Páginas

Ler Mais

6 dicas de como liberar espaço no Windows 7

Posted: 25 Feb 2010 07:29 PM PST


HD%20Sata%20160GB 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7Depois do sucesso que foi o post HD Lotado? 5 maneiras pra deixar ele folgadinho, que ensinava a liberar espaço no Windows XP (algumas pessoas conseguiram liberar 18GB!), chegou a hora de aprender como liberar gigas de espaço no seu Windows 7!
Antes de mais nada veja estes 5 motivos pra você deixar seu HD folgadinho
  • Quando temos pouco espaço livre em disco o Sistema Operacional começa a ter uma queda acentuada no desempenho;
  • Os arquivos se fragmentam com maior frequência;
  • Quando copiamos CDs com o nosso gravador, é criada uma imagem temporária no HD, se durante a gravação não tiver espaço em disco, você não conseguirá copiar CDS e perderá CDs por falha na gravação com mais frequência;
  • A memória virtual será prejudicada ( ela é o indício de que as coisas não vão bem).
  • Alguns programas e o próprio Windows a todo tempo criam arquivos temporários para o funcionamento. Sem espaço em disco, alguns programas não funcionarão satisfatoriamente e o sistema ficará lento.
Agora sim vamos ao que interessa.
A primeira coisa a se fazer é checar o espaço livre que seu HD possui antes das dicas, para que depois possamos comparar o que mudou. Como vocês podem ver na imagem abaixo, minha partição possui 7.88GB de espaço livre.
image33 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7

Mudando a alocação do arquivo de paginação

Para aqueles que possuem mais de uma partição no HD, a mudança de partição do arquivo de paginação (pagefile.sys) pode ser uma boa idéia. Pois, além de liberar espaço em disco, melhora o desempenho do sistema.
Originalmente o arquivo se encontra oculto na partição C:. Clicando na imagem abaixo você vai poder ver que o meu arquivo pagefile.sys possui quase 2GB de tamanho.
image thumb17 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7
Para mudar o local do pagefiles.sys, vá no menu iniciar, executar. Em executar digite: sysdm.cpl
Uma tela vai se abrir. Vá até a aba Avançado e em Desempenho clique na opção Configurações. Quando abrir a tela de configurações, vá até a aba Avançado e em Memória Virtual clique em Alterar. Uma tela como esta de abrirá.
image151 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7
Selecione a unidade C:, marque a opção Sem arquivo de paginação e clique em Definir. Depois, escolha outra unidade sem ser a C, marque a opção Tamanho personalizado, defina um o tamanho inicial como 1000MB e o final como 1500MB e clique em definir. Por fim, clique em OK. Sua configuração deverá ficar assim:
image191 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7 Lá se foram 2GB!

Excluindo arquivos inúteis do sistema

Antes de mais nada precisamos habilitar a exibição de arquivos ocultos no Windows. Para isto, vá até o Painel de Controle, clique em Aparência e Personalização e em Opções de Pasta, clique na opção Mostrar pastas e arquivos ocultos. Na caixa que se abriu, procure por esta opção, marque-a e clique em OK.
Agora vá até a unidade C: e procure pela pasta MSOCache. Esta pasta é responsável por guardar os arquivos usados na instalação do Office. Ela serve pra você poder reinstalar ou reparar o Office sem a necessidade de um CD. Se você acha que não vai precisar disso, mande-a pra lixera e economize pelo menos 500MB.
image231 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7

Desabilitando a hibernação do sistema

A hibernação é um recurso presente no Windows que lhe permite desligar o computador e ao religá-lo ter tudo como estava antes: planilhas abertas, navegador na página em que você deixou, player tocando na música que você parou… Enfim, é um recurso e tanto!
Mas..Me responda: Quantas vezes na vida você usou a hibernação do Windows ? Nenhuma né?
Pois saiba que o Windows mantém a todo momento um arquivo chamado hiberfil.sys na raiz de C:. E saiba também que o tamanho deste arquivo é do tamanho da quantidade de memória RAM que você possui. Isso mesmo! Se você possui 4GB de RAM, esse arquivo terá 4GB de tamanho! Quanto desperdício hein…
Na imagem abaixo você vê o tamanho do danado
image311 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7 Para desabilitar faça o seguinte: Vá no menu iniciar, executar e na caixa que se abrir digite: powercfg.exe /hibernate off
Para reabilitar a função troque o off pelo on. Lá se foram 1.5GB!

Desabilitando a Proteção do Sistema e a Restauração do Sistema

Se você ficou com a orelha em pé ao ver eu desabilitar a Proteção do Sistema, fique calmo. Este serviço trabalha em conjunto com a Restauração do Sistema do Windows e faz basicamente a mesma coisa.
Confesso que em 3 anos de profissão a restauração do sistema não me serviu mais do que 5 vezes para resolver problemas.Portanto, se você acha que a restauração do sistema vai resolver algum problema pra você, ela.Não vai. Pode desabilitá-la.
Para desativar os dois serviços pressione simultaneamente as teclas Windows e PauseBreak. Em seguida, do lado superior esquerdo da tela, procure por Configurações Avançadas do Sistema. Na tela que se abrirá, procure a aba Proteção do Sistema, depois selecione a unidade C:, depois clique no botão Configurar. Na tela que se abriu marque a opção Desativar a Proteção do Sistema (ou defina um valor a sua escolha) e clique em OK. Lá se foram mais alguns MB ou GB…

Limpado o cache do Navegador

O cache dos navegadores é responsável por, digamos, acelerar a sua navegação. Não sei se você já notou, mas quando você abre um site pela primeira vez ele abre lentamente. Quando você acessa ele pela segunda vez, sua abertura já será bem mais rápida. Quem faz com que essa segunda,terceira,quarta… tentativas sejam mais rápidas é o cache.
Outra observação é que conforme você for naveagando na internet, o cache vai aumentando novamente e será necessária uma nova limpeza periodicamente.
Ao contrário do que muitos pensam, a limpeza de disco do Windows não exclui os arquivos de navegação usados por todos os navegadores. Ela só faz esse serviço para o Internet Explorer. Então, se você usa Firefox, Chrome, Opera ou Safari, você deve limpar manualmente o cache do seu navegador.
No Firefox você deve ir no menu Ferramentas. Na caixa que se abrir, vá até a aba Avançado e clique no botão Limpar cache agora. Pronto.
image45 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7

Apagando o conteúdo das pastas Temp

UPDATE
Nas pastas Temp são armazenados arquivos utilizados por programas e pelo Windows que após a finalização destes fica sem utilidade, ocupando um precioso espaço.
Pensando nisso, o leitor Kelween, neste comentário lá embaixo, deu a sugestão de apagar o conteúdo desta pasta. Você deve apagar o conteúdo e não a pasta.
Para encontrar a pasta siga o seguinte caminho: C:UsuáriosNome_de_UsuárioTemp
Entre na pasta temp e apague todo o seu conteúdo. Dependendo do uso do seu computador você poderá liberar até 1GB nesta pastinha ;)
OBS: Faça isso pra todas as pastas de usuário indo em cada uma delas.

Utilizando a conhecida Limpeza de Disco do Windows

Como não poderia deixar de ser, a limpeza de disco do Windows também contribui para a liberação de espaço, apagando arquivos temporários ( se eles são temporários porque eles ficam no disco ? ), compactando arquivos antigos, arquivos de cache do navegador e outras coisas. Essa limpeza não contem nenhuma contra-indicação. Para executar a limpeza, vá até o menu iniciar, executar e digite cleanmgr. Ao abrir a tela marque todas as opções, e clique em OK.
image50 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7
Por fim, esvazie a lixeira e reinicie o computador para que algumas alterações sejam feitas e o espaço medido.
No meu computador fiz os seguintes passo:
  • Mudança na alocação do arquivo de paginação;
  • Exclusão da pasta MSOCache;
  • Desativação da Proteção e Restauração do sistema;
  • Desativação da hibernação;
  • Limpeza de cache do navegador;
  • Limpeza de Disco do Windows
Conseguimos liberar 4.12GB!
image34 6 dicas de como liberar espaço no Windows 7

Ler Mais

Tudo Sobre DVDRip, DVDScr, R5, TC, TS, CAM…

CAM O CAM é um “rip” feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema está quase vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.
TELESYNC (TS) Um telesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de forma errada.
TELECINE (TC) Uma máquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará com o aspect ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3 (tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador visível e fixo durante todo o filme.
SCREENER (SCR) Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para uso promocional. Um screener é fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns screener com faixas pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um “ticker” (uma mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em alguma cópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.
R5 R5 se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição “.LINE” para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de “.R5″ e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
DVD-SCREENER (DVDscr) Mesmas condições do screener, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e pode atrapalhar a visão. Se o “ripador” tiver o mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou DivX/XviD.
DVDRip Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
VHSRip Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
TVRip Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedências.
PDTV/HDTV Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.
WORKPRINT (WP) Um workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a muito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.
DivX Reenc Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.
Watermarks Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d’água “Z” “A” e “Globe”.
Asian Silvers / PDVD São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como VCD normalmente.
SVCD SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480×480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.
VCD É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352×240 (NTSC). VCD’s são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD’s e SVCD’s são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.
XVCD / XSVCD Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.
KVCD e KSVCD KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528×480 (NTSC) e 528×576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352×240 (NTSC) ou 352×288 (PAL), é possível “encodar” vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.
KDVD Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720×480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352×480 no meso DVD.
AVI Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
MPEG É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio – entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.
OGM Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.
VBR Bitrate Variável. É possível “encodar” áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.
Bitrate Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.
Aspect Ratio Tags
WS - Widescreen (letterbox)
FS – Fullscreen
Ler Mais