora. Por exemplo, se agora forem 7h da manhã, o perfil do Big Ben vai postar sete vezes a palavra “BONG”, representando as sete badaladas do famoso relógio inglês.
Tic tac... Tic tac...
Porém, fique atento. Como este perfil considera o horário do Reino Unido, o horário mostrado terá quatro horas a mais do que o nosso aqui no Brasil (seguindo o horário de Brasília) quando não estivermos em horário especial de verão.

Evite temporais! Confira a previsão do tempo

Uma parceria entre o antigripal Naldecon e o canal ClimaTempo originou o conjunto de perfis que oferecem informações sobre o clima em 27 cidades brasileiras. A periodicidade das previsões do Twitter do Tempo é diária, informando as temperaturas mínima e máxima, se haverá sol durante o dia e se há possibilidade de chuvas. Clique na cidade sobre a qual você deseja ver as condições climáticas e acompanhe as mudanças para não ser pego de surpresa.

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Dicas avançadas para acelerar o seu computador

Deixe sua máquina voando com técnicas que exigem esforço, mas compensam!

O maior desejo de todos os donos de um computador é utilizá-lo com a maior velocidade possível, seja na internet, nos jogos ou apenas ao navegar pelas pastas do sistema. E não importa se compramos a máquina há pouco tempo: nunca ficamos satisfeitos com o desempenho apresentado pelo aparelho.
Muitas vezes, a lerdeza tem explicação: problemas com a configuração do modem, arquivos demais ocupando a memória ou uma coleção de vírus e outros aplicativos que causam danos à funcionalidade da máquina.
O próprio Baixaki já deu várias dicas sobre como  melhorar sua conexãoeliminar arquivos inúteis e cuidar de seu disco rígido. Mas muitos usuários não ficam satisfeitos apenas com uma leve melhora, que pode perder o efeito rapidamente. Confira abaixo algumas dicas avançadas e pouco utilizadas (mas bastante eficientes) para turbinar de vez o computador!

Atenção!

Algumas dicas apresentadas abaixo interferem em pastas e processos que, mal-executados, podem comprometer o uso do computador. Tenha cuidado ao seguir os passos descritos e, se não tiver segurança em segui-los sozinho, peça ajuda de um usuário mais experiente.
Por precaução, recomendamos que você crie um ponto de restauração no Windows antes de prosseguir ou faça um backup de seus arquivos.

O problema dos drivers

A primeira dica é desinstalar e configurar seus drivers, os arquivos que conectam o sistema com os hardwares instalados no computador. Mesmo após eliminar um aplicativo ou acessório do PC, eles continuam ocupando espaço. Mas não saia deletando qualquer um: remover o driver errado pode desabilitar funções e piorar o desempenho do computador.

Através do prompt de comando

Para ver quais drivers da Microsoft estão ativos, execute o prompt de comando como Administrador e digite “pnputil –e” (sem as aspas). Caso encontre algo irregular, guarde o nome do arquivo de extensão INF. Agora digite “pnputil –d [nome do arquivo INF]” para tentar desabilitá-lo.
Se o Windows avisar que ele está em uso, mas você estiver ciente de que sua falta não afetará o sistema, force a remoção com o código “pnputil –f –d [nome do arquivo INF]”.
Os drivers da Microsoft instalados aparecem no prompt de comando.
Já para remover drivers de outras empresas, execute o msconfig.EXE, vá em “Serviços” e marque a caixa “Ocultar todos os serviços Microsoft”. Observe quais não são úteis e execute services.MSC para localizá-los e mudar a função de cada um para “Desabilitado”. Reinicie a máquina para as mudanças terem efeito.
Os drivers que não são da Microsoft. Normalmente, são eles os problemáticos.

Gerenciador de dispositivos

Essa opção do Painel de Controle também é de grande ajuda. Se algum dispositivo estiver com problema, ele estará marcado com um ponto de exclamação amarelo. Clique duas vezes nele para desinstalá-lo, desabilitá-lo ou tentar uma atualização.
Mas quando ele não mostra alguns drivers ocultos: para isso, clique com o botão direito em “Computador”, vá em Propriedades> Configurações avançadas do sistema > Avançado > Variáveis de Ambiente. Selecione o segundo botão “Novo”, digite DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES em “Nome da variável” e 1 para “Valor da variável”.
Os drivers ocultos normalmente são acessórios antigos que se repetem.
Agora volte ao Gerenciador de Dispositivos e clique em Exibir > Mostrar dispositivos ocultos. Vários drivers antigos serão mostrados em todas as opções. Para removê-los, selecione-os com o botão direito e vá em “Desinstalar”.

Acelere a conexão

A navegação também pode ser melhorada com alguns ajustes. Você pode fazer com que ele já inicialize em alta potência e continue em um alto ritmo durante a navegação. No prompt de comando, digite “netsh int tcp set global congestionprovider=ctcp” (sem as aspas). Se encontrar problemas, substitua o código final por “=none” para desabilitar essa função.
O Windows 7 ainda possui um sistema que transfere os dados de navegação para um cache em sua CPU, evitando sobrecargas. Para ativá-lo, digite “netsh int tcp set global dca=enabled” no prompt de comando, mas saiba que isso demanda mais trabalho do seu computador.
Da mesma maneira, você pode ativar o ECN (Notificação de Congestionamento Explícito, na tradução literal), que ajuda o sistema a superar tráfego sem grandes perdas de dados. Ele também acaba deixando a máquina devagar, principalmente caso você esteja baixando arquivos grandes.
Digite “netsh int tcp set global ecncapability=enabled” para habilitá-lo e teste sua conexão para verificar resultados. Se não houver nenhum, troque enabled por disabled para desligá-lo e retornar à configuração antiga.
Outra opção é utilizar sua placa de rede para carregar dados da conexão, ao invés da CPU. Para isso, digite “netsh int tcp set global chimney=enabled” no prompt de comando. Mas lembre-se: não são todas as placas que suportam essa configuração. Desabilite o código da mesma maneira que o anterior, caso note problemas.

Registros adicionais

Outras mudanças podem ser feitas através do Editor do Registro. Execute ou pesquise por “Regedit” para que uma janela se abra. Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE > System > CurrentControlSet > Services> LanmanWorkstation > Parameters.  Nessa pasta, você pode adicionar alguns valores que alteram certos mecanismos da internet.
No Editor de Registros, crie novos valores para alterar configurações.
Como configuração padrão, o Windows reduz o tempo de espera de sua conexão, mas para executar isso ele a deixa mais devagar. Para desabilitar esse obstáculo, clique com o botão direito em uma parte vazia da janela e vá em Novo > Valor DWORD. Nomeie o arquivo como “Disable Bandwidth Throttling” e insira 1 como seu valor.
A tela de criação de um novo valor.
Ainda é possível habilitar a função auto-tuning de sua conexão, que faz com que ela seja maximizada de acordo com a quantidade de dados processada na navegação. Para ligá-lo, crie outro valor DWORD, agora chamado EnableWsd e com o numeral 0.
Você ainda pode inserir os dados FileInfoCacheEntriesMax, DirectoryCacheEntriesMax e FileNotFoundCacheEntriesMax com os valores de 64, 16 e 128, respectivamente. Eles fazem com que sua CPU seja mais exigida, aumentando o cache, mas reduzem o tráfego e melhoram a conexão. Reinicie o computador para sentir os resultados e delete os arquivos, caso o sistema piore.

Mudanças no processamento

A CPU também pode ser modificada. O Windows 7 possui algumas opções escondidas que diminuem o custo de energia, mas que podem comprometer o desempenho da máquina. Para ativá-las, digite dois códigos no prompt de comando: powercfg -attributes SUB_PROCESSOR 0cc5b647-c1df-4637-891a-dec35c318583 -ATTRIB_HIDE e powercfg -attributes SUB_PROCESSOR ea062031-0e34-4ff1-9b6d-eb1059334028 -ATTRIB_HIDE.
Agora vá em Painel de controle > Opções de Energia > Alterar configurações do plano > Alterar configurações de energia avançadas. Duas novas opções estarão disponíveis: Processor performance core parking min cores e Processor performance core parking max cores.

Coloque os valores em 100 e reinicie seu computador. Essa ação faz com que partes do sistema que não estejam em uso sejam desligadas.

Sistema multitarefas

Você ainda pode modificar o sistema de multitarefas do seu computador para evitar sobrecargas e aumentar a eficiência da CPU. São mudanças internas e que o usuário quase não nota, mas que fazem a diferença no geral.
A tarefa é simples: clique com o botão direito em “Computador” e vá em Propriedades > Configurações avançadas do sistema > Desempenho > Configurações. Lá, marque a caixa “Ajustar para obter um melhor desempenho”. Salve as alterações e feche todas as janelas.

Mais Regedit

Adicionar ou modificar alguns valores no Editor de Registro também pode ser efetivo em computadores que rodem diversos aplicativos ao mesmo tempo. Execute o Regedit e vá para HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > PriorityControl. Lá, modifique o valor da opção “Win32 PrioritySeparation” para 16.

Se você possui aplicativos que utilizam muitas operações em rede, é possível aumentar o número de comandos que são armazenados em cache. Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE> SYSTEM> CurrentControlSet > Services> Lanman Workstation > Parameters, crie um DWORD chamado MaxCmds e coloque o valor em 64.
Além disso, algumas versões do Windows fazem verificações aleatórias de drivers, que podem descobrir eventuais problemas, mas também deixam o PC mais devagar. Para desligar essa função, vá até HKEY_LOCAL_MACHINE> SYSTEM > CurrentControlSet > Control > FileSystem e crie um DWORD chamado DontVerifyRandomDrivers com o numeral 1.

Disco rígido melhorado

Um dos modos mais eficientes de aumentar a qualidade nesse quesito é a conhecida técnica de desfragmentar o disco. Mas alguns problemas podem continuar afetando seu computador mesmo após esse processo.

Partições

O alinhamento de partições é um desses problemas. Se os dados da máquina estiverem mal-organizados (ou seja, desalinhados), o ato de ler um arquivo que esteja no meio do sistema faz com que o computador busque todos os dados anteriores até chegar ao item desejado.
A boa notícia é que computadores com apenas um disco rígido ou originalmente com Windows Vista e 7 não costumam sofrer com as partições. Se este não é o seu caso, você pode utilizar a Paragon Allignment Tool para estabilizar seu sistema.

Tunelamento

Através desse processo, o sistema registra a data de criação (e outras informações) de um arquivo deletado. Isso pode consumir espaço, mas pode ser facilmente desabilitado. Execute o Regedit e vá para HKEY_LOCAL_ MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > FileSystem. Crie um valor DWORD chamado MaximumTunnelEntryAgeInSeconds, numere para 0 e reinicie a máquina.
Assim como outros processos, modificar isso pode causar efeitos estranhos e inesperados no computador. Tenha certeza de que tudo está normal – caso contrário, é só deletar o valor em seu local de origem.

Impressoras

Aparentemente inofensivas, elas também podem causar alguns problemas em seu spooler, o serviço que controla a fila de impressão e retém alguns dados. Você pode restaurar esse sistema a partir de três operações.

Primeiramente, execute services.MSC, clique com o botão direito em “Print spooler” e vá em “Stop”. Agora vá ao "Regedit" e navegue para HKLM > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Print > Monitors > Local Port. Dê um duplo clique em ‘Driver’ e certifique-se de que ele seja o localspl.dll.
Agora vá para HKLM > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Print > Monitors. As opções de pasta devem ser “Microsoft shared”, “Standard TCP/IP”, “Local port” e “USB monitor”. Remova as demais, mas cuide para que a Restauração do sistema esteja ativada para evitar problemas futuros.

Por fim, vá até HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Print > Providers e inclua a extensão OLD em todas as pastas que não sejam “Internet print” ou “LanMan print". Reinicie o spooler de sua impressora para que as mudanças tenham efeito.
Com os devidos cuidados e um pouco de paciência, agora você já pode desfrutar de seu computador com um pouco mais de velocidade e conhecimento sobre configurações de seu sistema. Boa navegação!
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O que é Software Livre?

O que é Software Livre?
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.
Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:
A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade n.º 0);
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);
A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
A liberdade de executar o programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em quantas máquinas quiser, em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem nenhuma restrição imposta pelo fornecedor.
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O que é liderança?

O que é liderança?

Liderar é mais que atribuir tarefas, é ser um profissional com qualidades ímpares. Por isso reconhecer a mudança e o rumo de suas atitudes e estratégias de convívio é o que o difere na hora de ser mais que um profissional capacitado.

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COMO REINSTALAR O XP EM UMA OUTRA PASTA

COMO REINSTALAR O XP EM UMA OUTRA PASTA



MOMENTO 1 - QUEBRAR O GALHO DO CLIENTE (TEMOS APENAS UMA PARTIÇÃO)

O objetivo dessa dica é poder reinstalar o Windows XP na mesma partição onde havia a instalação original do Windows (C:\Windows), mas em outra pasta. Isto se faz necessário quando o Windows do cliente está comprometido (Vírus ou instável) e você tem apenas um HD de 80 GB com apenas uma partição, e não tem como fazer um backup dos dados dele para uma unidade de disco externa.

PRIMEIRO PASSO - OBTER ESPAÇO EM DISCO PARA PODER FAZER UMA INSTALAÇÃO PARALELA.

1. Através do Ubuntu Live, ou MiniXP (que acompanha o Hirens Boot 10.4), apague os seguintes arquivo:
- O arquivo de paginação da memoria virtual c:\pagefile.sys.
- Apagar toda pasta C:\Arquivos de programas.

SEGUNDO PASSO - INSTALAR O WINDOWS XP EM OUTRA PASTA.

1. Bootar o computador com o disco de instalação do Windows XP (de preferência com o SP3).
2. Selecione a opção INSTALAR O WINDOWS XP (Enter).
3. Selecione a opção UTILIZAR O MESMO SISTEMA DE ARQUIVOS (Esc).
4. Selecione a partição correspondente, é a única na unidade (Enter).
5. Selecione a opção para instalar o XP em outra pasta. Modifique o nome da pasta C:\Windows para por exemplo, C:\Win_XP (Edite diretamente no caminho dado pelo programa de instalação).
6. Após a instalação copie a pasta "Meus Documentos" antiga para a nova estrutura.
7. Apague o diretório C:\Windows.
8. Apague a pasta antiga de "Meus Documentos".

MOMENTO 2 - SOLUÇÃO DEFINITIVA (O CLIENTE COMPROU OUTRO HD)

Continuando o procedimento, imagine que na próxima semana o cliente comprou um HD novo de 500 Gb e quer que você faça a instalação da forma correta.

1. Faça um backup do diretório Meus documentos, do Catalogo de endereços dos programas Outlook/Outlook Express ou Thunderbird, exporte (copie) as mensagens de e-mail e o item favoritos do Browser.
2. Faça um backup dos drivers (DriverMAX). Fazer um backup dos drivers para D:\Drivers.
3. Faça a instalação do XP na partição "C" na pasta Windows.
4. Instale o DriverMAX.
5. Com o DriverMAX, restaure o drivers de D:\Drivers.
6. Passe o arquivo C:\pagefile.sys (Painel de controle --> Sistema --> Avançado -- > Avançado) para a partição "D". VEJA A DICA DE COMO FAZER ISSO NESSE BLOG.
7. Passar o diretório "Meus documentos" para a partição "D". VEJA A DICA NESSE BLOG DE COMO FAZER ISSO.
8. Passar o diretório "Arquivos de programas" para a partição "D". VEJA A DICA NESSE BLOG DE COMO FAZER ISSO.
9. Criar um ponto de restauração (Ferramentas do Sistema, Recuperação do Sistema).
10. Usar o CCleaner para fazer um inventário de todos programas instalados.
11 Faça a reinstalação dos aplicativos a partir do inventário feito com o CCleaner.
12. Instale um antivírus e um antispyware.
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CONSOLE DE RECUPERAÇÃO DO WINDOWS XP

CONSOLE DE RECUPERAÇÃO DO WINDOWS XP

Este artigo descreve a Console de Recuperação do Windows. Esse procedimento é mais utilizado quando o computador liga, passa pelo POST (Power On Self Test) e inicia carga do sistema operacional, mas ele não completa a sua inicialização e fica “Rebootando”. Isso pode ocorrer pelos seguintes motivos:

1. Há um problema físico nos cabos ou nos HDs do computador.
2. Há um problema de infecção da MBR (Master Boot Record) por vírus.
3. Houve uma instalação mal sucedida de um segundo sistema operacional, neste caso a possível solução será corrigir o setor de Boot do computador, a MBR, que fica na trilha zero do HD, e possui um ponteiro para onde está instalado o Windows. Para isso siga os seguintes passos:

1) Use o CD de instalção do Windows XP para iniciar o computador. Na tela "Bem-vindo à Instalação", pressione F10 ou pressione "R" para reparar. Você também poderá usar previamente o utilitário Winnt32.exe com a opção /cmdcons para adicionar o Console de recuperação do Windows à pasta de inicialização do Windows. Este procedimento exige aproximadamente 7 MB de espaço no disco rígido na partição de sistema onde se encontram os arquivos e pastas do Cmdcons.

2) Após iniciar o Console de Recuperação do Windows, a seguinte mensagem será exibida:

Console de recuperação do Microsoft Windows(R).

O console de recuperação fornece funcionalidade de reparo e recuperação.
Digite EXIT para sair do console de recuperação e reiniciar o computador.

1: C:\WINDOWS

A qual instalação do Windows você deseja se conectar?
(Para cancelar, pressione ENTER)

Após inserir o número da instalação do Windows apropriada (neste exemplo, e na maioria dos casos deverá ser digitado o número 1), o Windows irá solicitar que você insira a senha da conta de administrador da máquina.

Observação Caso utilize a senha incorreta três vezes, o Console de recuperação do Windows fecha. Além disso, se o banco de dados do Gerenciador de contas de segurança (SAM) estiver ausente ou danificado, não será possível usar o Console de recuperação do Windows porque você não poderá ter a autenticação correta. Após inserir sua senha e a Console de Recuperação do Windows iniciar, digite exit para reiniciar o computador.

Apenas os seguintes comandos poderão ser disparados a partir da Console de Recuperação do Windows:
attrib, del, fixboot, more, set, batch, delete, fixmbr, mkdir, systemroot, bootcfg, dir, format, more, type, cd, disable, help, net, chdir, diskpart, listsvc, rd, chkdsk, enable, logon, ren, cls, exit, map, rename, copy, expand, md e rmdir.

Veja a descrição completa das funcionalidade e dos parâmetros de cada comando no site da da Microsoft.

3) utilize os seguintes comandos para proceder na reparação:

a) FIXBOOT
fixboot nome da unidade:
Use esse comando para gravar o novo código do setor de inicialização do Windows na partição do sistema. Na sintaxe deste comando, nome da unidade é a letra da unidade onde o setor de inicialização será gravado. Esse comando corrige danos no setor de inicialização do Windows. Esse comando substitui a definição padrão, que grava na partição de inicialização do sistema. O comando fixboot é suportado somente em computadores com base em x86.

b) FIXMBR
fixmbr nome do dispositivo
Use esse comando para reparar o MBR da partição de inicialização. Na sintaxe deste comando, nome do dispositivo é um nome opcional de dispositivo que especifica o dispositivo que necessita de um novo MBR. Use esse comando se um vírus danificou o MBR e o Windows não pode ser iniciado.

Aviso Esse comando pode danificar sua tabela de partição (FAT - File Allocation Table), se um vírus estiver presente ou se existir um problema de hardware. Lembre-se que ao usar esse comando, você pode tornar as suas partições inacessíveis. Recomendo você utilizar esse comando como último recurso, procure por exemplo, executar um software de antivírus antes de usar esse comando.

É possível obter o nome do dispositivo a partir da saída do comando map. Caso não seja especificado um nome de dispositivo, o MBR do dispositivo de inicialização é reparado, por exemplo, fixmbr \device\harddisk2.

Se o comando fixmbr detecta uma assinatura de tabela de partição inválida ou fora do padrão, o comando fixmbr solicita permissão antes de reescrever o MBR. O comando fixmbr é suportado somente em computadores com base em x86 (32 bits).
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ARQUIVO BOOT.INI

ARQUIVO BOOT.INI

O arquivo Boot.ini é criado durante a instalação do Windows 2000/XP. Este arquivo é gravado na partição ativa, ou seja, na partição que é utilizada para inicializar o Windows 2000/XP. Normalmente a partição ativa é o drive C:\.

Durante a fase de inicialização do Windows 2000/XP, o arquivo NTLDR lê o conteúdo do arquivo Boot.ini e utiliza este conteúdo para montar o menu de opções, no qual você pode selecionar o Sistema Operacional a ser carregado. O arquivo Boot.ini é bastante útil quando temos mais de um Sistema Operacional instalado no mesmo computador. Neste caso, as informações do arquivo Boot.ini são utilizadas pelo NTLDR para exibir um menu, no qual selecionamos o Sistema Operacional a ser carregado.

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Server - Português" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\W2KSRVIN="Microsoft Windows 2000 Server" /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WINNT="Microsoft Windows 2000 Professional" /fastdetect
C:\="Microsoft Windows 98"

O arquivo boot.ini possui duas seções distintas:
•[boot loader]
•[operating systems]

Na seção [boot loader] é informado qual o Sistema Operacional PADRÃO, ou seja, qual o Sistema Operacional será carregado caso o usuário não selecione uma das opções do menu. Nesta seção também é definido durante quanto tempo o menu será exibido. No nosso exemplo, o menu será exibido durante 30 segundos: timeout=30. Neste exemplo também está definido que será carregado o Sistema Operacional instalado na partição default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO.

O sistema definido como padrão (default), será carregado se o usuário não selecionar nenhuma opção do menu.
Nota: Logo em seguida falaremos sobre a sintaxe utilizada pelo arquivo Boot.ini para indicar a partição onde estão gravados os arquivos do Sistema Operacional associado a cada opção. No nosso exemplo temos o caminho:
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO.

Este caminho também é conhecido como caminho ARC - Advanced RISC Computing.

Na seção [operating systems] é exibida a lista de Sistemas Operacionais instalados e disponíveis para uso. Cada linha indica um Sistema Operacional instalado e para indicar a pasta onde estão os arquivos do respectivo Sistema Operacional é utilizado o caminho ARC, que será detalhado logo em seguida. Após o caminho podem ser fornecidas chaves que alteram a maneira como o respectivo Sistema é inicializado, como no exemplo a seguir, onde foi utilizada a chave /fastdetect. Estudaremos as chaves disponíveis mais adiante. Esta lista poderá ter, no máximo, 10 elementos.

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect

O que vem após o sinal de igual (=), entre aspas, é simplesmente uma descrição. Esta é a descrição que é exibida no menu de inicialização.

Nota: Observe que para o Windows 9x ou Me, é fornecido o caminho tradicional, no nosso exemplo C:\="Microsoft Windows 98", informando que o Windows 98 está na partição C:\. O que vem após o sinal de igual (=), entre aspas, é simplesmente uma descrição. Esta é a descrição que é exibida no menu de inicialização.

Para finalizar precisamos detalhar dois pontos importantes:
•A sintaxe dos caminhos ARC.
•As chaves que podem ser utilizadas no arquivo Boot.ini.
•Entendendo a sintaxe dos caminhos ARC.

Vamos detalhar as diversas partes que compõem um caminho ARC. Considere os dois exemplos a seguir:
•multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO
•scsi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO

MULTI ou SCSI: Na primeira parte do caminho temos duas opções: multi ou scsi. Utilizamos scsi em uma única situação: quando temos uma controladora SCSI com a BIOS desabilitada, o que é uma situação muito rara. Em todas as demais situações utilizamos multi para a primeira parte do caminho ARC. O número entre parênteses indica a ordem em que os adaptadores são carregados. Por exemplo, se você tiver um computador com dois adaptadores IDE instalados. O caminho dos discos do primeiro adaptador inicia com multi(0) e o caminho dos discos do segundo adaptador inicia com multi(1).

DISK: Indica a posição (ID) do disco SCSI e somente é utilizado quando a primeira parte do caminho começa com SCSI. Quando a primeira parte for MULTI, esta parte será sempre disk(0).

RDISK: Um número que identifica o disco dentro da controladora. Para controladores SCSI este número será ignorado. Sempre inicia com o valor zero. Por exemplo, se você tiver um computador com duas controladores IDE e dois discos em cada controladora, teremos as seguintes combinações possíveis:
•multi(0)disk(0)rdisk(0) -> Primeiro disco da primeira controladora.
•multi(0)disk(0)rdisk(1) -> Segundo disco da primeira controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(0) -> Primeiro disco da segunda controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(1) -> Segundo disco da segunda controladora.

PARTITION: Indica o número da partição/volume dentro do disco. O valor entre parênteses começa com 1, diferente dos valores dos outros parâmetros que iniciam sempre com zero. Por exemplo, se você tiver um computador com duas controladoras IDE e dois discos em cada controladora. No primeiro disco da primeira controladora você tem uma única partição e nos demais discos duas partições, teremos as seguintes combinações possíveis:

•multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)-> 1ª partição do 1º disco da primeira controladora.
•multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)-> 1ª partição do 2º disco da primeira controladora.
•multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)-> 2ª partição do 2º disco da primeira controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(0)partition(1)-> 1ª partição do 1º disco da segunda controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(0)partition(2)-> 2ª partição do 1º disco da 2ª controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(1)partition(1)-> 1ª partição do 2º disco da 2º controladora.
•multi(1)disk(0)rdisk(1)partition(2)-> 2ª partição do2º disco da 2ª controladora.

O que vem após o caminho ARC é o nome da pasta, dentro da partição especificada pelo caminho ARC, onde estão os arquivos do Sistema Operacional. No exemplo que demos no início deste tópico temos o seguinte caminho:

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO

O que representa esta caminho? Lendo de trás para frente temos a seguinte interpretação:
A pasta WXPPRO -> \WXPPRO
da segunda partição -> partition(2)
do segundo disco -> rdisk(1) *
da primeira controladora -> multi(0) *

(*): Lembre que para multi, disk e rdisk os valores iniciam em zero e para partition os valores iniciam em um.

AS CHAVES QUE PODEM SER UTILIZADAS NO BOOT.INI

/BASEVIDEO: Essa chave faz com que o Sistema Operacional seja inicializado utilizando um driver VGA com configurações padrão mínimas, suportadas pela maioria dos adaptadores de vídeo e monitores. Esta opção pode ser utilizada se você instalou um novo adaptador de vídeo (ou um novo monitor), os quais não estão funcionando corretamente, a ponto de após feito o logon, não ser possível ler as informações exibidas na tela. Neste caso você pode fazer a inicialização no Modo seguro, que descreveremos mais adiante, alterar o arquivo boot.ini adicionando a chave /basevideo. Quando o Windows 2000/XP for inicializado serão utilizadas configurações básicas do driver VGA. Você poderá fazer o logon e corrigir as configurações que estão impedindo o funcionamento correto do adaptador de vídeo ou do monitor. Feitas as correções você pode retirar a chave /basevideo para que o Windows 2000/XP carregue as configurações de vídeo normalmente. No exemplo a seguir temos uma ilustração do uso desta chave:

multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(2)\WXPPRO /basevideo

/fastdetect=comx ou /fastdetect=comx, y,z ou /fastdetect: Com esta chave a detecção de mouse serial na inicialização será desabilitada. Comx é utilizada para especificar se a detecção deve ser desabilitada em um única porta com, como por exemplo Com1 ou Com2. É possível desabilitar a detecção em duas ou mais portas, como por exemplo Com1, Com2. Se não for especificada a porta Com, a detecção será desabilitada em todas as portas. Por padrão a chave /fastdetect, sem a especificação de porta, é incluída em todas as opções de Sistema Operacional do arquivo boot.ini, com exceção de linhas que correspondem ao Windows 9x ou Me.

/maxmem:n: Com esta chave é possível definir a quantidade máxima de memória RAM disponível para o Windows 2000/XP. Por exemplo, em um computador com 256 MB de RAM instalados, se você quiser utilizar apenas 128, utilize a seguinte chave: /maxmem:128. A única justificativa para o uso desta chave é se você quiser detectar se um determinado pente de memória está com problemas.

/noguiboot: Inicializa o Windows 2000/XP sem exibir a tela gráfica com informações sobre o andamento (Status) da inicialização.

/sos: A medida que os drivers de dispositivos vão sendo carregados, o nome dos arquivos que estão sendo carregados será exibido no vídeo. Esta opção é útil quando o Windows 2000/XP não consegue inicializar corretamente e você quer detectar em que ponto da inicialização está o problema. Por exemplo, se você utilizar esta chave e a inicialização for interrompida no momento da carga do driver da placa de rede, este é um bom indicativo de que o problema pode ser com este driver ou com algum driver relacionado.
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COMO RECUPERAR UMA PARTIÇÃO?

COMO RECUPERAR UMA PARTIÇÃO?


Se você apagou alguma partição do disco rígido acidentalmente ou a perdeu por qualquer outro motivo, eis aqui a sua salvação! O TestDisk é um software eficaz que recupera a tabela de partições do HD (disco rígido) como nenhum outro programa. Além disso, permite fazer com que quaisquer discos sejam inicializáveis.

O programa é adequado tanto para experientes, quanto iniciantes, desde que estes tenham consciência do que se trata, obviamente. Ele é capaz de recuperar a tabela de partições inteira, restaurando assim, partições que foram apagadas por vírus, acidentalmente ou por programas ineficientes. Restaura cópias de segurança realizadas previamente e corrige eventuais falhas que venham a comprometer a integridade das partições. Veja os sistemas de arquivos suportados:
* BeFS (BeOS).
* BSD (FreeBSD/OpenBSD/NetBSD).
* CramFS, Compressed File System.
* DOS/Windows FAT12, FAT16 e FAT32.
* HFS, HFS+ e HFSX, Hierarchical File System.
* JFS, IBMs Journaled File System.
* Linux ext2 e ext3.
* Partições criptografadas Linux LUKS.
* Linux RAID md 0.9/1.0/1.1/1.2.
* Linux Swap (versões 1 e 2).
* LVM e LVM2, Linux Logical Volume Manager.
* Mapa de partições Mac.
* Novell Storage Services, NSS.
* NTFS (Windows NT/2000/XP/2003/Vista/2008)
* ReiserFS 3.5, 3.6 e 4.
* Sun Solaris i386.
* Unix File System UFS e UFS2 (Sun/BSD/...).
* XFS, SGIs Journaled File System.

Para executar o programa, basta abrir o arquivo testdisk_win.exe localizado na pasta \testdisk-6.9\win\ dentro do diretório onde você extraiu o conteúdo do arquivo baixado.

Recupere também os arquivos!

Excluiu algo sem querer do computador e precisa desesperadamente recuperá-lo? Nesta versão do TestDisk, você também encontra o software PhotoRec, destinado a recuperação de dados. Funciona de modo muito semelhante ao TestDisk e é tão eficaz quanto. Oferece suporte aos seguintes sistemas de arquivos:



* FAT.
* NTFS.
* EXT2/EXT3.
* HFS+.

Lembre-se de salvar os arquivos recuperados em uma unidade diferente da qual estiver sendo analisada. Assim, evita-se que dados do disco sejam sobrescritos e impossibilitem a recuperação.
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COMO CRIAR UM CD PERSONALIZADO DO WINDOWS?

COMO CRIAR UM CD PERSONALIZADO DO WINDOWS?

Através do programa nLite, que é utilitário pequeno e gratuito, você pode criar um CD de instalação do Windows personalizado. É indicado para diversas situações:
1. Quando temos que reinstalar o sistema, e cololocar nesse disco as atualizações de segurança (Services Packs e atualizações do Windows), programas prediletos, configurações pessoais e drivers placas de uma só vez.
2. Quando a máquina que vamos instalar é muito pobre, e temos que "capar" alguns recursos do XP para que ele funcione adequadamente.
3. Quando eu tenho um contrato select com a Microsoft e não quero ter que informar a cada instalação o Key Code do Windows.
4. Quando eu tenho várias máquinas com configurações similares: teclado, fuso horário, etc.

Convenhamos que não há nada mais chato do que reinstalar tudo manualmente após a instalação do sistema operacional. O Mário Rocha, da Support PC, passou para nós uma dica valiosa que é um Add-On Maker para nLite, com ele é possivel adicionar programas diretamente na instalação do Windows usando o nLite. Assim, logo que terminar a instalação do Windows, os programas adicionados no nLite já serão instalados automaticamente, poupando tempo.VALE A PENA CONFERIR:

Para que precisa desse mesmo recurso para Windows Vista e Seven pode utilizar o programa VLite, que é do mesmo desenvolvedor do NLite.
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COMO AUMENTAR O ESPAÇO EM DISCO NA PARTIÇÃO C:\

COMO AUMENTAR O ESPAÇO EM DISCO NA PARTIÇÃO C:\

Essa dica é ótima para quem tem duas partições (C:\ e D:\) e precisa aumentar o espaço em disco na partição C:\, pois está compromentendo o funcionamento do Windows. Aqui vai três procedimentos:

1. TRANSFIRA A PASTA "MEUS DOCUMENTOS" PARA D:\
- Clique com o botão direito do mouse na pasta "Meus Documentos".
- No campo "Local da Pasta de Destino", digite D:\Meus Documentos. Você pode utilizar o recurso "Localizar Destino", para navegar e achar localização da partição\pasta.
- Depois de digitado o caminho no campo "Local da Pasta de Destino", clique em "Mover..."

2. PASSE O ARQUIVO DE MEMÓRIA VIRTUAL (PAGEFILE.SYS) PARA D:\
- Clique com o botão direito do mouse em "Meu Computador".
- Selecione "Propriedades".
- Selecione a guia "Avançado".
- No campo "Desempenho" clique em "Configurações".
- Selecione a guia "Avançado".
- Clique no botão alterar no campo "Memória Virtual".
- Clique na unidade C:\ e selecione a opção "Sem arquivo de paginação". Clique em "Definir".
- Clique na unidade D:\ e selecione a opção "Tamanho gerenciado pelo sistema". Clique em definir.
- Você deverá rebootar o computador para que as modificações tenha efeito.

3. TRANSFIRA A PASTA "ARQUIVOS DE PROGRAMAS" PARA D:\
Para fazer essa atividade teremos que editar o registro com o programa REGEDIT.
- Clique em INICIAR --> EXECUTAR --> REGEDIT
- Navegue, no lado esquerdo da janela, ao item HKEY_LOCAL_MACHINE > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion..
- No lado direito Clique duas vezes em "CommonFileDir" e digite D:\Arquivos de Programa\Arqvuivos Comuns.
- Mais abaixo (no mesmo lado direito) Clique duas vezes em "ProgramFilesDir" e digite o caminho da nova pasta D:\Arquivos de Programas.
- Copie toda a pasta C:\Arquivos Programas para D:\Arquivos de Programas.
- Reboote o computador.
- Apague a pasta C:\Arquivos de Programas. Se houver algum problema em apagá-la, utilize o programa Unlocker

Com isso, os programas serão instalados normalmente no diretório escolhido. Lembre-se de que mudanças no Registro podem comprometer o funcionamento do computador. Portanto, é recomendável fazer um backup do Registro antes de qualquer alteração e saber como recuperá-lo em caso de problemas.

Os próximos programas que forem instalados no Windows irão ser colocados nessa nova pasta.

4. CUSTOMIZANDO OS PONTOS DE RESTAURAÇÃO - DICA DO FABIANO SILVEIRA

O espaço no HD pode estar diminuíndo gradativamente devido aos pontos de restauração do Windows XP/Vista. Segue abaixo um passo-a-passo para identificar e resolver esse problema.

- Para saber quanto espaço de HD está sendo usando entre em Acessórios / Prompt de Comando ou digite CMD no campo Pesquisa. Clique com o botão direito e escolha “Executar como Administrador”:

- Digite o comando: vssadmin list shadowstorage onde aparecerá o seguinte resultado:

Ex:

Espaço de armazenamento usado na copia de sombra: 237.419 MB

Espaço de armazenamento alocado na copia de sombra: 400MB

Espaço de armazenamento máximo na copia de sombra: 2.092 GB

Traduzindo:

Utilizando 237.419 MB em um ponto de restauração.

Alocado no momento 400MB de espaço em disco para a restauração.

O espaço máximo alocado é de 2 GB.

Para ver o número de “Pontos de Restauração” atualmente em seu computador digite o seguinte comando: vssadmin list shadows

Em seguida, para reduzir o espaço alocado usado pelo Restore do Vista, use o seguinte comando:

vssadmin Resize ShadowStorage /For=C: /On=C: /Maxsize=1GB

Onde:

/For=: É a letra do HD (No exemplo é C:)

/On=: Também é a letra do HD (No exemplo também C:)

/Maxsize=: É o tamanho máximo que você quer alocar para o Restore, neste exemplo foi deixado com 1GB

Exemplo:

vssadmin Resize ShadowStorage /For=C: /On=C: /Maxsize=1GB

Quando diminuir o espaço alocado para o Restore, você eliminará os pontos mais antigos.
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COMO PROTEGER O SEU PENDRIVE

COMO PROTEGER O SEU PENDRIVE

Você é daqueles que vive emprestando o pendrive para os amigos na faculdade ou no trabalho? Sempre tem alguém que pode dar uma espiadinha no conteúdo dos arquivos que estão na sua memória flash. Bom, para evitar esse tipo de problema, O USB SAFEGUARD, coloca senha em todos as pastas e documentos arquivados no gadget.

Para colocar o software em funcionamento é muito rápido, basta fazer a instalação no próprio pendrive. Logo uma janela vai aparecer para você inserir a senha que você deseja. Abra a aplicação e, em seguida, arraste para dentro do programa a pasta que você deseja bloquear com o código-chave. Feito isso, clique em Encrypt e aguarde o processo de criptografia até o fim. Todos os arquivos que você proteger com a senha ficarão dentro do próprio software. Para tirá-los de lá, basta selecionar a opção “Decrypt All”.Uma dica é criar a senha com letras e número intercalados. Cuidado apenas para não esquecer a palavra chave. Para fazer o download do software, clique no link que deixamos embaixo deste vídeo. Também deixamos o endereço de uma matéria especial com dicas para se criar uma senha segura. Corre lá!
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OPÇÕES AVANÇADAS DE INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS

OPÇÕES AVANÇADAS DE INICIALIZAÇÃO DO WINDOWS

O Windows XP possui várias opções de inicialização com o objetivo de resolver problemas durante a sua inicialização.

Para exibir essas opções avançadas, devemos pressionar F8 no processo de inicialização do Windows XP. As opções de inicialização disponíveis são as seguintes:

1. MODO DE SEGURANÇA: Carrega somente os dispositivos e drivers básicos, necessários para inicialização do computador. Podemos utilizar o modo de segurança quando instalamos ou atualizamos um Driver em um computador e esse novo Driver está impedindo que o Windows funcione adequadamente. Lembre-se que depois que o computador inicializar, nós podemos ir no gerenciador de dispositivos e fazer um Rollback do driver (reverter) ou desabilitá-lo para que o problema não volte a ocorrer na próxima inicialização.

2.MODO DE SEGURANÇA COM REDE: Carrega somente os dispositivos e drivers básicos, necessários para inicialização do Windows, e habilita a rede. Sua utilização é parecida com a opção MODO de SEGURANÇA, porém com o recurso de acessar a rede.

3. MODO DE SEGURANÇA COM PROMPT DE COMANDO: Carrega as opções do modo de segurança, porém utiliza o prompt de comando ao invés da interface gráfica. Podemos utilizar essa opção quando ocorreremm os mesmos problemas nos quais utilizamos o MODO DE SEGURANÇA.

4. ATIVAR LOG DE INICIALIZAÇÃO: Cria um arquivo de log com todos os drivers e serviços carregados ou não. Com isto podemos localizar os problemas de inicialização do sistema.

5. ATIVAR MODO VGA:
Carrega o driver de vídeo padrão. Útil quando um driver de vídeo estiver impedindo a inicialização do Windows XP.

6. ÚLTIMA CONFIGURAÇÃO VÁLIDA: Carrega a última configuração válida do Registro para iniciar o computador, ou seja, quando ocorre um problema em computador e desejamos restaurar sua última configuração válida, inicializamos o computador com essa opção. Observe que se após a ocorrência de um problema efetuarmos um logon na máquina, a opção "Última Configuração Válida" não terá efeito.

7. MODO DE RESTAURAÇÃO DE SERVIÇOS DE DIRETÓRIO: Essa opção nos permite restaurar e fazer a manutenção no Active Diretory (AD), e restaurar a pasta Sysvol. Opção disponível apenas no Windows 2003 utilizado como Controlador de Domínio (DC).

8. MODO DEPURAÇÃO: Quando conectado a outro computador através de um cabo serial, é enviado informações de depuração para o outro computador. Muito utilizado pelos programadores para localizar erros de código fonte nos seus aplicativos de rede.
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8 ferramentas gratuitas essenciais para o Windows 7

Acesso remoto, treinamento de funcionários, desktops virtuais... Você vai se impressionar com o que pode fazer com esses softwares - e sem pagar nada. A famosa frase “há um aplicativo para isso” é muito desafiadora: há mesmo uma software para todos e para tudo que é necessário no computador? E, mais importante, essas aplicações são gratuitas? Em sua maioria, sim. A partir disso, separamos oito ferramentas preciosas para Windows; e amigo que é amigo repassa essas dicas...

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RAID, o que é e o que faz cada opção?

Redundant Array of Inexpensive Disks, o RAID, em português “Matriz Redundante de Discos Independentes” é uma tecnologia que combina vários discos rígidos, os chamados HD, que formam uma unidade lógica e assim, os mesmos dados são armazenados em todos. Podemos dizer que o RAID é um grupo de HDs que funcionam como se fossem um só. A sua funcionalidade faz com que o sistema tenha grande tolerância a falhas, caso um disco apresente falha, os demais continuarão em funcionamento. Existem muitos tipos de RAID, cada qual com características próprias. Alguns dos tipos podem ser agrupados. Abaixo as características deles:
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Salve seus e-mails, antes que seja tarde demais

Depois do susto que separou mais de 150 mil usuários de suas caixas do Gmail, separamos alguns programas que podem evitar essa dor de cabeça.

Sabemos que é trabalhoso fazer backup até dos arquivos na área de trabalho, de mensagens no celular ou de arquivos baixados no seu tablet. O que dizer então sobre a rotina de cópia de segurança de contas do tipo webmail?
É chato? Sim, é. Mas não é paranóia, não. Há poucos dias, 150 mil contas do Gmail tiveram seu conteúdo apagado e deixaram milhares de usuários literalmente doidos. Podem ter sido apenas 0,02% do total de contas, então dá para dizer que “saiu barato”. Por sorte, a Google mantém várias cópias das mensagens em vários data centers diferentes e, além disso, também armazena cópias em fita – o que possibilitou a recuperação das mensagens.
Dessa vez, o dano pode ter sido moderado e houve recuperação, mas a ocorrência serve de alarme para todos aqueles que confiam seus dados aos webmails. Se existe uma hora de fazer o backup de suas mensagens, é agora.
Gmail
Não é por que o Gmail oferece espaço praticamente ilimitado, que o usuário deve armazenar  todas as mensagens lá. Para sorte geral existe uma ferramenta gratuita para realizar o backup de suas mensagens: é o Gmail Backup para sistemas Windows e Linux.
Para usar esse recurso, siga os seguintes passos:
1. Faça o download do Gmail Backup, um processo rápido e indolor, o aplicativo deixa atalhos na área de trabalho e no menu iniciar.
2. Execute o programa e insira seus dados da conta – sim, login e senha – e definir o diretório em que quer que sejam armazenadas as mensagens. Existe um diretório predefinido, mas você não é obrigado a usá-lo.
3. Agora, basta selecionar quais mensagens deseja salvar. Pode optar pelas mais recentes, ou definir as datas de início e de término. É óbvio que, se desejar, também pode salvar tudo (recomendado).
4. O processo de backup pode levar um tempo considerável, dependendo do volume de mensagens que há na conta. Melhor deixar o programa rodar em segundo plano e continuar trabalhando, jogando ou paquerando. Para os curiosos de como funciona o processo, o Gmail Backup exibe uma interface em que exibe todas as mensagens que são salvas em seu disco rígido local. Quando for realizar uma nova cópia de segurança, o Gmail oferece a opção de ignorar a cópia de mensagens que foram baixadas em sessões anteriores, mas só se o diretório escolhido for o mesmo da vez anterior.
5. Caso ocorra um eventual desastre como o último, as mensagens armazenadas em seu diretório local podem ser restauradas usando o Gmail Backup. Basta informar os dados da conta a ser restaurada, apontar o diretório que contém as mensagens e deixar a internet tomar seu curso. Você pode optar por armazenar mensagens de uma conta em outra, contanto que tenha as senhas.
Em uma experiência com o Gmail Update, vimos que é realmente simples como foi explicado. Restauramos mensagens de uma conta em outra e o conteúdo foi transferido incluindo os selos que o usuário pode definir para dada tipo de mensagem (incluindo caixa de entrada e itens enviados). Atenção, se você definiu categorias de mensagens usando símbolos especiais, tais como asteriscos e barras invertidas, saiba que o Gmail Backup não dá conta de interpretar esses nomes. Mas, fora esse incômodo, é bom; muito melhor que perder tudo de uma hora para outra.
Hotmail
Infelizmente, não há uma versão do Gmail Backup para usuários de contas que não pertençam ao Google. Mas isso não quer dizer que o usuário tenha de sair de uma plataforma e migrar forçosamente para o Gmail. Quem está acostumado a usar o Hotmail tem à disposição o MailStore Home, aplicativo desenvolvido apenas para sistemas Windows. O programa realiza a mesma função do Gmail Backup, mas permite restaurar inclusive mensagens armazenadas em clientes de email desktop.
Vamos ao passo-a-passo:
1. Faça o download o MailStore Home, instale e execute o programa para arquivar os e-mails.
2. Ao definir o tipo de conta, escolha a opção POP3 Mailbox, insira seus dados, configure o campo “host” com “pop3.live.com” e insira sua senha. Na opção de “Access via”, escolha a opção POP 3-SSL e clique em “next”.
3. Na tela seguinte, o usuário é convidado a decidir se deseja deletar as mensagens depois de baixadas ou se prefere mantê-las no servidor. Por padrão, as mensagens são mantidas no servidor remoto e aconselhamos deixar assim. Pode iniciar o backup.
Sim, tem razão, as configurações do MailStore requerem um pouco mais de empenho por parte do usuário comparado ao Gmail Backup, mas isso não faz da solução para Hotmail algo terrível de usar. Todos os arquivos baixados podem – e devem – ser transferidos para uma mídia removível. Fique à vontade para escolher entre um flash drive (pendrive) um DVD ou um disco rígido externo.
Vale ressaltar que a velocidade do MailStore é razoavelmente superior à do Gmail Backup.
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Do IPv4 para o IPv6: Você sabe o que significa esta mudança?

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O IP, Internet Protocol, está na sua quarta versão e vai ser substituído por uma nova. Saiba o que isso muda na web 

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O que há de novo no Google Docs?

O que há de novo no Google Docs?

Ainda estamos trabalhando para aprimorar o Google Docs e ouviremos com bastante atenção as suas sugestões. Se você tiver algo que gostaria de nos falar, não hesite em nos dizer, e sempre volte para conferir as melhorias e adições.

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Corte os supérfluos e deixe o Windows mais rápido

Vários componentes do Windows podem ser desligados para aumentar o desempenho. Aprenda a eliminar as funções das quais não precisa

O Windows pode fazer todo tipo de coisas incríveis. Infelizmente, algumas delas podem ser desnecessárias para você e acabam prejudicando o desempenho do computador. Ao desativar programas, processos e serviços não utilizados, você pode reduzir a carga sobre o sistema e ajudá-lo a realizar todo seu potencial.
Individualmente, algumas das sugestões a seguir podem não produzir uma melhora visível no desempenho. Mas seu efeito cumulativo pode agilizar significativamente o sistema.
Você não precisa desativar todos estes recursos. A maioria deles é útil para a maior parte dos usuários, ou ao menos visualmente agradável, mas para alguns eles podem não fazer sentido. Tentamos fornecer o máximo de informações possíveis sobre cada um para que você possa tomar uma decisão informada ao escolher quais manter e quais desativar.
Para ajudá-lo a seguir nossas sugestões mais facilmente, nós organizamos os recursos de acordo com o local do sistema onde você os desativa. Veja nossas dicas a seguir

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20 segredos do Google Docs

Muito além do processador de texto: você pode fazer mais do que imagina com esse poderoso pacote de produtividade online

Se você não deu uma olhada no Google Docs recentemente, agora é uma bom momento para fazer isso. O pacote de produtividade, que roda inteiramente dentro de uma janela do navegador, acabou se tornando (apesar de lentamente) um conjunto de ferramentas extremamente útil.
Por isso, vasculhamos a fundo o Google Docs e separamos 20 dicas para facilitar o trabalho com alguns recursos menos óbvios no processador de texto, planilhas e no software de apresentação de slides – além de algumas informações rápidas sobre o Gmail também. Mostramos desde como editar de fotos em determinadas partes do documento até como trabalhar com diversas moedas em uma tabela. Também vamos mostrar algumas maneiras de utilizar a nova a página inicial de organização de documentos e maximizar o espaço de edição.

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