Páginas

Conheça 11 ameaças na web e saiba o que fazer para ficar livre delas

Tony Bradley, da PC World/EUA
28-01-2010
Antivírus e firewall, sozinhos, não garantem a segurança total. Veja como evitar as ameaças mais recentes que circulam por aí.

Você sabe como evitar ser vítima de malwares? E como não cair nas armadilhas criadas pelas mensagens que carregam cavalos de troia. Sabe como evitar os golpes de engenharia social? Criminosos virtuais possuem um variado repertório de ação e seus métodos não param de evoluir.
Novas técnicas de ataque são criadas diariamente com o claro objetivo de invadir nossos computadores e isso tem permitido que os caras maus fiquem sempre um passo a frente do que os programas de segurança podem fazer. Mas usuários bem informados têm mais chances de escapar ilesos
Para ajudar você nessa batalha sem fim, PC World identificou 11 das mais recentes e furtivas ameaças bem como formas de você defender-se delas.

URLs curtas
Mensagens no Twitter e outros sistemas de mensagens eletrônicas incluem links que geralmente foram encurtados por serviços como o Bit.ly, Goo.gl e Migre.me. Tais URLs, embora economizem um bom espaço nas mensagens, não difíceis de serem decifradas pois não oferecem qualquer pista de para onde irá levar quem nelas clicar e nada garante que o endereço curto não tenha sido criado por um cacker e acabe levando internauta para um site malicioso.
Quem utiliza um aplicativo chamado TweetDeck, por exemplo, tem a opção de visualizar detalhes de uma URL que tenha sido encurtada antes de se clicar nela
shorturl350.jpg
Se o aplicativo estiver corretamente configurado, clicar em uma URL que tenha sido encurtada irá exibir uma janela que mostra a o título da página de destino, seu link real e o número de pessoas que já clicaram nele. Tais informações irão ajudar você a tomar a decisão acertada em vez de clicar cegamente sem saber onde irá parar.

Veja antes de clicar: Vários softwares navegadores oferecem ao internauta a possibilidade de instalar complementos e serviços que realizam uma função parecida. Quando uma URL curta é criada, por exemplo, no TyniURL, quem a criou pode incluir uma opção que permite a visualização da URL original. Mas para que isso funcione, quem está vendo a URL curta precisa que seu browser possua algum tipo de cookie o add-on instalado (e o navegador deve estar habilitado para permitir a instalação de cookies.
O ExpandMyURL e o LongURLPlease são dois exemplos de serviços que acrecentam funcionalidades ao navegador que permitem verificar com seguraça o que está por trás de uma URL abreviada e funcionam com a maior parte dos encurtadores de URL usados atualmente.
Em vez de mudar o endereço da URL curta para a completa, o ExpandMyURL verifica o endereço e deixa a URL na cor verde caso seja um site considerado seguro.
O Goo.gl, encurtador de URLs do Google, proporciona segurança de forma automática verificando a URL destino para detectar e identificar sites maliciosos, advertindo o internauta quando a URL encurtada pode incluir qualquer tipo de ameaça. Infelizmente, o Goo.gl está limitado aos serviços e produtos do próprio gigantes de buscas.

Coisas que ameaçam seu perfil
Detalhes pessoais que você compatilha em redes sociais, tais como lugar onde estuda, cidade natal, data de aniversário, estão entre os item usados pelas perguntas secretas para ajudar um internauta quando este esquece a senha de algum serviço específico.
Alguém que colete informações suficientes a seu respeito pode, assim, ser capaz de acessar algumas de suas contas na web. E sabe-se lá o que ele fará depois disso.

Privacidade nas redes sociais: Depois de se cadastrar em uma determinada rede social, como o Facebook, clica na área de configurações para ajustar a privacidade dos seus dados.
privacy_social.jpg

As confirgurações de segurança do Facebook, por exemplo, deixam você selecionar que tipo de informações cada contato seu terá acesso. É possível configurar níveis de privacidade para cada componente do seu perfil de tal modo que informações como data de nascimento, religião, tendências políticas e fotos por exemplo, só esteja disponíveis a um grupo restrito de contatos.

Não converse com estranhos: Vez por outra todo usuário de redes sociais acaba recebendo uma solicitação de contato de uma pessoa que você não tem a menor ideia de quem seja. Se você está mesmo preocupado em proteger suas informações pessoais, jamais aceite este tipo de solicitação.

Compartilhe com cautela: Considere remover informações valiosas do seu perfil. Quem precisa saber delas, como seus amigos, provavelmente sabem quando é seu aniversário ou em que cidade você nasceu.
Pense também duas vezes antes de participar de listas e jogos online. Embora possam parecer formas inocentes e divertidas de compartilhar o tipo de comida preferida, o primeiro show que você viu na vida ou o lugar onde conheceu sua atuam mulher, um criminoso de posse de tais informações pode conseguir construir um perfil suficiente para assumir sua identidade - virtualmente ou não.

Impostores na rede social
Se você já se conectou com alguém no Facebook, LinkedIn, Twitter ou outra rede social, é porque você conhece e confia nessa pessoa. Mas há pessoas mal intencionadas que podem assumir o controle da conta de seu amigo e se aproveitar dessa confiança.
Exatamente por isso, tenha cuidado com golpes que podem ser enviados por seus contados. Caso um cracker consiga invadir e sequestrar uma conta de um contado, seja por meio de malware, phishing e outras técnicas, ele pode usar a mesma técnica para tentar invadir e sequestar sua conta e, assim, roubar seus dados pessoais.
Um dos golpes que podem aplicar é enviar mensagens e pedir que você clique em links adulterados que vão infectar seu PC ou comprometer a própria conta. Por isso, não saia clicando em qualquer coisa que um contato de rede social enviar para você. Em caso de dúvida, envie um e-mail pessoal a ele ou mesmo telefone para checar se a mensagem foi realmente enviada por ele e com qual propósito.

Rastros digitais
E agora que atividades como entretenimento, compras e socializar informações estão cada vez mais presentes na vida online, cada usuário deixa um rastro digital rico em detalhes sobre ele mesmo.
Livros que você leu, filmes que alugou, pessoas que compartilham os mesmos interesses que os seus e outros detalhes, constituem uma mina de ouro de dados para sites de busca, anunciantes e qualquer um que queira bisbilhotar seu computador e, principalmente, sua vida.
Fazer negócios com empresas em que você confia: Ao acessar um site de compras, leia sempre as políticas de privacidade. Todo site de comércio eletrônico idôneo deve ter um link para esse documento e deixar bem claro que as suas informações estão protegidas e sempre perguntar se pode ou não usar qualquer dos dados fornecidos e em que situações isso pode ser feito.

Uso de navegação privativa: As versões atuais do Internet Explorer, Firefox, Safari, e Chrome incluem formas de navegar em que você não deixa rastros do que tenha feito na web.
inprivate_navegador.jpg
No IE8, por exemplo, esta função chama-se Navegação InPrivate; já a Mozilla batizou o recurso no Firefox como Navegação Privativa. Isso garante que os dados de formulários, pesquisas, senhas e outras informações geradas e acessadas na sessão atual da Internet não permaneçam no cache do seu navegador e nenhuma senha usada durante a sessão serão registrada pelo respectivo gerenciador. Esse recurso ajuda muito a se proteger contra hackers e deve ser usado principalmente quando se faz acesso em computadores compartilhados ou públicos (como é o caso de lan houses).
Scareware
Provavelmente você já ouviu falar de phishing. Trata-se de uma técnica usada com o objetivo de tentar roubar dados do usuário. Criminosos usam e-mails que tentam se passar como mensagens enviadas por um banco ou instituição de cobrança, por exemplo, solicitando que se preencha um determnado documento ou confirme algumas informações de crédito.
Ao clicar no arquivo anexo, que supostamente traz as informações a serem confirmadas/preenchidas, é instalado um pequeno arquivo que passa a informação ao hacker quando seu computador está conectado. Caso o usuário caia na armadilha, abrindo o arquivo em questão, ele abrirá uma porta ao invasor.
O Scareware por sua vez é uma variação desse padrão de ataque. Uma janela de alerta se abre quando se está navegando, e exibe um alerta de contaminação por vírus e solicita que o usuário (compre e) instale um antivírus para eliminar a praga detectada.
Reflita: se você NÃO tem um antivírus instalado, como pode aparecer uma janela de alerta? E se você TEM um software de segurança instalado, por que uma mensagem seria emitida para você comprar mais um programa de antivírus?
Familiarize-se com seu programa de antivírus ou solução integrada de sergurança a tal ponto que possa diferenciar as verdadeiras mensagens de alerta emitida por ele de uma janela pop-up falsa.

Mas é importante não entrar em pânico e pensar com calma. Você já deve ter proteção antimalware. Se não, pode usar uma ferramenta online, como o Housecall da Trendmicro ou a Ferramenta de Remoção de Software Mal-intensionado da Microsoft. Depois de fazer a varredura e eliminar um eventual malware, instale um bom aplicativo antimalware para proteger seu PC de futuras invasões.

Atualização do seu navegador: Essas mensagens falsas acabam levando o usuário a um site falso, que pode infectar seu sistema. As versões atuais de browsers e programas de segurança possuem proteção para alertar contra esses tipos de sites.
E mesmo quem tem o bom hábito de manter das ferramentas sempre atualizadas não está totalmente livre, já que não há sistemas a prova de falhas.
Fique atento na hora de digitar uma URL. Às vezes, uma letra trocada levará o usuário para uma página que tem um visual idêntico ao do endereço original, mas trata-se de um site phishing.
Além disso, navegadores com versões atuais destacam o domínio digitado em negrito para que você possa saber se está realmente visitando, digamos, o www.pcworld.com.br genuíno ou um site falsificado como www.pcworld.com.br.phishing-site.ru.

Cavalos de troia em mensagens de texto
Alguns hackers podem enviar mensagens disfarçadas como se fossem da sua operadora de celular ou de seu banco. Essas mensagens de texto podem levar o usuário a um site malicioso ou mesmo pedir para instalar uma atualização que irá alterar as configurações do seu celular. Na realidade, está pe apenas uma maneira sofisticada de tentar capturar senhas e nomes dos usuários menos atentos.

Caso receba uma mensagem que pareça ser de uma fonte confiável mas que solicita a instalação ou atualização de um software, não clique em nada e entre em contato com com a instituição para verificar se, de fato, existe alguma atualização que deve ser realizada.
Empresas idôneas - e principalmente bancos – não enviam e-mails ou mensagens pedindo para instalar softwares, a menos que você solicite. Não aceite cegamente a apelos de atualização que informam que se não for feito você não mais terá acesso online a sua conta corrente, por exemplo. Qualquer dúvida, ligue sempre para a instituição ou operadora.

Notebook perdido, dados expostos
A mobilidade que os notebooks e smartphones oferecem são muito bem vindas, mas também por isso, são facilmente alvo de roubos e mesmo perda. E se tiverem dados confidenciais, como senhas de banco e informações sigilosas de sua empresa, por exemplo, sua vida pode mudar para sempre se o laptop ou celular cair em mãos erradas.

Criptografar os dados: para se prevenir, é possível usar um utilitário como o Microsoft BitLocker para criptografar os dados. Infelizmente o BitLocker está disponível apenas para o Windows 7 e mesmo assim é exclusivo das versões Ultimate e Enterprise do sistema (também está disponível para o Widnows Server 2008). Mas você pode usar outro programa de criptogtrafia, como o TrueCrypt, de código aberto, portanto, gratuito.
Atenção: Tenha certeza de que sua senha de acesso para desbloquear os arquivos esteja guardada em local seguro. Se você resolver memorizá-la, trate de usar uma senha que você tem certeza que sempre lembrará. Caso contrário vai entender realmente o quanto um sistema de criptografia pode proteger seus dados.

Use senhas fortes: se a intenção é proteger os dados, não adianta inserir senhas como data de nascimento, nome do filhos ou outras informações que podem ser descoberta facilmente. Senhas mais longas são boas. Senhas fortes são melhores ainda.
Apesar da frase ser fácil de lembrar, com caracteres diversos, será bem mais difícil de descobrir ou quebrar a senha. Mesmo se você for a única pessoa que acessa seu PC, é recomendado usar uma senha difícil de descobrir - caso um hacker tivnha acesso físico ao seu notebook, tente tornar a vida dele mais difícil.
Bloqueie o BIOS: o BIOS é o primeiro programa que o PC carrega para apresentar o hardware ao sistema operacional. A tela inicial apresentada quando o computador é ligado, informa como ter acesso ao BIOS e isso é geralmente feitp or peio de uma tecla (DEL, Esc ou F10). Uma vez dentro do software, encontre as configurações de segurança: basta navegar com o cursor usando as teclas de direcionamento (setas).
bios_senha.jpg
Quando encontrar a tela como a figura acima, insira a senha. Dessa forma, quando o computador for ligado, nem o sistema operacional será inicializado se a senha não for digitada.
É claro que existem métodos para contornar essa senha existem, mas ela cria mais um degrau de dificuldade, mesmo para os hackers mais persistentes. E ele pode não ter tempo suficiente para isso.
Usar um serviço de recuperação: se o laptop for roubado, não há como obter o hardware de volta, mas ao menos os dados podem ser apagados. Alguns fabricantes como HP e Dell oferecem serviços para apagar dados remotamente, assim que os computadores forem conectados à internet.
Ao relatar à empresa que seu laptop foi perdido ou roubado, um pequeno aplicativo aguarda para ser acionado assim que for conectado a internet. Em seguida, ele "contata" o centro de monitoramento para transmitir as informações de localização da máquina e assim os dados são apagados remotamente.
Embora menos abrangente, utilitários gratuitos como o FireFound (add-on do Firefox) fornecem capacidades semelhantes. É possível configurar o programa para apagar automaticamente suas senhas, histórico de navegação, cookies, seguindo um número de tentativas erradas de logar no sistema.
firefound.jpg
Os celulares também podem conter uma quantidade significativa de dados sensíveis também. É interessante seguir alguns procedimentos para não correr riscos com esses aparelhos.

Hotspots Wi-Fi confiáveis ou seguros
Hoje em dia, redes Wi-Fi estão disponíveis em quase toda parte e isso é muito bem-vindo. O problema é que pessoas mal intencionadas criam hotspots com o objetivo de atrair usuários desavisados. Uma vez conectados a essas armadilhas, o usuário pode ter o tráfego de seus dados capturados e recolhida qualquer informação confidencial que for enviada, como nomes e senhas.

Verifique o nome da rede: se você quiser se conectar à internet em um cibercafé, restaurante ou qualquer outro local público, pergunte qual o SSID (nome) da rede do estabelecimento.
O SSID de uma rede em um lanchonete como o McDonald’s, por exemplo, poderia ser mcdonalds. Um hacker pode configurar um roteador sem fio nas proximidades do local onde está a lanchonete e definir seu SSID para mcdwifi ou mcdonalds2.
O notebook do usuário então identifica as redes e pode ser que o sinal da rede falsa esteja até mais forte. Na dúvida em qual rede se conectar, certifique-se qual a rede oficial do local.
Não confie em redes abertas, que não tenham senha para se conectar. Caso precisar acessar mesmo assim, então a recomendação é não acessar contas de e-mail, onde você terá que usar senha e usuário. As redes abertas são muito suscetíveis a ataques e você pode ter seus dados roubados.

Rede Wi-Fi com baixa segurança
Usuários cautelosos se preocupam em inserir uma senha forte em sua rede sem fio de forma a se manterem longe de invasões. Mas a proteção por senha por si só não é suficiente.

Usar criptografia mais forte: vários tipos de criptografia de rede estão disponíveis e há algumas diferenças entre elas. A criptografia WEP (Wired Equivalent Privacy) é a variedade mais comum encontrada nas redes sem fio. Isso já ajuda muito, mas essa proteção ainda pode ser quebrada.
wpa2_tela.jpg
Existem ferramentas que permitem até hackers iniciantes quebrarem a segurança de uma chave WEP. Portanto, é interessante usar em seu roteador a criptografia WPA (Wi-Fi Protected Access) ou sua sucessora, a WPA2.
Esses dois tipos de criptografia resolvem as fragilidades da WEP. No menu do seu roteador é possível encontrar a opção de segurança sem fio. Selecione e ative a WPA ou WPA2. Digite uma senha, salve as configurações e reinicie o seu roteador. Assim sua navegação na internet já será mais segura.

Backups ameaçados
Por mais que se fale sobre o assunto, é sempre bom dizer que é necessário fazer backups regulares de seus arquivos insubstituíveis, como fotos e vídeos de família, por exemplo. Mas mesmo armazenando as cópias em discos externos ou DVDs, eles podem ser perdidos ou até mesmo roubados.

Codificar seus dados de backup
A dica é utilizar um programa de backup que ofereça guardar seus dados com criptografia ou pelo menos uma senha, para impedir acesso não autorizado. Se quiser ir mais longe, é possível adquirir um disco rígido externo com proteção biométrica, na qual se cadastra a impressão digital para acessar os dados, como os HDs Lacie d2.

Use um serviço de backup online: é possível usar serviços como o Windows Live Skydrive da Microsoft, que oferece 25 GB de armazenamento gratuito, onde é exigido usuário e senha para ter acesso permitido. Infelizmente, copiar 25 GB nesse serviço pode ser uma tarefa bem demorada. Mas, por uma pequena taxa, é possível usar um serviço como o Mozy, que inclui ferramentas para automatizar o processo e garantir a regularidade do processo de backup.

Softwares sem atualizações e correções (não apenas o Windows)
Hackers sempre tentaram começar suas invasões por meio de alguma brecha do Windows. Porém a Microsoft está conseguindo se proteger, com atualizações constantes e isso está levando os hackers buscarem outros elos fracos na cadeia de segurança. Por exemplo, produtos como o Adobe Reader, onde muitos documentos da rede são fornecidos com esse formato, são uma ótima fonte de ataque.

Instale todas as atualizações de segurança: é necessário ter um firewall e um antimalware para proteger seu sistema, mas uma das formas mais simples – e mais eficaz – é manter todos os softwares atualizados, inclusive o sistema operacional.
autoupdate.jpg
Para verificar as aplicações que têm vulnerabilidades conhecidas ou que precisam de atualização é recomendado usar um programa como o Secunia Personal Software Inspector. Ele faz uma varredura completa nos softwares instalados no PC.
Procure se manter informado das falhas existentes para as várias aplicações utilizadas e assim aplicar as correções o mais rápido possível. O site About.com Antivirus Software é um bom recurso para coletar informações. Outra dica é o McAffe Avert Labs, que fornece informações sobre as últimas ameaças e quais softwares afetam.
Apesar dos aplicativos serem um caminho de menor resistência para as invasões, os hackers não desistiram de produtos da Microsoft. Portanto, é interessante definir e habilitar a opção para baixar as atualizações do Windows automaticamente. Nessas atualizações estarão inclusos também o Internet Explorer e o pacote Office.

Cinco mitos sobre segurança
Se você pensa que está fazendo todo o necessário para seus sistema estar seguro, então pense novamente. Aqui estão cinco mitos sobre segurança digital.

Eu não tenho nada que um hacker queira
Muitos usuários acreditam que os dados de seus computadores têm valor somente para eles e, portanto, não precisam se preocupar. Há três problemas nesse tipo de pensamento. Primeiro, em vez de furtos de dados, muitas vezes os hackers querem assumir o controle do computador de modo a instalar um malware ou para distribuir spam. Segundo, o invasor pode usar dados triviais que estão em seu PC, como seu nome, RG, endereço e data de nascimento para usar sua identidade em ataques ou sites de compras. E terceiro lugar, a maioria dos ataques são automatizados para procurar e invadir todos os sistemas vulneráveis, sem fazer discriminação dos arquivos instalados no PC.

Tenho software antivirus instalado, por isso estou seguro.
O antivírus é necessidade absoluta e é um grande começo, mas não protege contra tudo. Alguns antivírus não detectam nem bloqueiam spams, tentativas de phishing, spywares e outros ataques de malware. Somente caçam vírus. Mesmo um antivírus mais abrangente deve ser atualizado regularmente, pois novas ameaças são descobertas diariamente. Tenha em mente também que os desenvolvedores de antivírus e antimalwares precisam de tempo para adicionar a proteção contra ameaças emergentes e, portanto, seu sistema estará vulnerável em dias de ataques recém lançados.

A segurança é uma preocupação apenas se eu usar o Windows
A Microsoft certamente teve sua cota de problemas de segurança ao longo dos anos, mas isso não significa que outros sistemas ou aplicativos estão livres de ataque. Linux e Mac OS X também possuem falhas ou brechas. Como sistemas operacionais e navegadores web alternativos que estão ganhando mercado, se tornam alvos atraentes para ataques.

Meu computador está protegido pelo firewall do meu roteador.
Um firewall é um ótimo bloqueio para acesso não autorizado à rede, mas os hackers descobriram há muito tempo que a maneira mais rápida de passar pelo firewall é através de portas que permitem que os dados passem sem restrições. Por padrão, o firewall não bloqueia portas por onde passam dados do MSN, por exemplo. Assim também como outros programas que acessam a internet não são bloqueados e os invasores se aproveitam dessas brechas. Além disso, muitos ataques de hoje são baseados na web ou originários de um ataque de phishing para atrair o usuário a um site malicioso. E contra isso o firewall não protege.
Desde que eu visite apenas sites idôneos e confiáveis, não tenho nada com o que me preocupar.
As chances de ataques serão bem menores se você acessar sites confiáveis. Mas mesmo sites idôneos sofrem invasões e clonagem. Sites como o da Apple, CNN, eBay, Microsoft, Yahoo e até mesmo o FBI já foram comprometidos por hackers que coletavam informações de seus usuários e assim instalavam software malicioso nos computadores dos visitantes.

Recursos adicionais de segurança
Muitos sites e serviços na web podem ajudá-lo a aprender mais sobre ameaças ou podem até analisar sua máquina para verificar se  elaestá limpa e segura. Eis alguns deles

Hoax Encyclopedia: Possui uma boa base de dados sobre vírus de e-mail e mensagens de hoax (falsos vírus). Antes de encaminhar aquele e-mail para seus familiares avisando sobre um novo vírus devastador, passe nesse site para checar se é verdade.

McAfee Virus Information Library: A McAfee mantém uma lista completa de ameaças de malware, incluindo detalhes de como elas se espalham e como proceder para se proteger.

Microsoft Security Support Center Consumidor: Nesta página você vai encontrar soluções para os problemas de segurança mais comuns, bem como links para outras informações e recursos de programas da Microsoft.

Microsoft Malicious Software Removal Tool: Essa ferramenta é projetada para verificar e remover ameaças generalizadas. Seu sistema de busca é menor do que um completo antimalware, mas identifica uma boa quantidade de ameaças. A Microsoft lança uma nova versão com updates de segurança na segunda terça-feira de cada mês.

Microsoft Security Essentials: Esse antivírus gratuito fornece proteção em tempo real para PCs com Windows contra vírus, worms, spyware e outros softwares maliciosos.

PhishTank: É um banco de dados de sites de phishing conhecidos. É possível inserir o nome de um site para fazer pesquisa e também o usuário pode inserir um novo site de phishing encontrado.

Trend Micro Housecall: Um serviço fornecido pela Trend Micro que faz uma varredura no computador para descobrir e eliminar quaisquer vírus, worms e outros malwares que podem estar residindo nele.
Ler Mais

Como atualizar o BIOS do seu computador

Como qualquer software, o sistema que inicializa o PC também tem atualizações, mas requer uma pouco mais de cuidado. Confira os procedimentos para uma atualização segura.

O BIOS do computador (Basic Input / Output System, ou Sistema Básico de Entrada e Saída) é o primeiro software a ser carregado no PC. Ele prepara o terreno para o sistema operacional, seja Linux, Windows, Mac ou qualquer outro, reconhecer todos componentes de hardware de forma a serem utilizados corretamente.
Como acontece em qualquer software, o fabricante do computador ou da placa-mãe atualiza periodicamente o BIOS para corrigir bugs, adicionar compatibilidade com novos dispositivos, melhorar o cache de funções e fazer ajustes de hardware que podem acelerar o tempo de boot.
As atualizações estão disponíveis no site de cada fabricante. Mas é preciso ter em mente que atualizar o BIOS é um processo diferente de atualizar qualquer outro software. Como o BIOS é o componente que inicia o computador, qualquer erro no processo pode fazer com que o computador não inicialize mais.
Veja como se certificar de que a atualização seja feita corretamente sem riscos de perder o boot do sistema.

Passo 1: Identificar a versão atual do BIOS
A maneira mais fácil de encontrar as informações sobre o BIOS do seu PC é executar um software do próprio Windows. Digite msinfo32 na barra de pesquisa (para o Windows 7 ou Vista) e pressione a tecle Enter.
No Windows XP, clique com o botão direito do mouse no menu Iniciar e escolha o item Executar. Na janela aberta, digite msinfo32 e clique Ok.
Depois de aberto o programa, verifique na coluna esquerda o item que encabeça a lista, chamado Configuração do sistema. Na coluna da direita aparece os detalhes do BIOS do seu computador, como exemplificado na figura abaixo.
msinfo32.jpg
Passo 2: verifique no site do fabricante do PC ou da placa-mãe os updates de BIOS
Ao acessar o site do fabricante do seu PC, procure pela sessão de download e verifique se existe alguma versão do BIOS disponível para seu computador. Então compare se a versão disponível é mais atual do que a listada pelo programa msinfo32.
Mas nem todo fabricante é cuidadoso assim. Caso o site não tenha sessão de download, o melhor é buscar no site do fabricante da placa-mãe. Para saber qual modelo da sua placa-mãe, utilize o programa gratuito CPU-Z, usando a guia Motherboard para exibir as informações do modelo.
Passo 3: Leia a documentação inclusa no download do BIOS
A atualização pode trazer vantagens, como por exemplo, no modelo do Thinkpad da Lenovo, o T500. Fazendo o upgrade, o portátil pode utilizar um monitor externo com resolução de 1600 por 900 pontos. Mas o arquivo Readme.txt também informa que é necessário fazer o upgrade do driver de vídeo antes da atualização do BIOS.
Além disso, cada fabricante utiliza um BIOS diferente e provavelmente os procedimentos para fazer a atualização também serão diferentes.
Seguir as instruções da documentação é de extrema importância, pois assim é garantido que o sistema irá iniciar corretamente. Lembre-se que o BIOS é o componente que inicia o sistema.
Passo 4: faça a atualização
Como o software do BIOS fica em um chip localizado na placa-mãe, o processo para instalar a atualização é diferente de fazer um upgrade de software instalado no HD do computador.
Os PCs mais novos, fabricados a partir do ano de 2008, possuem processo fácil para atualização. Os desenvolvedores já criaram programas para instalar o software no BIOS diretamente do Windows. Essa informação e o procedimento de atualização estão na documentação no site do fabricante do PC ou da placa-mãe.
Mas computadores mais antigos possuem um processo diferente, mais trabalhoso. É necessário criar um disco de inicialização (DVD, CD ou pendrive) com os arquivos para fazer o upgrade.
Você pode baixar um aplicativo para configurar uma unidade de CD, DVD ou USB de modo a poder carregar o sistema sem entrar no Windows, como o Easeus Partition Master. Esse utilitário ajuda a criar um disco de boot, mas somente a versão Professional tem essa função e ela não é gratuita.
Ler Mais

Dez coisas que você deve fazer para preservar seu emprego

Pesquisa da consultoria Right Management indica que o total de vagas para executivos no mercado brasileiro cresceu 10% em setembro. A indústria voltou a liderar em número de contratações e os setores de serviços especializados de TI e Telecom responderam, respectivamente, por 18% e 8% das vagas abertas. Levantamento de Computerworld feito em agosto de 2009 identificava quase 1.500 oportunidades abertas na área de tecnologia da informação, para diferentes perfis e níveis profissionais.
A crise econômica dá sinais de calmaria no mercado nacional, mas isso não significa que você possa descuidar da sua carreira.
Profissionais de TI e especialistas da indústria compartilham dez dicas para os funcionários da área de tecnologia se manterem nas boas graças dos empregadores e não serem demitidos mesmo com a recuperação gradual da economia.
1.Trabalhe com afinco
Funcionários de TI em empregos instáveis precisam assumir trabalho extra, estar mais presentes e, essencialmente, mostrar aos seus empregadores que querem ficar. Seja em tempos de estagnação ou de redução de budgets, os gestores de TI são pressionados a frequentemente avaliar a equipe para fins de enxugamento ou possível terceirização. Especialistas de consultorias de RH dizem que o melhor e evitar ser o funcionário que deixa a desejar na avaliação.
“É fundamental lembrar que a organização de TI, quando quer fazer demissões, não procura as pessoas que serão descartadas, ela identifica as pessoas que devem ser mantidas”, explica Beth Carvin, CEO da Nobscot, fornecedora havaiana de software para RH. Por isso, acrescenta a executiva, tome a iniciativa e faça coisas que levem a companhia a querer manter um funcionário como você.
2. Siga o dinheiro Os funcionários de TI devem saber quais sistemas e projetos vão gerar receita e empenhar-se para fazer parte deles. Uma vez que podem exercer alguma influência sobre esses projetos, devem mostrar disponibilidade para iniciativas geradoras de receita ou que ofereçam contato direto com o cliente, aconselha Sean Ebner, diretor regional da Technisource, companhia de recrutamento em TI.
“As funções internas são críticas, mas o alinhamento com essas atividades e com os clientes tornará os profissionais técnicos mais valiosos para os gestores de negócio”. Se não houver projetos relacionados ao negócio no momento, os especialistas orientam os funcionários de TI a se envolverem com a equipe de vendas, oferecendo seu conhecimento técnico para ajudar a fechar negócios com potenciais clientes.
3. Invista em conhecimento
Os recursos podem estar escassos, mas os especialistas recomendam que os profissionais de TI busquem treinamento acessível ou opções de autoaprendizado para ampliar seu conhecimento técnico e beneficiar não só a companhia, mas a si mesmos.
O treinamento, seja financiado pelo empregado ou pelo empregador, mostrará ao chefe que o funcionário deseja permanecer na equipe e que continua interessado em evoluir profissionalmente naquela companhia específica. “A chave para conservar o emprego é demonstrar retorno do investimento. Você representa um determinado custo para sua companhia, mas faça o possível par provar que está ganhando valor sem custo adicional para a organização e que o seu conhecimento contribuirá para os resultados financeiros dela”, afirma Rich Milgram, CEO da Beyond.com, companhia de recrutamento online.
4. Torne-se um especialista em tecnologia do negócio
É uma realidade – o pessoal de TI precisa ser bom em negócio para progredir na carreira e segurar o emprego. “Muito se tem falado, mas não custa repetir que TI deve ser capacitadora de negócios, e não mera solucionadora de problemas”, define Chris Silva, analista sênior da consultoria Forrester Research.
Os profissionais de alta tecnologia que treinaram a ‘sensibilidade para o negócio’, ou seja, que não conversam com gestores de negócio em bases puramente técnicas, têm mais chances de manter seus empregos por mais tempo do que aqueles que não conseguem traduzir a tecnologia diretamente em aspectos do negócio, avalia ele. A combinação de conhecimento tecnológico e uma visão do que faz um negócio dar certo pode ajudar os profissionais a cultivarem uma longa e promissora carreira.
5. Seja comedido
A redução de pessoal, muitas vezes, é resultado de um esforço para cortar custos. Os profissionais de TI que provarem aos gestores que são capazes de encontrar tecnologia acessível e reduzir custos internamente preservarão seus empregos. É preciso pensar como se fosse o dono, não desperdiçar recursos, nem comprar coisas que não sejam realmente imprescindíveis. Os funcionários eficientes são escolhidos para ficar, ao contrário dos funcionários que agem de maneira irresponsável com o orçamento.
Além de checar preços, os profissionais de TI devem oferecer alternativas que tenham bom custo-benefício. vale introduzir tarefas automatizadas que tragam economia de tempo e dinheiro para a companhia, reduzindo o tempo de inatividade causado por erro humano.
6. Fique longe das fofocas Em tempos de crise econômica ou prosperidade, não importa, o melhor é ficar bem longe da fofocas de corredor. “Você quer se apresentar no ambiente de trabalho como alguém amigável, um bom cidadão”, diz Lori Gale, presidente da companhia de recrutamento online FastLane Hires. Portanto, afirma, não fique fazendo fofoca e bancando o estressado. Agindo dessa forma, você acabará chamando atenção pelos aspectos negativos da sua personalidade.
7. Promova sua imagem
Embora muitos profissionais de TI não estejam acostumados a holofotes, os especialistas recomendam que eles aprendam a promover suas habilidades na companhia. “Faça marketing pessoal. Não é hora para modéstia. No cenário de negócios atual, em que todo mundo é exigido ao máximo, assegure que suas realizações sejam notadas”, diz Katie Prizy, especialista em comunicação da Instant Technology, companhia de recrutamento em TI.
Para demonstrar suas contribuições à companhia, os profissionais de TI têm de estar aptos a mensurar o valor agregado aos resultados financeiros. Se não puder mensurar seu próprio sucesso e demonstrar claramente como o seu trabalho beneficiou a companhia, não espere o mesmo dos gestores na hora de reduzir a equipe.
Os profissionais de TI devem rastrear e documentar continuamente as melhorias que suas ideias, seu trabalho ou seus processos trouxeram para os sistemas de tecnologia. Munidos desta informação, terão bons argumentos para justificar a permanência na equipe.
8. Ajude os outros
Compartilhe conhecimento, ensinam os especialistas. Profissionais de TI precisam abandonar a velha mentalidade de guardar conhecimento, e deixar outras pessoas saberem o que eles sabem e compartilhar o conhecimento e as informações.  Isso os tornará muito mais valiosos aos olhos dos empregadores.
O conhecimento é uma grande fonte de poder. O compartilhamento de informações vitais para o sucesso técnico de uma companhia impressionará a direção corporativa.
9. Esteja disponível
Na rotina das companhias, alguns profissionais de TI talvez estejam menos ocupados que outros. Assim, quem está com mais tempo livre deve se oferecer para colaborar em projetos, mesmo que de outros departamentos.
Se na companhia há duas pessoas para administrar a rede, por exemplo, mas uma delas também entende de servidores, os gestores talvez prefiram descartar o funcionário altamente especializado e manter o ‘generalista’ em TI, que trabalha em várias áreas, de acordo com Bryan Sullins, instrutor técnico sênior da New Horizons e blogueiro da Network World.
Estar sempre disposto a aceitar desafios novos, que não fazem parte da rotina, ajuda muito, na opinião de Dwayne Whitmore, engenheiro de sistemas sênior do grupo de serviços de tecnologia para o Carolinas HealthCare System. O engenheiro recorda a ocasião em que precisou planejar a atualização de um sistema PABX e aprendeu muito sobre o modo como ele funciona.
10. Sorria, seja feliz
Nunca subestime o poder de uma postura positiva. Independentemente de qualquer desafio, uma atitude positiva ajudará os gestores – que também são exigidos além dos seus limites – a perceber quais funcionários estão felizes em suas funções. O indivíduo que, com um sorriso no rosto, encara novos desafios que aliviam algumas aflições da equipe de gestão acaba tendo um valor inestimável para a organização.
Ler Mais

Fatos que sempre acontecem nas novelas da Globo




1. Pobre nunca repete roupa.
2. Aconteça o que acontecer, sempre no final da novela o vilão morre, fica louco ou vai preso e resto da novela se casa e/ou tem filhos.
3. Não importa onde os personagens fiquem doentes, sofram acidentes ou tenham um ataque cardíaco, eles sempre vão internados no mesmo hospital.
4. Em novelas de época, sempre um pouco antes de uma mulher casar com um homem que foi escolhido pela família ela conhece outro homem e no final se casa com ele.

5. Sempre antes de matar alguém o vilão tem um diálogo de 30 minutos com o a pessoa que ele vai matar.
6. O herói e mocinho da novela pode pegar dois tiros na perna, uma facada, um choque de 2000KW ou qualquer coisa do tipo, mas sempre depois de tudo isso vai ter forca de correr, escalar prédios e lutar e ganhar do vilão.
7. As personagens sempre acordam de maquiagem feita.
8. Sempre quando estão escrevendo alguma coisa no computador as pessoas falam em voz alta o que estão escrevendo.
9. Sempre o núcleo principal da novela é em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
10. Zé Mayer sempre pega pelo menos 5 mulheres em cada novela.
Ler Mais

Pérolas do Enem



 O tema da redação do Enem desse ano foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades. Lá vão: O QUE É PIOR: FORMAR PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR COM ESSE NÍVEL...
AÍ VEM O MEC E ACHA QUE AS UNIVERSIDADES DEVEM FAZER MILAGRES.


1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)

2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)

3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar o planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)

4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)

5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)

6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)

7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)

8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)

9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)

10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)

11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd´s da coleção do Chaves)

12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)

13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)

14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)

15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (eu discodo, acho lastimável!)

16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)

17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (demonstraram mesmo, e fede!)

18) "Paremos e reflitemos." (beleza)

19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)

20) "Retirada claudestina de árvores." (caraulio)

21) "Temos que criar leis legais contra isso." (essas que existem são chatas)

22) "A camada de ozonel." (Chris O´Zonnell?)

23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor." (poderiam contar algumas piadinhas)

24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração." (mãos deficientes?)

25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça")

26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)

27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)

28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos governantes." (red bull neles - dizem as árvores)

29) "O povo amazônico está sendo usado como bote expiatório." (eu sempre achei que fosse um navio)

30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)

31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)

32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (g-zus)

33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as leis)

34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta amazonia." (oh god )

35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários?)

Ler Mais

Onde dói mais tatuar?


Uma das perguntas mais frequentes que alguém que está a contemplar efectuar uma tatuagem faz é: “vai doer”? A resposta é simples: claro que sim. E porquê? Uma tatuagem implica a oscilação de um conjunto de agulhas sobre a pele, que entram e saem rápida e repetidamente da mesma, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! Mas espere…antes de desistir da ideia, saiba que o nível de dor também varia consoante cada pessoa, depende do local onde a tatuagem será feita e a sua dimensão, sem esquecer a perícia e a experiência do tatuador.

Qual a sensação?

Embora não seja particularmente fácil descrever qual a sensação de ser tatuado, algumas das descrições mais recorrentes incluem: é semelhante a um escaldão, parece que se está a ser picado por uma abelha, um grande arranhão, uma sensação de calor, desconfortável ou simplesmente irritante. Também parece ser consensual que fazer o contorno do desenho é um pouco mais doloroso do que o seu preenchimento. Curiosamente, as pessoas que já enfrentaram algum tipo de cirurgia e as mulheres que já deram à luz, são normalmente quem diz que “não dói nada”! Por outro lado, a maioria das pessoas sente algum incómodo nos primeiros minutos, mas depressa se habituam e chegam à conclusão que “não é tão mau como pensavam”! Consequentemente, a dor é substituída pelas endorfinas, até porque a partir de agora o pensamento está apenas concentrado em ver o resultado final!

Os grandes medos

O medo da dor que uma tatuagem supostamente vai infligir está por vezes relacionado com outros receios: o medo de agulhas e/ou de sangue! O primeiro é facilmente resolvido – basta efectuar a tatuagem num local onde não está a assistir ao processo ou então não olhar; quanto ao segundo, é muito raro alguém sangrar ao ser tatuado, a não ser que tenha bebido álcool ou tomado aspirina (ou outro medicamento que possa contribuir para a diluição do sangue) imediatamente antes. Para além disso, as agulhas apenas penetram cerca de 2.5 cm da pele – pegue numa régua e veja com os seus próprios olhos – e ao longo de toda a sessão, o tatuador limpa, vezes sem conta, a área de trabalho.

Onde dói mais e menos?

Para ficar com uma ideia da sensibilidade das diferentes zonas do seu corpo que pode estar a contemplar tatuar, faça esta experiência: belisque a zona superior do braço e depois a parte de cima do pé. Dói mais no pé, não é verdade? Regra geral, as zonas com mais músculo e/ou gordura doem bastante menos do que aquelas partes do corpo com uma alta concentração de nervos, com ossos apenas e ainda algumas zonas erógenas.

Mais probabilidade de dor:

  • Órgãos genitais ou próximo dos mesmos
  • Interior das coxas
  • Tornozelos
  • Pés
  • Mãos
  • Esterno (osso situado na parte anterior do tórax)
  • Costelas
  • Peito (principalmente para os homens)
  • Zona inferior das costas
  • Espinha dorsal
  • Cabeça
  • Qualquer zona da cara
  • Pescoço
  • Por de trás das orelhas
  • Axilas

Menos probabilidade de dor:

  • Omoplatas
  • Braços
  • Barriga da perna
  • Exterior das coxas
  • Rabo

Prevenir a dor

Existem histórias dramáticas que incluem choro e até desmaios durante uma tatuagem mas estes são, sem dúvida, casos isolados. O que pode acontecer é que a pessoa está tão ansiosa que os nervos apoderam-se de toda a situação, tornando a experiência insuportável; ou então não se alimentou correctamente antes da sessão; ou por outro lado, está a fazer uma tatuagem muito grande e o corpo está a responder negativamente a várias horas passadas nas mãos de um tatuador.
Para prevenir contra uma sessão dolorosa e “para esquecer”, considere as seguintes sugestões:
  • Descubra tudo o que puder sobre tatuagem – quanto mais bem informado estiver, mais preparado estará na hora da verdade.
  • Peça referências e não descanse até encontrar um tatuador com o qual se sinta realmente confortável.
  • Pode sempre escolher uma zona do corpo à partida menos dolorosa para efectuar uma primeira tatuagem, mas se o que realmente quer é tatuar o tornozelo, por exemplo, peça ao tatuador para fazer um ensaio prévio com as agulhas (e sem a tinta!) para ter uma ideia do que vai sentir.
  • Mentalize-se que a dor faz parte da arte de tatuar, sendo por isso mesmo, e em simultâneo com o seu principal significado, um símbolo de tolerância e paciência.
  • Não está sozinho! Todas as pessoas que fazem uma primeira tatuagem (ou até mais!) vivem a mesma ansiedade inicial, por isso, pode ser reconfortante falar com alguém que já seja tatuado! Aproveite para lhe colocar todas as suas dúvidas.
  • Como cliente pagante, está no seu direito de pedir ao tatuador uma pausa ou até para terminar a sessão mais cedo, retomando-a noutro dia (isto é especialmente relevante se a tatuagem for muito grande e/ou complexa). Não se preocupe, os tatuadores estão habituados a lidar com todo o tipo de cliente e cada caso é um caso!
  • Quanto mais relaxado estiver, mais fácil será “aguentar” todo o processo. Valerá sempre a pena se pensar na obra de arte que vai poder exibir no final da sessão!

Ler Mais

As 10 zonas do corpo mais tatuadas


Depois da tatuagem em si – desenho, palavras, significado – o local onde será feita é a segunda decisão mais importante que terá de tomar. Como é sabido, existem zonas do corpo onde dói mais e menos ser-se tatuado, mas também existem partes corporais que os próprios tatuadores desaconselham: caso dos cotovelos, pés, joelhos e as dobras dos dedos das mãos (há uma maior probabilidade da tatuagem desvanecer), mas também zonas muito propícias a rugas que podem “desfigurar” a tatuagem no futuro…e o trabalho de um artista corporal tem de ficar impecável para sempre! Talvez por isso, sejam estas as zonas do corpo mais populares para se efectuar uma tatuagem!
  1. Zona Lombar: sexy e sensual – tanto nos homens como nas mulheres (no sexo feminino tem ainda a vantagem de destacar a sua silhueta) – é uma zona ideal porque pode ser facilmente escondida por motivos profissionais ou pessoais, ou seja, longe dos olhares curiosos dos chefes, pais ou avós! É igualmente misteriosa porque uma camisola mais curta pode permitir uma amostra da tatuagem quando forem feitos certos movimentos. Na praia ou na companhia da sua cara-metade, a sua exposição é digna de ser vista!
  2. Pulso: com uma personalidade muito forte e muito própria, as tatuagens nesta parte do braço (normalmente no interior) ficam bem a ambos os sexos. Se por um lado é comum tatuar-se nesta zona algo com grande significado e que esteja sempre à vista, sendo assim uma lembrança constante; por outro, pode facilmente ser disfarçada com uma camisola de manga comprida, um relógio ou pulseira.
  3. Pé: em hibernação no Inverno e à vista do mundo no Verão, as tatuagens ficam muito bem nesta zona mais plana do corpo. No entanto, precisam de ser ocasionalmente retocadas, porque têm tendência a desbotar.
  4. Tornozelo: muito popular no universo feminino (que, em matéria de tatuagens, parece ter adoptado esta zona do corpo como sendo exclusivamente sua), os desenhos dividem-se entre elementos delicados como flores, borboletas e rosários; e elementos mais marcantes, caso dos desenhos tribais.
  5. Braçadeira: embora não se trate de uma zona do corpo específica, este género de tatuagem, que envolve o braço de uma ponta a outra, é extremamente popular, tanto com os homens como com as mulheres. Para além de ser um local visualmente forte, é igualmente fácil de “esconder” com uma camisola, bastando até uma t-shirt.
  6. Costas: considerada pelos tatuadores como a maior e a melhor “tela humana”, não é raro esses artistas aconselharem grandes tatuagens nesta zona do corpo. Em alternativa, sugerem que comece por uma “peça” mais pequena, mas que pode ser aumentada com o tempo e conforme a vontade! Quem fica apenas por uma tatuagem nas costas, normalmente fá-la entre os ombros.
  7. Braço: a popularidade do braço deve-se ao facto deste proporcionar, em si, várias zonas para efectuar uma tatuagem – área exterior, interior, antebraço e ombro – sendo ainda uma das zonas menos dolorosas para ser tatuado.
  8. Peito: zona quase exclusivamente reservada aos homens, as tatuagens aqui parecem aumentar os peitorais masculinos (nem que seja de forma ilusória!) e, embora passem a maior parte do tempo cobertas, podem ser amplamente gozadas em privado!
  9. Seios: cada vez mais popular entre as mulheres, estas tatuagens têm, na maior parte dos casos, um tom provocatório e extremamente sexy, mas são também muitas vezes grandes provas de amor, ao exibirem os nomes dos seus amados!
  10. Pescoço: esta zona do corpo já foi, em tempos, exclusivamente reservado a membros de gangues e a pessoas que tivessem estado presas. Hoje, está na lista dos top 10 locais do corpo mais tatuados, pela sua sensualidade e elemento surpresa, mas também porque pode ser perfeitamente disfarçado com uma camisola ou, no caso das mulheres, com cabelo comprido.
Ler Mais

Como escolher uma tatuagem


Por norma, quem quer fazer uma tatuagem demora meses ou até anos a decidir e igual tempo para escolher a imagem a tatuar. Há que encontrar a tatuagem perfeita, considerar o significado, o tamanho, as cores e a localização – o seu carácter permanente assim o exige.

Porquê?

Vista como uma forma de arte, a tatuagem não deve ser uma experiência integrada numa noite de copos e uma surpresa desagradável na manhã seguinte. Deve ser antes uma experiência bem pensada, para que seja até agradável de fazer e, porque não, repetir. Comece por pensar nos motivos que estão por de trás da vontade de se tatuar: É uma prenda para si? Vai marcar um momento importante na sua vida? É uma homenagem a uma pessoa importante na sua vida? Acha as tatuagens um acessório lindo e está ansiosa por vê-la no seu corpo? Será um reflexo da sua masculinidade? Todos estes motivos são mais que válidos. Descubra o seu para que mais tarde não olhe para a tatuagem descontente, porque afinal não lhe diz nada.

Onde procurar?

Nos estúdios de tatuagem não faltam catálogos com centenas de imagens ansiosamente à espera da sua vez de ser tatuada ou re-tatuada. Se não quiser arriscar muito, esta á a sua melhor opção. Se, por outro lado, sonha com uma tatuagem completamente original, então terá de dedicar algum tempo à sua pesquisa. Pense nos seus interesses e pesquise fotografias, ilustrações, livros, revistas e a Internet; ou então faça você mesmo ou peça ao seu amigo desenhador para o fazer. Utilize a sua imaginação, seja criativo e não se entregue a modas – é importante que a tatuagem seja uma reflexão de um interesse de longa data e que vai continuar a sê-lo.

Imagens vs. Letras

Enquanto artistas, muitos tatuadores também estão habilitados a elaborar um desenho através de um rascunho ou simplesmente graças a uma explicação sua. Saiba ainda que se levar uma imagem a um tatuador ele pode ainda fazer-lhe alterações de cor e/ou forma. Para além das imagens, as iniciais, palavras ou expressões também são populares e podem dizer tanto ou mais do que uma ilustração. Tenha apenas cuidado com a escolha de nomes – não vá a coisa correr mal e daqui a seis meses queira apagá-la! Não limite a sua pesquisa, muitas vezes a inspiração está onde menos esperamos. Uma tatuagem deve espelhar a sua personalidade, deve ser a “sua cara”.

Estética

Regra geral, as pessoas fazem tatuagens para serem vistas – por elas e pelos outros! E neste campo existem duas decisões fundamentais: o tamanho e a cor. As dimensões da sua futura tatuagem dependem da sua localização, ou seja, pode começar por escolher primeiro a área do corpo a tatuar e só depois escolher um desenho adequado ou vice-versa. Relativamente às cores, é escusado será dizer que uma tatuagem colorida chama muito mais a atenção do que uma tatuagem feita a preto e cinzento – depende dos seus gostos pessoais, da imagem em si e, eventualmente, da localização. Para além de expressar o significado que deseja, uma tatuagem tem obrigatoriamente de ser esteticamente agradável. Se não estiver bonita, não vai querer mostrá-la a ninguém.

Simbolismo

Tenha especial cuidado ao escolher símbolos religiosos, de outras culturas e palavras noutras línguas. Se o fizer, é importante que pesquise e descubra tudo o que há para descobrir acerca desse elemento: história, segundos significados, se exprime coisas diferentes ao ser colocado em partes do corpo distintas ou próximo de outras tatuagens. Certifique-se que os caracteres japoneses pelos quais está apaixonado significam realmente “amor” e não “ódio”. O que pode parecer espectacular para si, pode ser ofensivo para outros.

Localização

A zona do corpo que escolhe tatuar diz tanto ou mais do que a tatuagem em si – para além de poder afectar o seu significado, há que considerar o aspecto estético final. Por exemplo, o impacto visual de uma tatuagem na nuca, é diferente do que aquele causado por uma tatuagem no pé. Por outro lado, existem zonas do corpo mais populares do que outras, umas mais dolorosas do que outras. Outra decisão que terá de tomar relativamente ao local é se quer que a tatuagem seja facilmente visível pelos outros: pode ter um emprego conservador ou simplesmente porque quer que seja um segredo exclusivamente seu. Algumas áreas tornarão a tatuagem visível a toda a hora, outras vão apenas permitir um vislumbre ocasional.

Decisão final

Antes de se entregar definitivamente nas mãos de um tatuador, imprima o seu desenho e coloque-o junto à zona do corpo que pretende tatuar, observando-o nessa perspectiva durante vários dias consecutivas para ver se realmente lhe atrai. Outra opção é colocar uma tatuagem temporária para perceber se se habitua à ideia de uma tatuagem nesse sítio ou se terá de ser outro; pode fazer a mesma experiência com a tinta de henna (dura entre 1 e 4 semanas). Visite vários salões de tatuagem para se familiarizar com o meio, obter ideias e ouvir conselhos. Pense bem. Se tiver qualquer dúvida relativamente à tatuagem ou ao tatuador, não a faça. Mais vale esperar um pouco mais para se certificar.
Ler Mais

Tatuagens de borboletas


A tatuagem feminina mais popular e a quarta tatuagem mais procurada em termos gerais, as borboletas já povoam os corpos de milhões de mulheres em todo o mundo. Imagem versátil e recheada de significado, descubra o encanto por de trás destas beldades esvoaçantes.

Porquê tanto fascínio?

Para além de serem simplesmente belas e de visualmente resultarem muito bem sobre a pele, enquanto tatuagens as borboletas permitem mil e uma variações: devido à sua simetria quase perfeita, funcionam bem tanto em dimensões grandes como pequenas. Ultra-femininas (há quem aponte a sua parecença com o órgão genital feminino), sem serem “ameninadas” ou infantis, as borboletas podem ser exibidas de forma delicada ou mais demarcadas, dependendo do simbolismo associado.

Simbolismo

São centenas os significados associados à borboleta, dependendo da cultura ou do país em questão. Reunimos algumas das mais interessantes:
  • Símbolo de transformação e de renascer – tal como a lagarta feia se transforma numa linda borboleta ao emergir do seu casulo, uma tatuagem com esta criatura pode simbolizar uma conquista ou um novo capítulo na vida depois de uma fase difícil.
  • Símbolo de beleza e delicadeza – daí a atracção que as mulheres têm pelas borboletas, mas não só – apesar da sua aparente fragilidade, são muito fortes. Há quem pense que basta tocar nas asas de uma borboleta para esta morrer, mas essa noção é completamente falsa.
  • Símbolo de liberdade e independência – muitas mulheres comemoram a sua chegada à maioridade ou o início da sua carreira profissional com a tatuagem de uma borboleta.
  • Símbolo de paz e sorte – algumas culturas afirmam que se uma borboleta pousar em si, será abençoado com paz e sorte, por isso, imagine se tiver uma permanente!
  • Aztecas – este povo antigo acreditava que as borboletas eram as almas dos soldados mortos em combate e das mulheres que faleciam durante o parto.
  • Grécia – a palavra grega para borboleta também significa “alma”.
  • Japão – os japoneses acreditam que se uma borboleta entrar no seu quarto de hóspedes, a pessoa que mais ama estará do seu lado em breve.
  • China – para os chineses, duas borboletas juntas significam “amor”.
  • Rússia – a palavra “borboleta” em russo está intimamente relacionada com a palavra “avó”.

Formas e feitios

Coloridas ou monocromáticas, desenhos literais, estilizados, célticos ou tribais, as borboletas ganham as mais variadas formas artísticas e fazem sempre um statement. Os padrões das suas asas, que parecem realmente estar em movimento, ou então a escolha exacta de cores vivas e em sintonia com a natureza, também fazem parte do seu encanto. A liberdade, harmonia, espontaneidade e alegria que exibem são contagiantes.

Borboletas no corpo

Os locais do corpo onde as borboletas mais pousam são na zona lombar (principalmente porque a borboleta pode ser alinhada na perfeição com a coluna e as asas estendidas uma para cada lado), braço superior, nas costas junto ao ombro e no abdómen. Curiosamente, as borboletas são muitas vezes associadas a outras tatuagens que, artisticamente combinadas, a complementam. Se não estiverem a voar a solo, as borboletas são normalmente acompanhadas de flores, fadas ou desenhos tribais. Existe ainda um tattoo bastante popular e que junta a cara de um tigre ao corpo de uma borboleta, reforçando a ideia de independência, força e conquista.

Quem tem?

Também as famosas adoram as suas borboletas: Drew Barrymore (no abdómen, directamente abaixo do umbigo); Mariah Carey (na zona lombar); Paris Hilton (nas costas); Dolly Parton (no peito); Julia Roberts (na zona lombar); Britney Spears (no pé esquerdo)

Ler Mais

Porque é que as tatuagens esmorecem com o tempo?


O carácter permanente de uma tatuagem é seriamente questionado à medida que envelhecemos, não porque existe o risco de desaparecer (nesse aspecto são mesmo para sempre!), mas porque as suas cores e formas começam a esmorecer. Saiba as principais causas do “envelhecimento” das tatuagens e o que pode fazer para retardá-lo.

Os motivos

  • A exposição solar é a principal responsável pelo abatimento gradual das tatuagens, uma vez que a potência dos raios do sol é suficiente para ir desgastando as cores e linhas de uma tatuagem.
  • Tatuadores inexperientes também podem contribuir para o desvanecimento de uma tatuagem a longo prazo. Se a tatuagem não atingir a profundidade necessária, é mais fácil a cor começar a desaparecer; se for muito superficial pode causar feridas e crostas que, depois de coçadas e retiradas, podem afectar as linhas e formas da tatuagem.
  • Os cuidados necessários ao período de cicatrização não foram seguidos à risca.
  • Existem cores mais propícias a desaparecerem do que outras.
  • As tatuagens pequenas têm maior probabilidade de atenuar do que as tatuagens maiores.  
  • À medida que envelhecemos, também a nossa pele envelhece o que se vai fazer sentir, negativamente, nas tatuagens, principalmente naquelas efectuadas nos pés e mãos.

As soluções

  • Durante os meses mais quentes do ano, é necessário aplicar, diariamente, protector solar nas tatuagens visíveis, reforçando as aplicações sempre que sai de casa e principalmente na praia, piscina ou campo. Em alternativa, na hora de se tatuar, escolha um local do corpo mais resguardado do sol. Tal como hidrata a pele do corpo ao longo de todo o ano, não se esqueça da zona tatuada.
  • Por este motivo e todos os outros relacionados com a arte de tatuar, procure sempre um tatuador experiente. A diferença é que quem detém o melhor know-how sabe aplicar, na perfeição, os pigmentos, assegurando assim uma imagem final nítida e duradoura.
  • A cicatrização correcta e completa é fundamental para certificar a longevidade de uma tatuagem. Nunca é demais referir que no primeiro mês após a realização de uma tatuagem não pode apanhar sol, nem estar em contacto com água salgada, cloro das piscinas, jacuzzis, saunas ou qualquer tipo de tratamento SPA. Enquanto a pele não cicatrizar, até o mais pequeno contacto com água e/ou humidade pode diluir a tatuagem.
  • Para evitar que uma tatuagem aparente mais idade do que realmente tem, é necessário precaução na hora de escolher imagens coloridas. Cores vivas como magenta, laranja, vermelho, roxo e amarelo são as primeiras a desvanecer, por isso, se puder, evite-as. Opte antes por tons escuros – preto, azul-marinho, verde – que vão resistir melhor à passagem do tempo.  
  • Mesmo que tenha todos os cuidados e mais alguns, o mais certo é que terá de fazer a manutenção das suas tatuagens se quiser manter o seu aspecto inicial. Um refresh ocasional é o suficiente para manter qualquer tatuagem como nova.

Ler Mais

Tatuagens de flores


Das tatuagens femininas mais populares, também não é raro ver flores em corpos masculinos, embora estas sejam apenas parte de um desenho maior e mais complexo. Com milhares de espécies por onde escolher, cada uma com o seu próprio encanto e significado, as tatuagens de flores são uma das grandes provas de que hoje não há nada de pouco natural numa mulher que se tatue.

Tatuagens floridas

Muito femininas, as tatuagens de flores são uma excelente opção para as mulheres que procuram um desenho discreto e elegante. Visualmente apelativas, requerem, na maior parte das vezes, cor (o que as torna ainda mais bonitas!), são intemporais e repletas de simbolismo. Embora menos comum, também se vêem homens com tatuagens de flores, embora estas estejam normalmente incorporadas noutras imagens, caso dos desenhos tribais, das cruzes, caveiras ou espadas. Solitária, só se for uma coroa de flores havaianas.

Simbolismo

Uma clara expressão da feminilidade e com milhares de flores por onde escolher existem, contudo, espécies mais populares do que outras. Elegidas pela sua beleza natural e/ou significado especial, eis as flores que mais corpos cobrem e porquê:
  • Azálea: moderação, temperança.
  • Centáurea: delicadeza, requintado.
  • Cravo: fidelidade, amor.
  • Dente-de-leão: coquete, flirt.
  • Flor-de-cerejeira: muito procurada pelas mulheres, significa beleza feminina, mas também beleza espiritual. Os chineses consideram-na um símbolo do amor e os japoneses dizem que simboliza a efemeridade da vida, uma vez que é uma flor que vive pouco tempo.
  • Gardénia: refinado, elegância.
  • Gerânio: gentileza, paz de mente.
  • Gipsófila: coração puro.
  • Girassol: um girassol grande significa lealdade, enquanto um girassol pequeno significa adoração.
  • Hibisco: beleza delicada, “consumido por amor”.
  • Hortênsia: egocêntrico, frio, sem coração.
  • Jasmim: felicidade.
  • Lótus: em geral, significa pureza; a mitologia chinesa e indiana vêem nesta flor um “acordar espiritual”.
  • Lírio: em geral, significa pureza; mas também paixão; no antigo Egipto era um símbolo da fertilidade e na Idade Medieval um símbolo de inocência.
  • Madressilva: laços amorosos.
  • Magnólia: benevolência, espiritualidade, amor pela natureza.
  • Margarida: inocência, fidelidade amorosa, pureza, fé.
  • Mertensia: constância, arrependimento, tristeza.
  • Narciso: decepção, amor não correspondido, fé.
  • Orquídea: mistério, misterioso.
  • Peónia: raiva.
  • Rosa: a tatuagem florida mais tradicional e popular, tem vários significados dependendo da sua cor – vermelha (amor, romance, coragem); cor-de-rosa (graciosidade e admiração); branca (amor eterno e inocência); amarela (amizade e alegria).
  • Túlipa: encanto.
  • Violeta: fidelidade, modéstia.
  • Zinnia: pensamentos sobre amigos que estão longe.

Formas e feitios

Para conseguir um maior impacto, uma tatuagem florida deve ser baseada numa imagem própria da flor em questão, ou seja, a maioria das tatuagens de flores são literais, de forma a representar, na perfeição, a sua espécie. No entanto, estas também podem ser estilizadas, célticas ou tribais. Para fazer jus à sua beleza, estas tatuagens são normalmente coloridas, embora um desenho monocromático de flores também tenha o seu fascino.

Flores no corpo

Pequenas ou grandes, solitárias ou em bouquet, as flores ficam bem em qualquer parte do corpo. Porém, no caso das mulheres, as zonas de eleição são, sem dúvida, os braços, pernas, pés, nuca, por de trás da orelha, abdómen, zona lombar e peito. Se não forem “plantadas” sozinhas, as flores são normalmente acompanhadas de folhas, vinhas, borboletas, joaninhas ou beija-flores. No caso dos homens, as flores surgem maioritariamente no braço, junto ao ombro (mas por vezes também nas pernas) e associadas a outro símbolo ou então acompanhadas pelo nome da sua amada.

Quem tem?

As tatuagens de flores “perfumam” os corpos de muitas celebridades, entre as quais: Britney Spears (uma margarida no pé direito); Norah Jones (uma rosa no calcanhar); Christina Aguilera (uma flor no pulso esquerdo);Eva Longoria-Parker (uma rosa acima da nádega direita); Joss Stone (uma flor por de trás da orelha esquerda); Charlize Theron (uma margarida no pé direito); Jessica Alba (uma flor na nuca); Halle Berry (uma flor na nádega direita); Heather Locklear (uma rosa no calcanhar direito); Ricky Martin (uma rosa na zona púbica)…
Ler Mais

Tatuagens de estrelas


Símbolo clássico no mundo das tatuagens, as estrelas são, muitas vezes, a opção ideal para uma primeira tatuagem porque são elementos simples e discretos, que ficam bem em qualquer parte do corpo, tendo ainda um simbolismo muito forte.

Tatuagem que brilha

As estrelas podem ser tatuadas das mais variadas maneiras: uma estrela clássica de 5 pontos em preto, sem preenchimento; uma estrela com preenchimento para criar um efeito tridimensional; estrelas cadentes, onde uma estrela de maior dimensão é seguida de várias mais pequenas; grupos de estrelas – dispostas em linha, círculo ou tipo corrente (em torno de um calcanhar, braço ou pulso) – onde se pode jogar com as dimensões das mesmas, atribuindo-lhes cores distintas ou outros apontamentos para dar a ideia de movimento e de brilho… afinal de contas, não são todas as estrelas brilhantes?

Estrelas no corpo

Embora esta seja uma tatuagem tendencialmente mais feminina – as mulheres gostam de colocar estrelas principalmente no calcanhar, anca, abdómen, ombro e zona lombar – os homens também as têm, dando prioridade aos braços no que toca à localização. Como acontece com muitos desenhos, também as estrelas são associadas, vezes sem conta, a outras tatuagens que, artisticamente combinadas, a complementam. Se não estiverem a brilhar sozinhas ou em grupo, as estrelas são normalmente acompanhadas da lua ou do sol, de fadas, dragões ou outros elementos fantasiosos.

Simbolismo cintilante

Símbolo universal, intimamente ligado à mitologia, metafísica e religião, as estrelas estão em geral associadas à sorte, protecção e segurança – são uma espécie de luz na escuridão da vida.
  • Estrela do Norte: a estrela mais clássica e tradicional que existe, é um desenho tipicamente masculino e tem as suas origens nos antigos marinheiros que tatuavam-na com o sentido de protecção e orientação, para assegurar que chegavam sempre a casa, são e salvos. Composta por 5 pontos, cortados a meio, uma das metades é preenchida alternadamente (normalmente preto-vermelho ou preto-branco) para criar a ilusão de uma estrela 3D. Na Irlanda, a Estrela do Norte é um símbolo de boa saúde; e é uma das tatuagens preferidas dos seguidores de punk rock. Este elemento é ainda um símbolo importante nas comunidades lésbicas e gays, sendo normalmente tatuado no pulso.
  • Estrela de David: com uma forte conotação religiosa, esta estrela é um símbolo judaico com 6 pontos, significando o reino de Deus sobre o universo e a sua protecção, que é proveniente de todos os sentidos – Norte, Sul, Este, Oeste, de cima e de baixo. Embora a fé judaica não permita qualquer tipo de tatuagem, este símbolo é um tattoo bastante popular.
  • Estrelas Cadentes: tendo-se tornado cada vez mais popular ao longo dos últimos anos (principalmente junto das mulheres), esta tatuagem simboliza a busca de sorte e sucesso; ou então são realizadas para marcar a concretização de um sonho ou um novo começo. 
  • Estrela Pentagonal ou Pentagrama: composta por 5 linhas e 5 pontos, esta estrela tem vários significados religiosos e espirituais, embora a mais comum seja a de protecção contra todo o mal. Para além de representar os 5 elementos (água, luz, ar, vento e fogo), na astronomia é um símbolo de feminilidade, uma vez que o percurso que o planeta Vénus faz em torno do sol segue o padrão do Pentagrama. No antigo Egipto, o Pentagrama era colocado nos túmulos dos mortos, sendo o símbolo do céu celestial. Para Pitágoras e os seus seguidores, a Estrela Pentagonal representava a perfeição matemática. No Cristianismo, o Pentagrama representa os 5 sentidos e simboliza a saúde; na Idade Média personificava as 5 chagas de Jesus Cristo.

Quem tem?

O mundo de Hollywood é um mundo de estrelas, e estas estrelas só podiam ter tatuagens de… estrelas: Rihanna (na nuca e dentro da orelha direita); Drew Barrymore (no pé direito); Eva Longoria-Parker (no interior do pulso esquerdo); Bill Kaulitz – vocalista dos Tokio Hotel (no abdómen); Britney Spears (na mão direita); Bjork (por de trás da orelha direita); Gisele Bündchen (no interior do pulso esquerdo e no calcanhar direito); Kate Hudson (no pé esquerdo); Victoria Beckham (nas costas); Anna Kournikova (na zona lombar); Avril Lavigne (no pulso esquerdo); Pink (na mão esquerda); Joss Stone (no calcanhar direito); Bruce Willis (no ombro esquerdo)…

Ler Mais

Tatuagens de corações


Embora sejam muitas vezes apontados como vulgares, pirosos ou até clichés, a verdade é que as tatuagens de corações são um eterno e clássico símbolo de amor. Extremamente versáteis, cobrem corpos masculinos e femininos, não só como declarações apaixonadas, mas também com outros significados curiosos que vale a pena conhecer.

Tatuagem que bate forte

Presente em todas as culturas do mundo como símbolo de amor, paixão e sexualidade, quando pensamos numa tatuagem de coração, a primeira imagem que nos vem à cabeça é, sem dúvida, a forma tradicional de um coração vermelho, trespassado por uma seta e assente sobre uma faixa ostentosa onde está escrito o nome de alguém especial. O símbolo do coração está histórica e tradicionalmente ligado à Roma Antiga onde, para além de se acreditar que o coração era o centro da emoção e da paixão, venerava-se o Deus Cupido. No entanto, está ainda intimamente associado à fé Cristã onde, ao representar o Sagrado Coração de Jesus, simboliza valores tão importantes como a devoção, crença, protecção divina, família e compromisso. Existem ainda várias culturas que vêem o coração ora como centro espiritual, ora como local que armazena a nossa alma.

Formas e feitios

Uma tatuagem de coração clássica é aquela que os marinheiros faziam no início do século XX – grandes, vistosos, vermelhas e com a palavra “mãe” escrita para todos verem, bem no centro. Durante a II Guerra Mundial, a palavra “mãe” começou a ser substituída pelos nomes das namoradas e esposas dos soldados que combatiam nas frentes e que viam nessa tatuagem um amuleto de sorte. Hoje, e embora se continua a recorrer a esse desenho velhinho, a verdade é que os corações têm diminuído em tamanho, tornando-se mais discretos e misteriosos, mas sempre influenciados por algo ou alguém muito especial. Um dos heart tattoos mais copiados de todos os tempos é o desenho de um pequeno coração que Janis Joplin tinha no peito esquerdo – após a sua morte em 1971, foi das tatuagens mais solicitadas um pouco por todo o mundo. Mais recentemente, os tatuadores têm recebido pedidos (e feito sugestões) de tatuagens de corações anatómicos, desenhados no peito directamente sobre o órgão em questão, para um efeito final surpreendente e que surpreende!

Simbolismo

Existem vários tipos de corações, cujas representações apresentam diversos simbolismos. Descubra-os:
  • Coração trespassado por uma seta: normalmente significa um grande amor, mas também lembra o facto que o amor pode conter simultaneamente paixão e dor.
  • Coração trespassado por uma espada: pode representar traição e/ou coragem e sempre foi uma tatuagem muito popular junto dos soldados.
  • Coração partido: significa amor não correspondido, um amor perdido ou o fim de uma relação; simboliza ainda tristeza e luto ou pesar.
  • Coração que sangra: significa amor não correspondido, um amor perdido ou o fim de uma relação.
  • Coração com asas: pode ser uma homenagem a uma pessoa especial que tenha falecido ou simplesmente saído da vida de alguém; representa ainda a liberdade ou um espírito livre.
  • Coração com rosas: amor.
  • Coração com fechadura: representa o amor eterno e normalmente os dois elementos do casal têm a mesma tatuagem, sendo que um tem a fechadura e o outro tem a chave.
  • Coração celta: significa a união das almas.
  • Coração Sagrado: o Sagrado Coração de Jesus é, evidentemente, um símbolo religioso e, para além de significar fé e devoção, está também assente em valores como a pureza, a transformação, a divindade e o renascimento.

Cobrir o corpo de corações

Discretos ou gritantes, coloridos ou monocromáticos, literais, estilizados ou artísticos, em grupos ou sozinhos, inteiros ou partidos, os corações são tatuagens intemporais e normalmente carregados de um forte significado pessoal para quem os possui. No que toca a cores, o vermelho é, por razões óbvias, a cor de eleição, no entanto, os corações a preto e cinzento estão cada vez mais populares, existindo ainda quem queira preencher o seu com outra cor, cujo significado é pessoal. Em termos de localização, as mulheres preferem tatuar o seu coração no peito, zona lombar, ombros, mãos e pés; enquanto os homens optem quase sempre pelos mesmos dois locais: peito e braços. Tal como tantas outras tatuagens, também os corações são frequentemente acompanhados de diversas imagens, neste caso rosas ou outro tipo de flor, asas, fechaduras, chaves, espadas, setas, pássaros, mãos, nomes e datas.

Quem tem?

As tatuagens de corações aceleram os ritmos cardíacos dos corpos de muitas celebridades, entre as quais: Amy Winehouse (braço direito), Jennifer Aniston (ombro), Rob Lowe (ombro), Colin Farrell (braço esquerdo), Melanie Griffith (ombro direito), Johnny Depp (braço esquerdo), Goldie Hawn (tornozelo), Kate Moss (mão esquerda), Ewan McGregor (braço direito), Alyssa Milano (rabo), Julia Roberts (ombro), Lindsay Lohan (mão)…

Ler Mais

Tatuagens de fadas


Um dos mais recentes fenómenos em termos de design de tatuagens, as fadas são um dos elementos mais fantasiosos no que toca aos desenhos que incorporam esta arte corporal. Maioritariamente procuradas por mulheres, as fadas deslumbram pelo seu ar simultaneamente misterioso, belo e brincalhão.

Um desenho de fantasia

No mundo das tatuagens, as fadas significam a crença em coisas mágicas e o manter viva a criança que todos temos dentro de nós. Simultaneamente feminina, sexy e malandra, a tatuagem de uma fada tem a vantagem de poder expressar praticamente qualquer emoção ou expressão facial, uma vez que elas são muito semelhantes aos humanos, tirando as asas, claro está! Símbolo de juventude, imaginação e livre espírito, a verdade é que estas pequenas criaturas encerram em si outros significados e não são tão inocentes como parecem.

Simbolismo

  • A palavra “fada” deriva do latim “fata” que significa “destino”, no sentido de que independentemente da fase da vida que vivemos, fazemos questão de manter bem presentes características mágicas e infantis como a imaginação, espanto, admiração e o “faz de conta”. Nostálgicas, as fadas remetem quase sempre para a infância – um tempo descontraído, feliz e recheado de boas memórias.
  • No entanto, as fadas têm uma outra faceta, não fossem elas uma poderosa figura feminina da mitologia celta. Descritas como criaturas pequenas e lindas, muito semelhantes aos humanos, envergam asas transparentes e vestem-se de verde. Para além de saberem voar, as fadas têm outros poderes sobrenaturais, nomeadamente a feitiçaria e a habilidade de antever e até alterar o futuro.
  • Diferentes povos do mundo ainda hoje acreditam em fadas e enquanto uns admitem que elas são a encarnação de quem já faleceu, outros afirmam que as fadas são uma espécie de “anjo degradado”. Outros vêem-nas ainda como seres totalmente distintos dos anjos e dos humanos.
  • Há quem considere as fadas diabólicas, ou seja, contêm um lado negro que é responsável por acções como a troca de bebés, o rapto de pessoas mais velhas, e até como destruidoras de campos de cultivo e de rebanhos de animais.
  • Acredita-se que as fadas devem ser respeitadas porque quem lhes trata bem será recompensada com beleza, generosidade e riqueza; ao contrário de quem as desrespeitar, que terá como “castigo” brincadeiras de mau gosto ou até acções piores. Em geral, as fadas – vistas como sendo muito traquinas – são culpadas pelas coisas que não têm explicação: crianças mal comportadas, fenómenos meteorológicos e mortes repentinas, entre outras.

Formas e feitios

As tatuagens de fadas são, por norma, muito detalhadas, envolvendo muitas cores e linhas, sendo, por isso mesmo, um desenho para quem goste de tattoos vibrantes e que dão nas vistas. No entanto, a escolha de uma fada monocromática ou com menos tons pode ser igualmente mágica, uma vez que o que mais conta e inspira uma tatuagem como esta é a postura e/ou expressão da fada, que pode estar em pleno voo com as asas abertas ou sentada sobre uma pedra, pensativa e com as asas recolhidas. Seja uma recriação da famosa e fantasiosa fada-amiga do Peter Pan, a Sininho ou “Tinker Bell”, seja uma fada de inspiração gótica ou celta (as chamadas “pixies”), esta será, no mínimo, uma tatuagem mágica.

Fadas no corpo

Devido ao seu simbolismo fascinante, as fadas são uma das tatuagens femininas mais populares, mas a sua popularidade também se deve ao facto de esta ser uma imagem bastante flexível, ou seja, os desenhos de fadas tanto funcionam bem em ponto grande, como em ponto pequeno. As zonas do corpo privilegiadas por estes seres mágicos são, sem dúvida, os pés e a zona lombar, seguida dos braços, coxa e anca. Se não estiverem a espalhar o seu pó mágico sozinhas, as fadas são normalmente acompanhadas por outros tattoos, nomeadamente a lua, estrelas, anjos, borboletas, dragões, fogo, trevos, flores ou uma fénix. Este género de desenho também se incorpora bem com os desenhos celtas e tribais mas, por serem demasiada realistas, não são favorecidas se incorporadas em desenhos mais abstractos.

Quem tem?

As atrizes Alyssa Milano e Denise Richards; e a cantora pop Britney Spears têm todas uma tatuagem de uma fada: a primeira exibe-a abaixo do umbigo, a segunda no tornozelo e a última na zona lombar.
Ler Mais